Search

Maracajá realiza pedágio educativo em conscientização ao Setembro Amarelo

Em alusão a Campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida-, a Administração Municipal de Maracajá, por meio dos departamentos de Saúde, Assistência e Bem-Estar Social, Educação, em parceria com o Conselho Tutelar e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE ), realizaram nesta segunda-feira, dia 20/09, um Pedágio Educativo .
O pedágio aconteceu em três pontos da cidade, sendo um em frente à Praça da Vila Beatriz , no início da Avenida Nossa Senhora da Conceição e outro no fim, no Centro. Outro local de abordagem foi em frente à Unidade de Saúde da Vila Beatriz.
Os motoristas e pedestres que passaram pelo pedágio receberam um panfleto que convida para uma palestra motivacional, com a psicóloga Valéria Matos Andrade, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 23/09, às 19h, no Centro de Eventos, anexo ao Parque Ecológico. E também conversaram com a população sobre o Setembro Amarelo, lembrando as pessoas sobre a importância da campanha, já que o suicídio é um problema grave, de saúde pública e que pode ser evitado.
A diretora de Saúde de Maracajá, Michele Constantino Gonçalves, avaliou positivamente a ação desta segunda-feira. “Doença mental não pode ser tratada como frescura. Temos que falar sim sobre suicídio e sobre a importância do tratamento especializado. Infelizmente o preconceito impede que muitas pessoas procurem ajuda, por isso é importante estarmos atentos aos sinais das pessoas de nossa convivência”, relata.
Michele lembra que o município disponibiliza atendimento psicológico e psiquiátrico, sendo que já contabilizou este ano 307 atendimentos com psiquiatra e 463 com psicólogo.

Serviço de Ajuda
Serviço de Atendimento Psicológico no CEMASAS – Fone: 3523-1354
CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – 3523-0318
CVV – Centro de Valorização da Vida – Telefone: 141