Search

Estado se prepara para frio intenso esta semana

O governo do Estado convocou, nesta segunda-feira, dia 26, uma reunião entre as estruturas de segurança e controle para debater estratégias de combate ao frio histórico previsto para essa semana em Santa Catarina. De acordo com meteorologistas, uma onda polar deve trazer mínimas de até -7ºC em 80% do território catarinense a partir de quarta-feira, dia 28. “Estaremos preparados para qualquer situação”, afirmou David Busarello, chefe da Defesa Civil.
Segundo as informações do governo catarinense, há uma estrutura de prontidão para dar suporte às cidades mais atingidas, se houver necessidade. Para evitar surpresas, a situação está monitorada desde a semana passada.
A Defesa Civil acionou, na tarde desta segunda, o GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) e as coordenadorias regionais para reforçar as ações de preparação. Frederico Rudhorff, coordenador de monitoramento e alerta do órgão, explicou que a forte frente fria não traz riscos de tempestades.
“Terça-feira (27) será um dia chuvoso em Santa Catarina e o início do declínio acentuado da temperatura em todo o Estado, com maior intensidade nos planaltos Norte e Sul. O pico será na quinta-feira, mas o frio se estende até o próximo sábado”.
Há também a apreensão por conta de prejuízos que possam ser causados pela condição na agricultura e psicultura. De acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho, há riscos de geada negra. “Os bananais do Sul do Estado correm risco de ter geada forte: primeiro de vento, que é a ‘geada negra’, que queima a planta – e depois vem a geada normal”, explicou.
A partir desta quarta, dia 28, também pode ocorrer ressaca e alagamentos costeiros no Estado. A Defesa Civil emitiu um alerta para as navegações de pequenas e médias embarcações e a necessidade de cuidados redobrados com apetrechos de pesca.