Search

VICE-PREFEITO ELEITO É A 11ª VÍTIMA DA COVID-19 EM JACINTO MACHADO

Faleceu nesta segunda-feira (21), por causa de complicações causadas pela infecção pelo covid-19, o vice-prefeito eleito José Francisco de Aguiar, o Zezinho, aos 63 anos, que não apresentava comorbidades, ou seja, não tinha doenças pré-existentes.

Primeiramente Zezinho foi atendido em Jacinto Machado, no Hospital São Roque, no dia 11 de dezembro. No mesmo dia foi transferido para o Hospital São Judas Tadeu, em Meleiro. Dez dias depois, neste 21/12, ele foi entubado para ser transferido para o Hospital São Donato, em Içara. O quadro clínico piorou, e por indicação médica, sequer a transferência pode ser feita. O vereador acabou falecendo.

 

DE ORIGEM SIMPLES

Zezinho nasceu na comunidade de Serra da Pedra, em Jacinto Machado, tem origem na roça e tinha como profissão a boleia de caminhão. Estava em seu segundo mandato consecutivo. Deixa a esposa Janete e três filhos, Júnior, Katerine e Mateus.

 

IDENTIFICADO COM O POVO

Zezinho foi o vereador mais votado em 2012 pelo Progressistas, com 786 votos. Em sua segunda eleição, em 2016, ficou como segundo mais votado, pelo Progressistas.

Em 2020, fez uma aposta ousada. Trocou o PP pelo PSL, partido do governador Carlos Moisés, para ser candidato a vice na chapa de João Batista Mezzari, o Gaiola (MDB).

A troca foi bem aceita pela população que deu à dupla uma das maiores votações de todo os estado em termos proporcionais.

 

LUTO E COMOÇÃO EM JACINTO

O prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola (MDB), disse lamentar profundamente a morte do vice-prefeito eleito. “O Zezinho é daquelas pessoas que faz a diferença por onde passa. Com seu sorriso no rosto levava alegria para todos os lugares. Ainda estamos em choque pela perda do companheiro de chapa e amigo”, disse.

 

VACÂNCIA DO CARGO

Quis o destino que o vereador Zezinho Aguiar (MDB) falecesse na condição de vice-prefeito eleito. Com isto, como se fosse um tributo a Zezinho, e como manda a legislação, em caso de falecimento de vice, a vaga fica em aberto. Não se elege ninguém para ser vice.

Na linha sucessória, o próximo presidente da Câmara de Vereadores, que será escolhido entre os 6 vereadores que o MDB elegeu (PP elegeu 2 e PSD 1), será o substituto do prefeito Gaiola. Assim como o vice-presidente da Câmara será o presidente em exercício cada vez que o presidente assumir a Prefeitura.

 

PSL PERDE UM VICE

Com a morte de Zezinho, eleito pelo PSL, o partido passa a ter 4 vices-prefeitos eleitos: Jonatã Coelho em Balneário Gaivota; Volnei Rocha em Maracajá; Acélio Baesso em Timbé do Sul e Carlos Scarsanella, em Balneário Arroio do Silva.