Search

Sombrio: carinho das enfermeiras sombrienses reverte medo em proteção e alegria

A Prefeitura de Sombrio está em plena campanha de vacinação contra a Covid-19 e, desde ontem, iniciou a vacinação para quem tem comorbidades, como cidadãos pertencentes aos grupos que recebem Benefício de Prestação Continuada e Síndrome de Down, o que possibilitou notar de forma mais clara o carinho e a capacidade das enfermeiras e das técnicas em enfermagem, vacinadoras, em transformar o medo da agulha em alegria por receber a proteção.

Logo no começo da tarde, com o ginásio Rogério Valerim praticamente vazio, devido a organização para evitar aglomero e também pelo cancelamento da vacinação das gestantes após orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, (Anvisa), duas jovens foram acompanhadas de suas mães receber a aplicação da vacina.

A primeira, com Síndrome de Down, mostrou estar com medo da agulha e se abraçou em sua mãe, buscando segurança e nem quis olhar para a vacinação. A enfermeira pediu que ela contasse junto até três, aplicou a vacina e quando terminou ouviu de sua paciente admirada: “já acabou?” E ganhou um abraço de quem estava feliz com a proteção e ainda mais contente por nem ter sentido a picada da agulha.

“A gente faz tudo com muito carinho, mesmo na correria, mesmo enfrentando diversos obstáculos, nosso objetivo é levar segurança com muito respeito às famílias, aos vacinados, porque é um momento especial para todos, com ou sem medo de agulha”, comenta a enfermeira Andrea Simon, coordenadora da campanha Vacina Sombrio.