Search

PAVIMENTAÇÃO DA BR-285 DEVE FICAR PARA 2022; ALERTA SOBRE CURSO DE MEDICINA; E MUITO MAIS

DEPUTADA E PREFEITO PEDEM EXPLICAÇÕES SOBRE A BR-285

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) e o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava (PP), estiveram hoje (10) no Ministério da Infraestrutura em busca de soluções para a BR-285. As obras da última etapa para a conclusão da Serra da Rocinha, entre Timbé do Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul, encontram-se paradas.

Na reunião, Roger Pêgas, coordenador geral de obras públicas, informou que o ministério aguarda o PLN 3/2021 (execução da Lei Orçamentária de 2022) ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para então ter liberação do termo aditivo no valor de R$ 15 milhões. Após a sanção, a previsão é de aproximadamente oito meses para finalizar a pavimentação de 1km da obra na Serra da Rocinha.

“É uma luta antiga da região sul que precisa ser finalizada. O turismo e o desenvolvimento regional passam pela finalização das obras da BR-285”, finaliza a deputada.

 

 

PRÓ CURSO DE MEDICINA

O principal assunto da manhã desta terça-feira (10), é a possível paralisação do curso de Medicina no campus da UFSC de Araranguá. Debatido em reunião na noite de segunda-feira (9), entre os diretores da ACIVA, o tema já repercutiu em primeira na Rádio Som Maior e na POST TV e passa a ser uma prioridade para a Associação a partir de agora. O presidente da entidade, Alberto Sasso, explica a situação. “Nas últimas semanas, recebemos algumas informações que nos preocuparam. De maneira geral, o campus de Araranguá não estaria atendendo o que foi pactuado com o Ministério da Educação com relação a quantidade de profissionais para atuar na graduação”, destaca. Dos 90 profissionais necessários, o campus estaria com apenas 26. “A informação que recebemos é de que o curso teria uma demanda de 60 professores e 30 técnicos. Porém, atualmente possui apenas 26 professores e nenhum técnico”, revela Alberto. Presente na luta para a implantação do curso de Medicina na UFSC de Araranguá, a ACIVA inicia agora uma nova mobilização, a fim de manter a graduação na cidade. “Na próxima semana teremos reunião com o prefeito de Araranguá, César Cesa, para tratar destas demandas que tomamos conhecimento. Além disso, vamos mobilizar os demais prefeitos da AMESC, deputados estaduais, federais e senadores. E também vamos buscar apoio da FACISC. No que depender da ACIVA, não mediremos esforços para manter o andamento do curso em Araranguá”, finaliza Sasso.

 

DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO

Na segunda-feira (9), o prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB) e o vice-prefeito Jonatã Coelho (PSL), receberam no gabinete a visita de Adilor “Dóia” Guglielmi (PSDB), ex-deputado e assessor de gabinete do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB). A visitar foi para anunciar a liberação de R$ 600 mil reais para obras de melhorias no sistema de drenagem pluvial de ruas no bairro Itapuã e para pavimentação de ruas no perímetro urbano. O recurso foi solicitado pelos vereadores da bancada do PSDB, Felipe Santos, Jaison Pereira e Josimar Borges. A reunião no gabinete foi prestigiada pelo presidente do partido no município, Nivaldo Silveira Machado, secretárias de Educação, Thaís Valandro Borges, da Administração e Finanças, Cíntia Brígido, de Obras, Jusa Santos, e o Procurador Jurídico Fernando Borges. “Estamos iniciando uma nova semana abençoada, com esse anúncio de verba para podermos realizar as obras necessárias para nossa população. Fica o nosso agradecimento aos vereadores da nossa base, as lideranças do partido e principalmente ao deputado Marcos Vieira, que nos brinda com essa importante emenda parlamentar”, afirma o prefeito Kekinha.

