Search

Amesc ainda não vacinou todos os profissionais de saúde; confira números da vacinação na região

O Balanço Parcial de Vacinação contra a Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que Santa Catarina aplicou 876.864 doses da vacina nos grupos prioritários, um aumento de 70.466 doses em um comparativo com o balanço publicado na última sexta, dia 2. Do total, 705.716 correspondem à primeira dose e 171.148 à segunda.

No Balanço desta segunda-feira, 5, foram apresentadas as doses aplicadas nos grupos prioritários que já iniciaram a vacinação: trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, população indígena, quilombolas e idosos com 65 anos ou mais. 

Na unidade descentralizada regional de Araranguá, 23.946 doses já foram aplicadas, sendo 21.149 na primeira dose e 2.797 na segunda.

De acordo com os dados do balanço, Ermo, Maracajá, Morro Grande, Passo de Torres e Sombrio ainda não aplicaram a primeira dose em todos os trabalhadores de saúde contabilizados. Passo de Torres é o município com o menor índice, apenas 65,08% dos profissionais de saúde receberam a 1° dose. No caso da aplicação da segunda dose, esse posto fica com Timbé do Sul, que imunizou apenas 33,94% dos seus trabalhadores de saúde. Araranguá, nesta terça-feira, dia 6, disponibilizou um horário específico para aplicação de imunizantes no público deste grupo.

No caso da vacinação de idosos, menos de 75% das pessoas com mais de 90 anos receberam as duas doses da vacina na Amesc. Esse índice cai quando a faixa etária muda para entre 85 e 89 anos. Neste caso, apenas 13,10% dos idosos estão devidamente imunizados.

A maioria dos municípios já começou a vacinação de idosos com idades entre 65 e 69 anos, fazendo isso de forma escalonada. Em Sombrio, por exemplo, pessoas com 67 anos ou mais receberão a primeira dose da vacina nesta quarta-feira, dia 7. Por causa da particularidade de cada cidade, nem todos os números correspondem à realidade no balanço. No caso deste público, com idades entre 65 e 69 anos, 25,65% já receberam a primeira dose na região até o momento. Maracajá foi a cidade que mais aplicou a vacina nas pessoas deste grupo, 29,19%.

Os dados do Balanço são fornecidos pelos municípios catarinenses e compilados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Até o momento, o estado já recebeu, em onze remessas, 1.328.040 doses de vacina de diferentes laboratórios.

De acordo com a responsável pelo setor de Imunização na Amesc, Barbara Monteiro, o ritmo segue a disponibilidade de vacinas, que assim que chegam, são encaminhadas aos municípios. “São encaminhadas o quanto antes, tentando sempre realizar a entrega no mesmo dia que chegam”, acrescenta.