Search

Núcleo Nueva, da Aciva, reforma espaço de projeto social

Iniciativa transformou sala de atendimentos do Projeto Sementinhas

Realizar uma ação social, por meio da reforma de um espaço que contemplasse crianças e adolescentes. Desde sua formação, esta foi uma vontade dos integrantes do Núcleo Nueva, da ACIVA, que acaba de se tornar uma realidade para o Projeto Sementinhas.

A coordenadora do Núcleo, Letícia Topanotti Pietsch, conta sobre como foi a escolha. “Logo quando iniciamos o núcleo, vimos que como temos integrantes de diversas áreas da construção civil, poderíamos realizar uma ação social beneficiando uma entidade com uma reforma. Como seria a primeira ação neste sentido, optamos por algo de menor dimensão. Uma de nossas integrantes falou sobre o Projeto Sementinhas, fomos conversar com elas e vimos que seria exatamente o que imaginamos”, destaca.

Segundo Letícia, o projeto utilizava um espaço cedido pelo salão comunitário do bairro Coloninha, mas a sala não tinha estrutura para receber os pais, nem organizar os materiais que eles gostariam. “Visitamos o local, e, em conjunto, resolvemos reformar esta salinha”, acrescenta.

A partir da escolha, eles realizaram um sorteio para ver qual arquiteto afiliado do Núcleo assinaria o projeto. A arquiteta Heloísa Lemos acabou sendo a responsável. “A Rejane, da loja Kamy, ficou responsável por organizar tudo e a partir do projeto pronto cada empresa foi fornecendo seu serviço ou produto”, explica.

O valor necessário para a reforma foi arrecadado por todos os integrantes do Núcleo. As tintas utilizadas foram fornecidas pela Kamy Tintas, os revestimentos cerâmicos pela Revestir, o serviço de marcenaria foi feito pela J Mariano, já dos de vidraçaria foram realizados pela Vidraçaria São Jorge, a iluminação ficou a cargo da Premel, e o mármore da Casa Mármore, a grama sintética foi aplicada pela Loja Ambiente, a Le Haus foi a responsável pelos objetos de decoração. O toque final ficou por conta do grafite feito pelo artista Alex Santos. “Também precisamos destacar o trabalho do Lucas, que fez todo o trabalho de pintura de maneira totalmente voluntária. Como nem todos conseguiriam prestar o serviço ou disponibilizar os produtos diretamente, fizemos da seguinte forma: as empresas prestadoras cobraram apenas o custo e todo o valor foi arrecadado de maneira igual entre os nucleados”, destaca.

Segundo Letícia, participar da ação foi recompensador para todos. “Nosso objetivo foi elevar a autoestima de todo o pessoal que trabalha com o projeto, e especialmente das crianças e adolescentes atendidos. Projetamos um espaço bem bacana, inclusive com espaço para guardar os troféus, como forma de valorizar suas conquistas”