Search

Sul poderá receber vacinas da Pfizer

Santa Catarina receberá na próxima segunda-feira, dia 28, a primeira remessa da vacina da Pfizer, com 17.550 doses. Apenas as cidades de Florianópolis e São José receberão as vacinas, e servirão para um teste de logística, segundo o superintendente da vigilância em saúde, Eduardo Macário.

As doses vão chegar ao estado a -20°C, temperatura na qual podem ser armazenadas por até 14 dias. Além deste tempo, é necessário guardar o imunizante a -70°C em ultrafreezers. No momento, apenas a capital tem a estrutura necessária para armazenar as doses. Ao chegar às temperaturas entre 2°C e 8°C, a vacina dura em média cinco dias, período em que pode ser transportada para outros municípios. “Essas doses serão utilizadas para imunizar idosos com idades entre 60 e 64 anos. Essa vacina também é aplicada em duas doses, com 21 dias entre uma e outra”, esclarece o gerente de imunização da Dive, Arieli Fialho.

A Secretaria de Estado da Saúde já está planejando como levar a vacina da Pfizer a outras regiões do estado, inclusive o Sul. “Já temos a sinalização de receber freezers para que a gente possa distribuir e abastecer as regiões da Grande Florianópolis, Nordeste, Sul e o Oeste do Estado com a vacina da Pfizer”, acrescentou o da vigilância em saúde, Eduardo Macário.

Ainda segundo ele, o Ministério da Saúde já anunciou que vai enviar ao estado ultrafreezers para a Central Estadual da Rede de Frio e para as centrais regionais, mas ainda não há previsão para a chegada destes equipamentos ao estado.