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Projeto relembra tradições juninas em CEI

Além de todas as mudanças que a pandemia trouxa para a vida das crianças em idade escolar, as festas juninas também tiveram de ser deixadas de lado em 2020. No entanto, os professores, funcionários e equipe gestora do Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, de Maracajá, organizaram em junho um projeto para rememorar as tradições juninas. A ação propôs atividades diferenciadas, como a confecção de quitutes juninos pelas famílias e a produção de trajes típicos.
Segundo a diretora do CEI, Rejane Pereira dos Santos, foi possível perceber por meio de registros fotográficos interações familiares emocionantes.
Entre cantorias, comilanças e apresentações juninas a comunidade escolar desfrutou de momentos animadores, prazerosos e encantadores onde segundo a equipe gestora do CEI, foi possível vivenciar o que a educadora Madalena Freire chama de “Fogo do Educador”. “Todo educador trabalha com fogo. O desafio do educador é educar esse fogo. Fogo mal educado, transforma-se em incêndio destruidor, porque indisciplinado não possibilita apropriação. A função do educador nessa prática, é a de BOMBEIRO das urgências, do praticismo. Fogo educado transforma-se em aquecimento interno, porque disciplinado, limitado, possibilita apropriação, intimidade, conhecimento do outro e de si próprio. Nesta prática, o educador torna-se um militante que luta no seu cotidiano para deixar a chama acesa, iluminando a construção de sua prática”, diz a autora.
Em avaliação da atividade a equipe gestora da Unidade Escolar parabenizou e agradeceu todos os profissionais da instituição que mantém a “chama” da educação acesa em seus “corações pedagógicos” diariamente, pois educação é vida e movimento. “Estas inovações pedagógicas mesmo em cenários difíceis como os que enfrentamos atualmente são de extrema necessidade para que se possa cumprir as principais missões da educação infantil, que vão muito além de oferecer espaço para a criança dormir, comer e brincar”, disse a diretora.
Para ela, a educação infantil é concebida como a primeira etapa da educação básica e tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento físico, psicológico, social e intelectual dos menores contribuindo com o desenvolvimento da sua habilidade, capacidade de socialização e do desenvolvimento da identidade.