Search

COM FILIAÇÃO DE LÍDERES NACIONAIS PSB PODE PENSAR EM TER CANDIDATO MAJORITÁRIO; REFORMA DA PREVIDÊNCIA E MAIS

A cláusula de barreira pode provocar fusões entre partidos ou mesmo migrações de lideranças importantes para partidos que proporcionem melhor possibilidade partidária nas eleições de 2022.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), por exemplo, trabalha a filiação de lideranças nacionais como o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), o deputado federal Orlando Silva (PC do B/SP), a ex-deputada Manuela D’Ávila (PC do B/RS), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL/RJ). Durante uma live que aconteceu na quarta-feira (26) em uma rede social, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que o governador Flávio Dino “poderia perfeitamente estar filiado ao partido, se quisesse”.

O presidente do PSB de Santa Catarina, Claudio Vignatti, disse acreditar que a vinda dessas lideranças para o partido reforça a concepção que o partido vem construindo.

“São figuras importantes na política brasileira, nomes que possuem conteúdo estratégico e enorme inserção social, que casam com a visão progressista do partido”, diz Vignatti.

Ainda de acordo com o dirigente catarinense, a vinda desses nomes importantes para o partido fortalece ainda mais o cenário para a construção do PSB catarinense, com objetivo de construção de um projeto político com candidatura própria ao Governo do Estado.

 

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Em dezembro de 2015, a Assembleia Legislativa aprovou a Reforma da Previdência do Estado, garantindo uma economia aos cofres públicos de R$ 838,2 milhões. Houve o aumento gradual da alíquota da contribuição previdenciária dos servidores, reajustada de 11% para 14%, ao ritmo de um ponto percentual ao ano até 2018. O Estado também aumentou sua participação de 22% para 28% (dois pontos percentuais ao ano).

A informação veio à tona com a ida do Secretário da Fazenda Paulo Eli.

 

LACTANTES NO GRUPO PRIORITÁRIO

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) protocolou um requerimento de indicação ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que sugere que o Governo Federal revise o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e inclua as lactantes no grupo prioritário para a imunização.

O texto também solicita que as sobras de imunizantes que se encontram nos municípios e no Distrito Federal sejam utilizadas para a imunização escalonada de pessoas com menos de 60 anos de idade.

“Os municípios deveriam ter mais autonomia para utilizarem este excesso na imunização por faixa etária”, disse Geovania.

 

BALANÇO DA SAFRA DE 2021

Dia 31 de maio, 19 horas, acontece a 29ª reunião de avaliação da safra do arroz irrigado do Sul Catarinense, transmitida pelo Youtube. A palestra 1 é “Monitoramento e uso de agrotóxicos na lavoura arrozeira”, palestrante: engenheiro agrimensor Matheus Mazon Fraga – Gestor Estadual da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas (Cidasc); A palestra 2 é “Resultados do levantamento da safra 2020/21 de arroz do Sul Catarinense”, palestrante: engenheiro agrimensor Reginaldo Ghellere, Extensionista Rural do Escritório Municipal de Meleiro – Epagri.