Search

Tranquilidade marca retorno das aulas na rede estadual

A quinta-feira foi de volta às aulas nas 1063 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Só na região da Amesc, mais de 40 instituições reabriram as portas depois de quase um ano vazias por causa da pandemia. Com alunos usando máscaras e professores atentos ao distanciamento, o clima foi de tranquilidade. Pelo menos foi isso que sentiu a diretora da Escola de Educação Básica de Araranguá, o Colégio Estadual, Luciana Martinelli. “Nós sofremos muito pensando que seria difícil para eles se adequarem a essa nova realidade, mas não foi. Foi mais tranquilo do que imaginávamos”, conta. Luciana diz que, como os alunos do Estadual são de ensino médio, tem mais facilidade no uso constante de máscara e dos protocolos de higienização.

A equipe percebeu que todos estavam com muita vontade de voltar às aulas, e aproveitaram esse primeiro dia para repassar as regras da etiqueta sanitária. Cerca de 15% dos alunos começaram o ano letivo estudando apenas no modelo remoto, tanto por serem de grupo de risco quanto por opção dos pais. 

Entre os professores, também havia o receio de retornar ainda em meio à pandemia, mas Luciana garante: o sentimento é de alegria em voltar para a escola. “O sentimento é de contentamento em poder voltar, ter esse contato visual com os alunos, falar e ouvir, ter essa troca, porque em 2020 isso pouco pôde acontecer. Esse momento de estar em sala de aula, não tem preço, é o coração da escola”, acrescenta.

Na escola Maria Garcia Pessi, a volta às salas de aula também teve tom de tranquilidade. Por ser uma escola de grande porte, a maior de Araranguá, a equipe montou um plano de contingência em que os estudantes voltariam de forma escalonada, ou seja, nesta quinta-feira, apenas as turmas do Fundamental 1, de 1° a 5° ano, retornaram. “Colocamos assim para que possamos passar todo o protocolo sanitário dentro da escola, para que eles sigam de forma correta. Orientamos os pais, as crianças, fizemos uma simulação de como elas devem fazer para que possam seguir estudando de forma segura”, relata a diretora da unidade, Sandra Regina de Vargas. Outras turmas voltarão nesta sexta-feira e assim, sucessivamente.

Para evitar qualquer problema e ensinar as crianças sobre como se portar, a instituição produziu vídeos que foram enviados em grupos de Whatsapp com os pais dos estudantes, explicando sobre o retorno, protocolos da escola, uso de máscaras e outras questões. “Fizemos o recreio escalonado também, todos tiraram a máscara só na hora de comer, e nós esperamos que teríamos mais resistência para ficar de máscara e se aproximar dos colegas, mas foi muito tranquilo”, celebra.

Apesar de tantas regras e do clima de incerteza, mesmo através das máscaras era possível ver rostos felizes e olhos brilhando, sinal de que é muito bom ter de volta pelo menos esse pouquinho de normalidade.