 

NOVO COMANDO

Em, Araranguá o Tenente Coronel Ronaldo da Silva Cruz passa no dia 13/08, às 10hs, na Sede do 19º BPM, o comando do Batalhão para o Tenente-Coronel Marcelo Bertoncini Zanette.

 

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA

Prefeito João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB), deu posse oficialmente na segunda-feira (9), ao mais novo membro de sua equipe administrativa. Roberto Abatti Patrício já é o secretário municipal de Agricultura de Jacinto Machado e, a partir de agora, busca conhecer a fundo as necessidades de todo o setor.

Técnico agrícola e empreendedor do campo nos setores de arroz, milho e gado de leite, Roberto Abatti Patrício assumiu a missão de coordenar uma das pastas mais relevantes de Jacinto Machado, já que se trata de um município essencialmente agrícola e com maior extensão de área do extremo sul catarinense.

“O Roberto é um jovem que vivencia no seu dia a dia a Agricultura, é conhecedor desta área e vem com ideias que podem contribuir com o benefício e desenvolvimento do nosso município. Desejo a ele boa sorte e que desempenhe o seu trabalho da melhor maneira e sempre contando com o apoio de toda a administração”, declarou o prefeito Gaiola, enquanto recebia o novo secretário em seu gabinete para o ato oficial de posse.

Segundo Roberto, os seus primeiros passos foram dados antes mesmo da posse, quando conversou com entidades que atuam junto ao agricultores, como Epagri, Cidasc e sindicatos, de modo a buscar parcerias que possibilitem um melhor desenvolvimento de seu trabalho. “A partir de agora, a intenção é fazer um estudo de campo e de dados que me levem a conhecer a fundo quais são as forças e as necessidades de nossa Agricultura, de nossos agricultores. Desta forma, vamos focar em projetos que alavanquem e fortaleçam ainda mais esse setor”, explanou o novo secretário.

Com o agendamento de serviços de hora/máquina totalmente automatizados, seus esforços poderão ser direcionados à elaboração de projetos agrícolas. Como exemplo, Roberto mencionou um projeto para ampliação da piscicultura. “Sabemos que tem campo para o crescimento desta área. Se houver viabilidade, acredito que será bom para o município”, explicou.

A partir de sua posse, Roberto Abatti Patrício já está no comando dos serviços da secretaria municipal.

 

FUNDO PARA PAVIMENTAÇÃO

O vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Jair Anastácio (PT), aprovou um anteprojeto de lei que cria o Fundo Municipal de Pavimentação de Vias Públicas (FMP). A proposta surgiu após o legislador ouvir dos moradores que a pavimentação de vias é uma das principais demandas das comunidades araranguaenses.

O anteprojeto que parte para avaliação do prefeito Cesar Cesa, propõe que o Fundo Municipal de Pavimentação de Vias Públicas esteja vinculado à Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos e tem como objetivo ser um espaço para aglutinação de recursos, entre eles, dotações consignadas no orçamento municipal para obras de pavimentação, verbas estaduais e federais para o desenvolvimento dos projetos de pavimentação de vias públicas e entre outras receitas.

Para o vereador proponente, o poder público precisa dar atenção aos anseios dos munícipes. O anteprojeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Araranguá.

 

RODOVIA MEL-255

O vice-presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Nilson Berlanda (PL) recebeu nesta terça-feira (10) prefeito Eder Mattos (PL), vice-prefeito Pedro Luiz (PL) e vereadores Anderson Scarduelli (PL) e Morgana Figueiredo (PL). Recebeu cópia do projeto para asfaltamento da Rodovia MEL-255, entre Boa Vista e Sapiranga. Berlanda deve levar o pleito ao governador Moisés (sem partido).

 

COM A ACIVA

O deputado estadual Bruno Souza (Novo) esteve em Araranguá e se reuniu com a diretoria da Aciva, em Araranguá. Ouviu as pautas da região.

 

MUDA ASSESSORIA

A jornalista Haudrey Mafiolete deixa o gabinete da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) depois de 5 anos e meio como assessora do mandato.