Search

IGP celebra convênio federal de R$ 3,4 milhões sem interveniência da SSP

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) acaba de celebrar convênio com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no valor de R$ 3.428.056,14, para aquisição de equipamentos a serem utilizados na identificação e detecção de drogas e substâncias psicoativas. Além de representar um reforço importante no trabalho desempenhado pelas equipes de Análises Forenses, que contarão como novas tecnologias, o convênio apresenta dois fatos inéditos na história do IGP: é o maior já firmado pelo órgão, em volume de recursos, e o primeiro estabelecido em âmbito federal sem a interveniência da Secretaria de Segurança Pública.
O perito-geral Giovani Eduardo Adriano afirma que agora o Instituto pode desempenhar com mais eficiência o relevante papel que exerce junto aos cidadãos catarinenses, enquanto Órgão de Perícia Oficial do Estado. “Desde o ano passado o IGP passou a eleger suas prioridades na aplicação dos recursos públicos disponíveis, permitindo a aquisição de novos equipamentos operacionais e de segurança, além da manutenção dos estoques de insumos. O convênio com a SENAD vem consolidar essa nova realidade, já que é o primeiro instrumento firmado pelo Instituto de forma autônoma, sem a interveniência da Secretaria de Segurança Pública (SSP)”, destaca.
Os equipamentos reforçarão os trabalhos de identificação de drogas de abuso, novas substâncias psicoativas, além de outras substâncias em material bruto.
Também será adquirido um Sistema de Cromatografia Líquida com detector triplo quadrupolo, para identificar novas drogas sintéticas em material bruto e biológico, destinado ao setor de toxicologia forense. O equipamento executa análises inovadoras, mais assertivas e céleres, contribuindo com a elucidação de crimes relacionados a tais substâncias.