Search

FLÁVIA DEIXA A FAMA?;  E AS ÚLTIMAS DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA 

 

MUDANÇA NA FAMA NO SETOR DE BEM ESTAR ANIMAL

Antes de atuar no setor de bem estar Animal da Fundação Ambiental do Município de Araranguá – FAMA, a técnica de enfermagem Flávia Cândido atuava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Agora, depois de 8 anos de atuação em favor da causa animal, Flávia fez um texto de despedida em suas redes sociais, no final da tarde de sexta-feira (12):

“Aos meus amigos, parceiros e colegas de trabalho. Gostaria de informar a todos, que […] solicitei minha remoção das funções do setor de Bem-Estar Animal, ligado a Fundação Ambiental do Município de Araranguá – FAMA, retornando ao meu cargo de origem dentro da Secretária Municipal de Saúde de Araranguá. Gostaria de deixar aqui meu profundo agradecimento a todos parceiros, voluntários e amigos, que durante esses últimos anos se dedicaram à causa animal em nossa cidade. No entanto, fiquem tranquilos, pois, continuarei me dedicando aos nossos peludos, só que agora como voluntária!”.

 

VEREADORA SE SOLIDARIZOU

A vereadora Maria Helena Périco (MDB) também se pronunciou:

“Flávia Cândido estou tentando juntar as peças e sei que será muito difícil completar o tabuleiro. Sempre seremos parceiras e nossa luta não foi e não será em vão. Não sei como o Poder Municipal encontrará um ser humano tão dedicado, e que lute como tu lutastes sem estrutura e reconhecimento por parte do poder Público Municipal e por parte de alguns protetores. Minha eterna aluna e minha parceira, sinto muito por nossa luta não ter encontrado caminhos mais tranquilos. Continuaremos nossa luta! Gratidão Eterna!”.

 

CONVERSA COM A VEREADORA

À coluna, a enfermeira Flávia informou que havia comunicado o afastamento, mas, que tem uma conversa agendada com a vereadora Lena Périco para esta segunda-feira (15).

Um grupo de protetores de animais também deve conversar com os vereadores de Araranguá para alertar que a política de castração está paralisada, sem a realização de mutirão de castração.

 

A VERSÃO DA FAMA

Maureci Raul Rodrigues, superintendente da FAMA, encaminhou a seguinte nota à coluna, sobre a manifestação de Flávia:

“Na verdade, também fui pego de surpresa, porque não existe a saída da Flávia. O que ocorre é que, com a mudança de governo, ela pontuou que recebia da administração anterior uma bonificação no salário dela por ficar sobre aviso praticamente 24 horas, também nos finais de semanas. Com a mudança de governo, todas essas gratificações foram cortadas, não apenas dela, mas, de todos. Até para saber se tinha legalidade ou não. Assim que chegou para mim o problema levantado por ela, como vinha acompanhando o trabalho dela, e, constatando a realidade dos fatos, conversei com o prefeito César, que, prontamente, autorizou a conceder o benefício, já que era justo. Apenas fez uma ressalva para procurar o Dr. Daniel (Menezes – Procurador Geral) e o Rony (da Silva – Secretário de Administração) para ver a questão legal de como faríamos isso. Como ela é lotada na saúde, via CIS Amesc, e recebe pela secretária da Saúde, tinha que ter a concordância do secretário da saúde Dr. Henrique (Besser), que achou temeroso a questão do desvio de função podendo ter que responder por isso perante o Ministério Público.  Na verdade existe uma dúvida jurídica de longa data. A que Secretaria pertence o bem-estar animal, se na secretária da Saúde, da Agricultura ou da Fama? Quando passei pela secretaria da Agricultura em 2014, no governo do ex-prefeito Sandro Maciel (PT), estava ligado aquela Secretaria. Porém, o pessoal já me falava que era atribuição da Secretaria da Saúde, ligado ao departamento de zoonose. O Dr. Henrique acha que o departamento pertence a Agricultura. Penso que agora é o momento para se corrigir isso. Com o advento do desvio de função, e como está sendo criado o Departamento do Bem Estar Animal, projeto de lei que o prefeito está encaminhando para a Câmara de vereadores, sugeri a Flávia para esperar até sair a aprovação do departamento que tudo se resolveria. Porém, ela achou melhor pedir seu retorno à origem de sua contratação através do processo seletivo que é a saúde, então me entregou um ofício com este pedido, o qual enviei no mesmo instante através de CI (comunicação interna) para o Secretário de Administração Rony […]”.

 

NAATZ NA REGIÃO SUL

O deputado estadual Ivan Naatz, líder da bancada do PL e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, cumpriu agenda na região Sul. Passou por Tubarão, Criciúma, Araranguá e Balneário Gaivota,

Em pauta, emendas parlamentares impositivas, fortalecimento do turismo regional, estratégias de enfrentamento da pandemia do covid-19, e a campanha do senador Jorginho Mello (PL) a governador.

Naatz, que foi autor e relator da CPI dos Respiradores na Alesc, também alerta para os indícios de um “acordão político” no Legislativo para “salvar” o governador Carlos Moisés (PSL), do segundo processo de impeachment da 26 de março.

 

PROCESSO DE FRITURA?

O general Eduardo Pazzuelo tratou se distribuir nota neste domingo (14) para tentar os esfriar os ânimos dos defensores de sua saída do Ministério da Saúde. Tratou de informar que não está doente, que não pediu para sair e nem que o presidente Bolsonaro tenha pedido o cargo.

No entanto, o que aparenta é que alguém está vazando a informação. Pode ser o pessoal do Centrão, que quer um deles na pasta.

 

AÇÃO CONJUNTA

A Secretaria de Saúde de Balneário Arroio do Silva reúne nesta segunda-feira (15) às 13h30, uma reunião com proprietários de mercados e supermercados do município.

A Administração do prefeito Evandro Scaini (PSL) coloca em pauta assuntos relacionados à situação da pandemia e medidas prevenção e enfrentamento da covid-19. A reunião acontece no hall da Prefeitura.

 

LUTO EM SANTA ROSA DO SUL

Faleceu neste domingo a senhora Valdeci S. da Rosa, mãe do prefeito municipal Almides Roberg da Rosa (PSDB). O sepultamento acontece a partir das 8 horas deste domingo (15), em Sombrio.

 

DOIS ÓBITOS EM SOMBRIO

Luto em Sombrio por mais 2 mortes, por covid-19, neste domingo (14).

Entre as vítimas, Cleher Odival Isoppo, de 52 anos, o irmão do vice prefeito Jeriel isoppo (MDB), que não tinha registro de comorbidades, estava internado desde o dia 8 de março. Havia sido transferido pra UTI em Tubarão, dia 11, e não resistiu.

Também faleceu uma mulher de 46 anos, com sintomas desde do dia 4 de março, que estava em observação. Na sexta-feira (12), a paciente foi entubada e veio a óbito neste domingo. Ela apresentava três comorbidades: diabetes, obesidade e hipertensão.