Search

CLEITON NO PSDB; PSL COMANDA TIMBÉ; AS CONTAS DO MINEIRO; ELEIÇÕES NA CEJAMA; E MUITO MAIS

CLEITON SE FILIA NO PSDB E SE ARTICULA PARA SER CANDIDATO

A filiação de Cleiton Salvaro ao PSDB o coloca de vez como favorito a ser o nome do partido na região da Amrec para fazer dobradinha com Geovania de Sá que concorre novamente a deputada federal. Ele tem Salvaro no sobrenome, é sobrinho de Henrique Salvaro, primo de dois prefeitos Salvaro, Franqui (Siderópolis) e Clésio (Criciúma).

Acélio Casagrande (PSDB) é secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira (PSDB) também é do time do prefeito, assim como Adilor “Doia” Guglielmi, que se tornou conhecido politicamente na região por ter sido chefe de gabinete de Clésio.

Fora deste espectro, Aroldo Frigo Júnior, de Nova Veneza, mas que está numa base menor. 

Inevitável não pensar que a ida de Cleiton, que já é suplente de deputado como Doia, de ter se filiado com a promessa de ser ele candidato a estadual.

Perguntado se havia algum acordo prévio neste sentido se limitou a responder que: “Vamos trabalhar pra (eu) ser o escolhido, sou um militante à disposição do partido”

Na Amesc, a dobrada de Geovania é com Rogildo Bordignon, ex vice-prefeito (2017-2020) e candidato a prefeito de Meleiro em 2020.

 

PSL COMANDA TIMBÉ DO SUL

Na última sexta-feira (11), o vice prefeito Acelio “Teio” Baesso (PSL) assumiu o comando do município de Timbé do Sul, onde deve ficar pelo menos 20 dias como chefe do Poder Executivo. O prefeito Roberto Biava (PP) se afastou do cargo para cuidar de assuntos particulares.

Desta forma, Teio Baesso, pela primeira vez na história, o PSL assumiu o governo do município. Antes dele, o vice-prefeito de Balneário Arroio do Silva, Carlos Scarsanella (PSL) também havia assumido o posto na ausência de Evandro Scaini, mas neste município, o prefeito titular já é do PSL.

Em Balneário Gaivota o PSL elegeu como vice Jonatã Coelho, em Maracajá foi Volnei Rocha, e Jacinto Machado, o vice-prefeito eleito Zezinho Aguiar acabou falecendo antes de assumir o mandato.

 

AS CONTAS DO MINEIRO

As contas do ano de 2018 da gestão do ex prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro da Farmácia (PSDB), estão sob análise na Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva.

As contas vieram com restrição depois de apresentação de defesa junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) porque a Administração não atingiu o gasto obrigatório de 25% com a Educação.

De acordo com a defesa de Mineiro, o relator havia sido favorável à aprovação das contas, mas teve voto divergente que prevaleceu. Votaram a favor o Wilson Wan-Dall e o Dado Cherem, mas votou contra Zé Nei Ascari.

Para reverter o parecer do TCE, Mineiro precisa de pelo menos 6 votos, os 2 do PDT, 2 do PSDB e pelo menos mais 2 do PSL. O advogado de Mineiro está preparando a defesa.

Como Mineiro não tem pretensões políticas, em tese, deve conseguir os votos que precisa.

 

TERÁ ELEIÇÃO?

A eleição para o Conselho Fiscal da Cejama, em Jacinto Machado, marcada para dia 18 de junho, segue ainda pendente porque há um Embargo de Declaração da chapa 2 em aberto, sem decisão do juízo de Turvo.

Em parte da ação está dito que: “os autores ingressaram com a presente demanda por entenderem que foram indevidamente ceifados do direito de participar da Assembleia para votação ao Conselho Fiscal”.

 

APOIO AO COMÉRCIO LOCAL

A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva estendeu a mão ao comércio e lançou uma campanha em conjunto com a CDL, com o tema “Compre aqui. Eu ganho você ganha”.

 

MOBILIZAÇÃO DO 15

O MDB se mobiliza para sábado (19), em Turvo, quando acontece a reunião do partido com as lideranças estaduais para debater as previas marcadas para 15 de Agosto.

 

NO SUL DO ESTADO

Nesta quarta, dia 16, a deputada Paulinha (sem partido) cumpre intenso roteiro de viagem na região Sul.  Durante quatro dias ela percorre 21 munícipios, com uma agenda de encontro com lideranças políticas, comunitárias e empresariais. A primeira parada é Paulo Lopes.

Ainda, na quarta, dia 16, ela cumpre agenda em Imaruí, Laguna, Grão Pará, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Criciúma e Içara. Na quinta, dia 17, Urussanga, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, Araranguá, Arroio Silva e Sombrio. Sexta, dia 18, ela visita Sombrio, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul. No sábado, dia 19, a agenda é em Praia Grande, Meleiro e Lauro Muller.

Em Criciúma, ela passa pela Rádio Som Maior e em Araranguá pelos estúdios da POST TV.

 

NA PONTE AÉREA

“Concluídos os trabalhos em Porto Alegre com o Codesul, o destino agora é Brasília, onde trataremos de pautas importantes para os catarinenses junto ao Governo Federal”, disse o governador Carlos Moisés.

 

TEMAS QUE IMPORTAM

Havia um tempo em que era mais importante um presidente vir a Santa Catarina para anunciar obras de grande porte do que para um “passeio de motos”; ou para vistoriar desastres naturais e oferecer apoio federal do que tirar férias no litoral.

Enquanto isto segue a incerteza da conclusão das obras da Serra da Rocinha; o governo de Santa Catarina bota R$ 350 milhões para obras em estradas federais.

 

NAS REDES SOCIAIS

Em Santa Rosa do Sul, o suposto uso de carro oficial em atividades particulares foi o tema no final de semana, mas o assunto parece que esfriou.

 

EXPULSO DO DEM

O Democratas, de ACM Neto, expulsou o ex presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.