Search

Zilli acelera pré-campanha; PP adia reunião da Executiva Estadual; PTB na Amesc; e mais

EM MODO CAMPANHA: O 11 DE SETEMBRO DE TIAGO ZILLI

Sábado foi dia reunião no sítio da família Zilli, em Timbé do Sul, e pode ser considerado o dia da arrancada do pré candidato a deputado estadual, Tiago Zilli (MDB), para as eleições de 2022. Tiago é natural de Timbé do Sul, mas fez carreira como empresário em Turvo, onde foi vice-prefeito e prefeito.

O encontro contou a presença dos 5 prefeitos do MDB da Amesc: de Araranguá (César Cesa), Sombrio (Gislaine Cunha), Ermo (Paulo Dellavechia), São João do Sul (Moacir Teixeira) e Jacinto Machado (Gaiola Mezzari) – coordenador regional do partido. Além deles, o ex vice-prefeito Pisca Dagostin (MDB) e ex prefeitos do partido e o representante da comissão do MDB que trabalha a construção da chapa de deputados federais e estaduais, ex deputado federal Ronaldo Benedet, entre outras lideranças.

Foi apresentado um levantamento dos números da região e a necessidade de representatividade perdida nos últimos anos, que faz com que o Vale perca recursos importantes.

Um ex prefeito chegou a dizer que o Vale deve parar de se contentar com migalhas, deixar de ser refém apenas de emendas parlamentares, e conquistar força política para transformar o sul do estado. Para isto, arrematou que é preciso “votar em quem é daqui”, para melhorar o PIB, oferecer emprego e renda, e tirar do extremo sul a pecha de uma das regiões mais pobres de Santa Catarina.

Tiago Zilli está construindo sua eleição degrau por degrau. Começou por reuniões individuais com lideranças de Amurel, Amrec e Amesc. Depois começou com pequenas reuniões com grupos e agora faz uma reunião regionalizada com as principais lideranças da Amesc.

“[…]O projeto é maior que um partido, maior que um nome, é um projeto de todos, regional, pelo Vale”, disse Zilli.

 

BUSCA DE CADEIRA NA ALESC

A ex prefeita de São José Adeliana Dal Pont (PSD), passou por Araranguá neste final de semana, quinta e sexta-feira, para ministrar um curso sobre Orçamento aos vereadores e demais lideranças regionais. Ela coordena a Escola Legislativa Licio Mauro da Silveira.

Em entrevista ao programa Post Notícias Especial, Adeliana reafirmou sua intenção de ser candidata a deputada estadual.

Quem a colocou na lista de pré-candidatos a governador, ao lado de Raimundo Colombo, Napoleão Bernardes e João Rodrigues, foi o presidente nacional do PSD Gilberto Kassab.

Adelina não foge da raia quando o assunto é candidatura à chapa majoritária. Ela disse que se sente preparada e caso abra algum espaço majoritário não fugirá da missão.

No entanto, o projeto da timbeense de nascimento e araranguaense de criação é mesmo buscar uma cadeira ao Legislativo catarinense.

Adeliana foi secretária de Saúde na gestão de Manoel Mota (PMDB) em Araranguá (1983-1988).

 

PP ADIA REUNIÃO

O Progressistas adiou a reunião desta segunda-feira (13) em que seria apresentado o nome do ex deputado federal Jorge Boeira como pré-candidato a governador junto com Esperidião Amin (PP) e Joares Ponticelli (PP). A outra possibilidade era a de que Boeira poderia deixar o partido. Não tem nova data marcada.

 

DOBRADINHA DO PTB (corrigido)

O deputado estadual Felipe Estêvão (PSL) está de olho na fusão nacional, entre Democratas e PSL, que pode ser a senha para antecipar a filiação dele, de Jessé Lopes e Ane Campagnolo, todos do PSL, ao PTB. Ao lado do presidente Kennedy Nunes, Estêvão cumprem agenda no Vale do Araranguá esta semana dias 17 e 18 de Setembro.

 

SERRA DA ROCINHA

Depois da aprovação de R$ 15 milhões na Assembleia Legislativa da autorização para conveniar com o Governo Federal, a região segue de olho no PLN 15/2021, em Brasília. Ele prevê injeção de outros R$ 15 milhões para a BR-285, mas o Projeto segue parado no Congresso Nacional.

Ele ‘aguarda a designação de um relator’ na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Deve ter uma definição até dia 16/09/2021.

O PLN recebeu dos deputados 46 emendas.

 

‘JAIR PAZ E AMOR’

Os apoiadores de Jair Bolsonaro (sem partido) deram uma demonstração de que estão  dispostos a entender o recuo do presidente e ajuda de Michel Temer (MDB) para acalmar o clima tenso que explodiu no 7 de Setembro.

O presidente esteve na Expointer, em Esteio/RS, uma das maiores feiras do agronegócio do país. Foi bem recebido pelos militantes.

 

EX PRESIDENTES

Jair Bolsonaro (sem partido), que tem apoio do ex presidente Fernando Collor de Mello (PROS) e de Michel Temer (MDB), conseguiu juntar de outro lado os ex presidente José Sarney (MDB), Fernando Henrique (PSDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT).

 

BEM MAIS TÍMIDO

Não há como saber se a “Carta à Nação” assinada por Jair Bolsonaro (sem partido), após a grande mobilização pró-Bolsonaro no 7 de Setembro teve influência ou não no tamanho do movimento chamado por MBL e Vem Pra Rua, com parte de contrários ao presidente (até da esquerda). O fato é que o clima esfriou e o movimento foi bem mais tímido do que se imaginava.   

 

SEGUEM SEM PARTIDO

Enquanto o governador Carlos Moises e o presidente Jair Bolsonaro seguem sem partido, o tabuleiro político pouco de movimenta.

 

TUCANOS DIVIDIDOS

Na última reunião do PSDB estadual ficou acertado que o partido não irá se antecipar na decisão de apoiar Eduardo Leite ou João Dória nas prévias tucanas que irá escolher o pré-candidato a presidente pelo partido. O PSDB de Santa Catarina segue dividido em relação ao tema.

 

LUTO NA IMPRENSA

A semana começa com uma informação que nenhum jornalista gosta de dar, que é a perda de um colega. Depois de uma luta que se arrastava contra o câncer, faleceu na madrugada de domingo (12), a jornalista Monise Topanotti, 31 anos, de Turvo. Deixou esposo e duas filhas pequenas.