Search

Municípios de SC ganham nova plataforma para sites institucionais

A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) iniciou nesta terça-feira (31) a migração dos portais fornecidos a municípios catarinenses para uma nova uma plataforma. O evento de lançamento, conduzido pelo presidente da entidade e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, aconteceu na sala de prefeitos(as) e vice-prefeitos(as) da Fecam na Alesc e foi transmitido ao vivo.

A Fecam é fornecedora, há anos, de portais aos municípios associados, dispensando a necessidade de contratação de empresas terceirizadas. Tais contratos representam um custo anual, na maioria das vezes, superior a R$ 100 mil, enquanto o serviço é oferecido pela Fecam sem custos adicionais aos municípios associados, que pagam apenas a mensalidade associativa.

Agora, os portais municipais serão aprimorados. O layout padrão passará a ser mais moderno, acessível, responsivo e eficiente, facilitando a navegação. No evento, o presidente da Fecam comemorou a implantação da nova tecnologia, que ajuda especialmente os municípios menores, os quais contam com orçamentos reduzidos.

“Em Santa Catarina, 90% dos municípios têm menos de 50 mil habitantes. Destes, 60% têm população inferior a 10 mil habitantes. Ou seja, esses são os que mais precisam do apoio da Fecam para estar mais próximos dos cidadãos com serviços eficientes”, comentou.

Segurança e economia

O coordenador do setor de Tecnologia da Informação da Fecam, Tiago Moraes, apresentou detalhes sobre o novo serviço aos gestores que acompanhavam o evento. Além do novo layout, que poderá ser personalizado, o aprimoramento do serviço prestado pela Federação aos municípios representará maior segurança e redução de custos.

“Teremos uma economicidade de 60% ao ano com o novo portal. Os domínios passarão a ser da Fecam, e não da empresa contratada pelo serviço, como acontecia antes, evitando riscos para o serviço em eventuais divergências contratuais”, ressaltou.

O novo portal está em conformidade com o tratamento e cuidados de dados previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Fecam também fornecerá um software de LGPD para auxiliar os municípios, baseado em três pilares: (i) pessoas, incentivando o engajamento e conscientização; (ii) políticas, com recomendações e regramentos; e (iii) mapeamento de processos.

Municípios pilotos

Doze municípios assinaram o termo de cooperação para aderirem aos portais pilotos. São eles: Agrolândia, Alfredo Wagner, Anchieta, Arabutã, Itá, Itapoá, Jupiá, Monte Carlo, Papanduva, Rio Negrinho, Trombudo Central e Urussanga. Depois destes, os demais municípios devem ter acesso a nova tecnologia em até 45 dias.

“A Fecam tem um papel fundamental na municipalidade, precisa levar retorno de fato para os municípios. Estamos aprimorando um serviço que era caro e agora, após um processo de gestão muito criterioso, esperamos facilitar a vida do cidadão lá na ponta, que utiliza serviços como esse no seu dia a dia”, finalizou Clenilton.