Search

JORGE BOEIRA TENTA CONSTRUIR CANDIDATURA A GOVERNADOR; CÂMARA NA COMUNIDADE; E MAIS

O ex deputado federal Jorge Boeira (PP) enxerga espaço e se movimenta para disputar uma vaga em chapa majoritária. Ele tinha esta pretensão em 2018, mas o Progressistas não abriu espaço e ele acabou desistindo até de tentar sua quinta eleição como deputado (2002, 2006, 2010 e 2014).

Boeira admite agora que está discutindo a possibilidade de participar da eleição majoritária como candidato governador e isto leva a análise de que sua saída do Progressistas pode estar se desenhando.

Hoje o PP tem dois nomes para majoritária, de Joares Ponticelli (prefeito de Tubarão) e o senador Espiridião Amin.

A Joares e Amin só caberia uma candidatura ao Governo do Estado. Boeira até poderia disputar vaga a vice-governador ou Senado, mas estes espaços no momento não estão no radar do partido que pode inclusive apoiar Carlos Moisés (sem partido) em seu projeto de reeleição.

A visita de Paulinho Bornhausen (Podemos) a Araranguá nesta quinta-feira (12) pode ser o elo que faltava para colocar Boeira de fato no jogo.

Paulinho é pré-candidato a senador ao lado de Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú, mas disse no Programa Parlatório que Boeira é amigo pessoal desde os tempos em que foram deputados juntos, e que há espaço para ele no time.

Agora é preciso aguardar o resultado desta conversa entre ambos.

Embora Boeira ainda não saiba de fato o que irá sair da conversa com Paulinho, ele já teve uma conversa dias atrás com o presidente do Podemos, Camilo Martins. Foi uma conversa para que ambos se conhecessem.

Paulinho Bornhausen também irá conversar com o vereador Jorginho Pereira (PP), que também pode deixar o partido para buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

 

 PODERES AFINADOS

A ida à terceira edição do projeto “Câmara na Comunidade”, que aconteceu na comunidade de Vila São José, por parte do prefeito César Cesa (MDB), vice-prefeito Tano Costa (PSD) e secretários municipais, é uma clara demonstração de que está havendo afinidade entre os poderes Executivo e Legislativo. César Cesa aproveitou para fazer um balanço dos 7 meses de governo.

A ideia do presidente Diego Pires (PDT), nos 14 encontros, é ouvir as demandas da população. De quebra, este projeto acabou aproximando a Administração e a Câmara.

O encontro desta terça-feira (10) teve como anfitrião o vereador Jorge Luiz Pereira, o Jorginho (Progressistas), morador do bairro. Ele aponta como necessidades uma praça esportiva e de lazer,  e pavimentação das ruas Abel Esteves de Aguiar e Adriele Costa de Freitas, e continuação da Avenida XV de Novembro.

 

IVAN BEM RECEBIDO

Um dia após o prefeito César Cesa (MDB) ter indicado Ivan Gabriel Milanez Ávila para comandar a Diretoria de Indústria e Comércio de Araranguá, o presidente da Associação Empresarial de Araranguá (Aciva), Alberto Sasso, disse à coluna que a entidade segue com a posição de não fazer indicações políticas para o este ou qualquer governo.

Num passado recente a entidade pedia aos prefeitos a criação de uma Secretaria de Indústria e Comércio, o que até o momento não foi concretizado.

César mantém a estratégia de manter apenas a diretoria e a Aciva segue com a ideia de colaborar para o êxito da pasta, que, de fato, interessa aos associados da entidade: empresários, comerciantes e profissionais liberais.

Quanto ao nome de Ivan, o presidente não viu qualquer problema, já que o novo diretor tem currículo, já foi inclusive secretário do Desenvolvimento Regional, inclusive com apoio de César Cesa e do MDB de Araranguá.

Ivan Ávila é economista, contador de profissão e, por anos, ocupa o cargo de tesoureiro do MDB Araranguá.

 

IMÓVEIS EM DAÇÃO DE PAGAMENTO

Em segunda votação, na sessão de segunda-feira (9), a Câmara de Vereadores de Balneário Gaivota, aprovou, por maioria simples, o Projeto de Lei que altera o dispositivo da Lei 1.062 de 10 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o recebimento de imóveis em dação em pagamento e dá outras providências. A alteração foi necessária tendo em vista que a lei aprovada em 2020 obrigava a Prefeitura Municipal aplicar os recursos de dação em pagamento na construção de uma UPA e construção de uma Escola de Ensino Fundamental no Município.

Em sua justificativa encaminhada ao poder legislativo municipal, o prefeito Everaldo dos Santos, Kekinha (PSDB), embasou-se na Portaria n°. 10/2017, do Ministério da Saúde determina que uma Unidade de Pronto Atendimento porte I, ou seja, a menor com dois leitos é recomendada apenas para município com mais de 50 mil habitantes. Ademais, outras orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Santa Catarina, orientam que o município para receber uma UPA, deve contar no mínimo com 20 mil habitantes, motivo pelo qual em nenhuma das hipóteses o Município de Balneário Gaivota se enquadra para construção da unidade de saúde, devendo a lei ser alterada neste ponto. No tocante, a construção de uma Escola de Ensino Fundamental no Município de Balneário Gaivota, esclarece-se que a municipalidade está em vistas de receber do Governo do Estado de Santa Catarina a Escola Estadual do Centro da Cidade, a qual comportará a demanda educacional existente, não havendo necessidade de destinação de recursos para construção de uma nova unidade.

“Ademais, os valores que espera-se obter com a alienação dos imóveis, não custeará nem 30% da construção de uma unidade educacional, conforme a necessidade do município, sendo que a administração trabalha com a hipótese de recebimento da escola já citada, ou da transferência de recursos via Ministério da Educação para tanto”. 

 

NOME PARA O CENTRO MULTIUSO

O Centro Multiuso que está localizado na Avenida XV de Novembro em Araranguá passará a se chamar ‘Arlete Salomé Cristiano’. O projeto de lei de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá Jair Anastácio (PT), que buscava nomear o espaço, foi aprovado por unanimidade pelos legisladores do município.

A homenageada, que faleceu vítima de câncer em 2017 e trabalhou como professora de educação física, foi recreadora no Centro Integrado de Atividades Recreativas da Terceira Idade (CIARTI) e por doze anos ocupou a função de coordenadora do CIARTI.

O autor da homenagem comentou sobre o trabalho da homenageada.

O vereador Jair Anastácio ainda pontuou que a sugestão de denominação partiu de inúmeros idosos.

 

ECONOMIA SOLIDÁRIA E DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Dois anteprojetos foram aprovados nesta semana na Câmara de Vereadores, um deles é de de autoria do vereador Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (PSD), que propõe ao município a criação do Programa Economia Solidária, que visa viabilizar a implantação e implementação da política de microcrédito e instituir o programa de subsídio parcial ou subsídio integral, o juro zero.

O outro anteprojeto, de autoria de Luciano Pires (Podemos) torna essencial o serviço de iluminação pública em Araranguá e busca a criação de um aplicativo de fácil acessos aos munícipes.

Conforme o autor da proposta de economia solidária, o anteprojeto traz desenvolvimento e geração de renda.