Search

ZÉ MILTON LÍDER DE MOISÉS; PARQUE ABRE PARA O PÚBLICO; SEGUE A QUARTA PONTE; E MAIS

MAIS ESPAÇO PARA O SUL NO GOVERNO CARLOS MOISÉS

Depois da posse da deputada interina Tati Teixeira (Cidadania), duas movimentações no tabuleiro político estadual colocam o Sul do Estado no topo do governo de Carlos Moisés da Silva (PSL). A primeira foi a escolha do deputado estadual José Milton Scheffer (PP) como novo líder do Governo na Assembleia Legislativa. A definição saiu nesta terça-feira (12) e o anúncio foi feito em reunião com o governador Moisés.

O poder de articulação, a experiência e o bom relacionamento no Parlamento Catarinense foram fundamentais para a escolha de Zé Milton. A primeira sondagem foi feita já em 2020.

A indicação gera uma possibilidade de execução de obras prioritárias da região, como a SC-108 que estima-se seja feita por mais de R$ 100 milhões.

A segunda notícia é o convite para o deputado estadual Luiz Fernando “Vampiro” Cardoso (MDB) foi convidado a ser secretário de Educação, em lugar de Natalino Ugionni.

A coluna perguntou se ele havia aceitado o convite e Vampiro e se limitou a dizer:

“Não! Avaliação de convite!”.

 

SAÚDE PRESTA CONTAS

Antes de ocorrer a transição entre secretários de saúde, houve a reunião presencial do Conselho Municipal de Saúde de Balneário Gaivota. A reunião aconteceu um dia antes de haver a solenidade de transmissão de cargo entre os ex-secretários, o enfermeiro José Luís de Oliveira Lentz para a enfermeira Daiane da Boit.

Participaram da reunião do Conselho Municipal de Saúde, o presidente, Celo Francisco de Castro, Rosilane de Bem Caldas, José Luís de Oliveira Lentz, Cassia Aparecida Machado Miguel Fermiano, Flavio Colombo, Tamilis Brito, Erivaldo Scheffer Ramos e Tânia Porto.

O ex-secretário, José Luís, apresentou os documentos para transição de encerramento de gestão. Lentz detalhou cada ação, baseada dentro da legislação e ainda pontuou as ações referentes também ao Covid, tendo destaque ao plano de contingência.

Os membros debateram os pontos positivos e negativos, sendo que entre os pontos, destaca-se a importância da transparência do Conselho ter um presidente que não seja o secretário.

O presidente Celo ainda tem mais uma reunião em sua gestão e que será em janeiro a eleição dos novos membros, que não havia ocorrido ainda, por conta da pandemia do coronavírus.

“Pela primeira vez vemos um secretário de Saúde que nos traz detalhes esmiuçados de cada ação ocorrida durante a gestão e apresentando documentos. Parabenizo os trabalhos desenvolvidos, bem como a transparência que manteve com o Conselho Municipal de Saúde”, relatou o presidente Celo Francisco de Castro.

 

NOVO HORÁRIO NA CÂMARA DO ARROIO

A Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva estabelece novo horário de trabalho e expediente. A partir desta semana, as portas do legislativo estão abertas em turno único das 13 horas às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Fica revogado o horário reduzido de expediente adotado em 2020.

O novo horário de expediente, segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Souza, o Lei do Mar Azul (PSL), visa aumentar a capacidade de produção dos servidores públicos, bem como a qualidade e a eficiência dos serviços públicos legislativos. A ampliação do horário possibilita ainda a diminuição de aglomerações, evitando a propagação do novo coronavírus.

 

OK PARA A QUARTA PONTE

Depois da reunião na Capitania dos Portos, em Laguna, com o delegado James Batista, em que estiveram presentes Tano Costa (PSD) e o secretário de Planejamento Emerson Almeida, engenheiros Cristiano Coral (diretor de Obras) e Guilherme Michels, o prefeito César Cesa disse:

“Tudo certo! Vamos dar prosseguimento. Falta o projeto da sinalização da ponte”.

 

GESTÃO SE ENCAMINHA

Edilane Rocha Nicoletti, secretaria de Administração e Finanças de Maracajá, começou a transição bem cedo, o que ajudou-a se ambientar aos trâmites da pasta. No início do ano, sobretudo na mudança de governos, é preciso encaminhar contratos, acompanhar o novo orçamento, fazer pagamentos.

 

O TIME DO BRAMBILA

O prefeito Aníbal Brambila (PSD) e o vice-prefeito Volnei Rocha (PSL) empossaram a equipe de secretários e diretores. O padre Alírio Leandro, licenciado do sacerdócio, que foi diretor de Educação na gestão de Lale Rocha, agora ocupa o cargo de chefe de Gabinete do novo governo.

A jornalista Carla Costa, que atuou no Samae de Araranguá, assume o posto de Assessora de Imprensa de Maracajá.

 

A VOLTA DO PARQUE

Depois de meses fechado ao público, na próxima quinta-feira (14), o Parque Ecológico de Maracajá será aberto ao público. O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Geraldo Leandro, escalou uma equipe para limpeza e organização do local.

 

AINDA SEM DEFINIÇÃO

Ainda não tem definição sobre o novo comando do Cis Amesc.

“Estamos resolvendo”, disse o presidente Zica Cadorin (PSD), ex prefeito de Ermo.