Search

Defesa Civil divulga alerta de temporais até quarta-feira, 9

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de temporais isolados no estado válido até a próxima quarta-feira, dia 9. Nesta terça, a frente fria se afasta do Estado e há a formação de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, o que provoca pancadas de chuva ao longo do dia. Na região do extremo sul, as temperaturas variam entre 16°C a 19°C.

O mar fica agitado, com ondas de Leste e altura de 2 a 2,5 metros (com picos de 3 metros) no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
Já na quarta há chances de altos acumulados de chuva no Litoral Sul. O risco de desastres permanece alto a moderado. O risco para ocorrências associadas aos ventos, como queda de galhos e interrupção de fornecimento de energia elétrica, é moderado e no Litoral Sul as ondas marítimas podem chegar a 3 metros no Litoral Sul.
De acordo com o novo Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado, na região do Extremo Sul, a precipitação mensal ficou acima de 150 mm, com picos acima de 200 mm. Isso se deu por conta de duas frentes frias durante o mês, nos dias 21 e 28 de maio.
Outras regiões do estado, porém, estão sofrendo com estiagem. Na região do Extremo Oeste, por exemplo, foram registrados 25 dias sem chuvas.
Dentre os 295 municípios de Santa Catarina, 145 estão em estado de normalidade; 71 de atenção; 21 de alerta, e 9 em situação crítica frente à estiagem.

Inverno será seco

Segundo boletim da Epagri/Ciram, a chuva deve ser mal distribuída no próximo trimestre, com persistência da estiagem, o que deve agravar a situação nas regiões Oeste e Meio-Oeste. O inverno começa às 00h32min do dia 21 de junho.
A temperatura também deve ficar abaixo da média e novamente junho será destaque. Neste inverno são esperadas pelo menos três ondas de frio, com formação de geada ampla e temperatura negativa, sobretudo em junho e julho. As condições poderão ser favoráveis a episódios de neve, principalmente no Planalto Sul.
Os meteorologistas não descartam a ocorrência de veranicos, caracterizados por períodos sem chuva e temperatura mais elevada.
O trimestre também deve registrar episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo e ondas de frio, além da estiagem. Há também expectativa de enfraquecimento do fenômeno La Niña nos próximos três meses, com tendência de neutralidade.