Search

SEM PRESSÃO, CURSO DE MEDICINA PODE PARALISAR EM ARARANGUÁ; RECEITA FEDERAL FICA; VOTO REGIONAL E MUITO MAIS

Durante a reunião da Associação Empresarial de Araranguá (Aciva) na noite desta segunda-feira (9), veio à baila um tema sensível e que irá demandar muita força política para reverter.

Existe a real possibilidade de parar o curso de Medicina da UFSC de Araranguá por falta de professores e verbas.

“Deveriam ter sido contratados 90 profissionais no início do curso – 60 professores e 30 técnicos, mas apenas 1/3 deste número foi efetivado, contou Beto Sasso, presidente da Aciva.

“Basicamente, o curso precisa de 60 professores e trinta técnicos, hoje tem somente em torno de 30 professores. Vaga de professor ou técnico tem seu equivalente em recurso financeiro. Desta forma, temos que pedir para o (ministro Paulo) Guedes para ampliar recursos para que o Ministério da Educação e Cultura – MEC, possa dar as vagas restantes de professores e técnicos. Ou seja, repactuar com o Guedes o projeto da Medicina”, contou uma outra fonte.

As lideranças irão procurar os deputados e senadores para tentar manter o curso de Medicina, que deve dar garantias apenas para quem passar para reta final do curso, sem perspectiva de novos vestibulares.

 

RECEITA FICA

Tem que ser na pressão ou na demonstração da importância para se garantir a manutenção de conquistas. E foi assim com a sede de Receita Federal em Araranguá.

O presidente em exercício do Sindicont, Édio Silveira, recebeu a informação e repassou durante reunião da Aciva na noite desta segunda-feira (9). A Agência não será mais fechada em Araranguá.

Valeu o trabalho das entidades organizadas e da Administração de César Cesa (MDB).

 

VOTO REGIONAL

Há uma discussão no âmbito do movimento empresarial e de classe, para que entidades busquem apoio à lideranças da Amesc nas eleições de 2022. Toda vez que falta peso político em alguma decisão ou quando chega perto de uma eleição, o tema ganha peso. Nunca é demais lembrar qu se trata de uma região com 1 5 municípios, mas apenas 200 mil habitantes.

 

BETINHO EM BRASÍLIA

Saga pela conclusão da Serra da Rocinha que segue.

O prefeito de Timbé do Sul, Betinho Biava (PP), está em Brasília para uma audiência nesta terça-feira (10), no Ministério dos Transportes, por conta da paralisação das obras na BR-285, a chamada Serra da Rocinha.

Deve buscar informações sobre a promessa que havia do próprio ministro Tarcísio Gomes de Freitas de que a obra não iria parar. Mas, parou, e as máquinas do consórcio Setep/Ivaí/Sotepa saíram do trecho. Agora, fica mais difícil retomar os trabalhos.

Betinho deve ir ao Ibama em busca de informações sobre a licença ambiental da Serra do Faxinal, em Praia Grande.

 

VAI PARA A FROTA

A Prefeitura de Praia Grande recebeu sábado (7) uma máquina bobcat – minicarregadeira de pequeno porte, com grande capacidade de produtividade, através de emenda (no Governo do Estado) do deputado estadual Zé Milton (PP), para a Diretoria de Obras. O município recebeu ainda um ônibus escolar.

 

CÂMARA NA COMUNIDADE

Será na comunidade de Vila São José, nesta terça-feira (10), 19h 30min, a terceira edição do Câmara na Comunidade, das 14 promovidas pelo Poder Legislativo de Araranguá.

 

NOSSAS RODOVIAS

SC 108, trecho Praia Grande/Jacinto Machado que está no processo de homologação da documentação da empresa RGS/ETC. Analisados os documentos da Empresa e após terá o período de recursos para então termos a assinatura da ordem de serviço”, finalizou.

 

TITO PESCADOR

Balneário Arroio do Silva se despediu no domingo (8), Dia dos Pais, do líder comunitário João Natalício Alves, o Tito Alves, que havia completado 65 anos dia 5 de Agosto.

Era esposo de Silvia Regina da Silva, que foi candidata a vereadora e deputada estadual.

 

NOVA DUPLA

O jornalista Vitor Netto, competente produtor da Rádio Som Maior FM, assumiu nesta segunda-feira (9), o posto de apresentador do Programa Conexão Sul, da POST TV e Rádio Som Maior, ao lado da jornalista Natália Silveira.

 

CLIMA ACIRRADO

Tem chamado atenção do Poder Judiciário o constante uso da “TV Brasil” por parte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 

OS DOIS JORGES

Está agendada para quinta-feira (12) a vinda de Paulinho Bornhausen (Podemos) a Araranguá. Deverá conversar com o ex deputado federal Jorge Boeira (PP) e com o vereador Jorginho Pereira (PP) sobre uma possível migração de ambos para o Podemos.

 

NÃO É IRREVERSIVEL

Como forma de protesto pela Reforma da Previdência de Santa Catarina, o delegado regional Diego Archer de Haro, assim como outros colegas, colocou seu cargo de chefia à disposição. Aguarda agora a posição de Carlos Moisés da Silva (sem partido).

 

COM POLÍTICAS

Ao invés de apresentar de posições pontuais, o cuidado com a comunidade surda deve ser tratado como política de governo e não como ações isoladas.

 

SEM CORVO BRANCO

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) assinou sexta-feira (6) convênio com a Prefeitura de Pedras Grandes, ligação com Azambuja. Na agenda de Laguna e Tubarão, foi adiado o anúncio da pavimentação de obra em Grão Pará. Criciúma volta a ter anel de Contorno Viário em pauta e a Amesc segue na espera pela Serra do Faxinal.

 

RENÚNCIA POSTA

O presidente interino da Santur, Renê Menezes, deverá ser efetivado no cargo após a renúncia oficial de Mané Ferrari da Santur, por problemas de Saúde.

 

DUPLA HOMENAGEM

Além do Dia do Estudante, o aniversário de 76 anos da EEB Castro Alves será comemorado dia 11/8 com apresentação de vídeos sobre a escola, dia do estudante e aniversário da escola; balões nas cores verde e vermelho; hino da escola e o parabéns.

 

MARCO REGULATÓRIO E O SETOR

A deputada estadual Paulinha (sem partido) fez forte mobilização para a Audiência Pública desta tarde de segunda-feira (9), no Parlamento, que vai criar o marco regulatório para o Terceiro Setor. Agora serão 15 dias para consultas públicas. O Projeto de Lei nº 079.2/2021, de sua autoria, institui a “Política Estadual de Incentivo ao Terceiro Setor”.