Search

Transição em andamento em Araranguá e no Arroio; as contas do Lale; Rocinha licitada; e mais

TRANSIÇÃO EM ANDAMENTO

Na segunda-feira (7), já houve o contato da nova secretária de Educação de Araranguá, Mariluce Bilk, com a atual Ariane Almeida, para discussão das demandas do setor educacional para dar o start logo em janeiro, quando Mariluce assume.

O novo secretário de Saúde, Henrique Peter Michael Besser, já fez os primeiros contatos com a atual secretária Evelyn Elias, para troca de informações sobre a pasta que irá comandar. No entanto, a transição de fato acontece a partir da equipe de 6 membros, nomeada por decreto para tomar ciência de tudo. Jairo Costa, que assumirá o Samae, ainda não procurou José Hilson Sasso, que recebeu apenas a equipe de transição para uma primeira conversa.

Uma reunião deverá acontecer entre a atual direção da autarquia e a futura administração do município na próxima quinta-feira (10), no Auditório do Samae.

A Secretaria de Obras, que será comandada pelo servidor de carreira e agora suplente de vereador Afrânio Alfredo Ronconi, não apresenta nenhuma novidade. Apenas houve troca de informações com o atual secretário Weliton Pereira. Como Afrânio já foi secretário em três oportunidades (2 com Sandro Maciel e uma com Mariano Mazzuco) não haverá grandes surpresas.

A coluna ainda não tem informações sobre a transição de Luiz Ismael Leme (que deve se aposentar) para Maureci Rodrigues na Fama, mas também não deverá ser com grande sobressalto.

A Secretaria de Finanças, que em tese deve ficar com João Inácio Barbosa, também não terá dificuldades porque ele já está na equipe de transição de César.

Para a pasta da Secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio, foi sondado o empresário Emerson Almeida, que ainda avalia o convite.

Há ainda as Secretarias de Administração e de Governo que podem ser preenchidas neste inicio de governo. As demais pastas devem ficar para março.

 

LICITADO TRECHO GAÚCHO DA ROCINHA

Nesta terça-feira (8) foi realizada a licitação dos últimos 8km da BR-285/RS. A empresa que concluirá o último trecho que ainda falta na BR-285 no Sul do Brasil é a Planaterra, que venceu a licitação com um lance de R$ 72.072.000,00. Falta agora somente a homologação da licitação e o empenho de R$ 12,1 Milhões para o CNPJ da empresa vencedora.

O trecho está com a licença ambiental renovada e com o anteprojeto aprovado. Que venha a Ordem de Serviço para as obras nos municípios dos Campos de Cima da Serra, no RS. A licitação englobará 3 pontes, sendo uma de 400 metros que atravessará o Vale do Rio das Antas.

No lado catarinense, 82,6% do trecho já está pavimentado. Faltando em torno de 3,8 km para chegar na divisa com o RS. A BR-285 interligará RS, SC, Argentina, Paraguai e Chile, e formará um corredor bioceânico entre o Porto de Imbituba em SC e o Porto de Antofagasta no Chile.

As propostas: 1 – Planaterra – 72.072.000,00; 2 – Castilho – 72.800.000,69; 3 – Ivai – 78.700.000,00; 4 – Confer – 78.820.000,00; 5 – Pelotense – 87.557.625,54; 6 – MAC – 89.600.000,00; 7 – Sultepa – 93.797.000,00; 8 – Trier – 96.000.000,00.

 

PESOS E MEDIDAS

Deu entrada na Câmara de Vereadores de Maracajá o projeto de análise das contas da gestão de Arlindo “Lale” Rocha (sem partido) e Ademir Antenor de Oliveira (PP) em 2018. As contas chegaram com parecer prévio pela aprovação, diferente das contas de Wagner da Rosa (MDB) de 2016, que vieram pela rejeição, mas foram aprovadas pela maioria dos vereadores. Para rejeitar as contas quando vem pela aprovação, é preciso maioria absoluta dos votos, no caso 6 dos 9.

 

SESSÕES FINAIS

A Câmara de Vereadores de Araranguá, presidida por Daniel Viriato Afonso (PP), realiza nesta quarta-feira (9) duas sessões virtuais para encerrar o ano legislativo. Já foram feitas duas sessões na segunda-feira (7), o que finaliza o calendário do ano. Caso haja necessidade, o prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) terá que convocar sessões extraordinárias.

 

Inicia processo de transição da gestão em Balneário Arroio do Silva

Iniciou oficialmente o processo de transição da gestão do município de Balneário Arroio do Silva. A equipe de transição da gestão eleita, comandada por Evandro Scaini (PSL) e Carlos Scarsanella (PSL), começou os trabalhos efetivos nesta terça-feira (8).

Os profissionais que atuam nesse período de transição são os advogados Henrique Soares de Souza e Paula de Bem, e o contador Wilker Maciel. Os advogados farão parte da equipe atuando na assessoria jurídica e o contador assumirá a Secretaria de Administração.

“Agora é um período importante para se informar sobre o andamento dos processos e ações e para que possamos nos preparar para começar a atuar de maneira mais efetiva. A semana inicia com muito trabalho e isso é só o começo”, registra o prefeito eleito Evandro Scaini.

Além do trabalho da equipe de transição na prefeitura, o prefeito e o vice, junto com os vereadores do PSL, estão com uma agenda intensa em busca de conquistas efetivas para o município.

Na última semana eles estiveram no Corpo de Bombeiros de Araranguá garantindo conquistas na segurança dos banhistas durante a temporada de verão 2021. Nesta semana o trabalho continua incessante nos demais órgãos na garantia de mais melhorias.

O objetivo é ir alinhando as ações para iniciar 2021 com o trabalho bem feito já iniciado neste período de transição. A intenção é iniciar oficialmente a gestão dando continuidade ao ritmo intenso de busca por conquistas para que o Arroio do Silva volte a se desenvolver.

 

Em busca do fortalecimento da Segurança Pública do município

Em audiência realizada nesta terça-feira (8), no 19º Batalhão da Polícia Militar de Araranguá, o prefeito eleito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (PSL), o vice Carlos Scarsanela (PSL) e os vereadores eleitos do PSL, Lei do Mar Azul, Pedrinho, Alan da Ambulância, Élvio Zoche e Maria Alice, foram recepcionados pelo comandante tenente-coronel Ronaldo da Silva Cruz e pelo comandante do Destacamento da PM de Arroio do Silva, sargento Nicholas Canani.

Na oportunidade, anseios importantes da comunidade arroio-silvense foram destacados. Entre eles, o fortalecimento do efetivo.

“Já houve um compromisso do tenente-coronel para a reposição de dois policiais militares para o município, melhorando o efetivo”, destacou o prefeito eleito.

A segurança pública é uma das bandeiras de luta da gestão eleita. Além do pedido de efetivo e com o estreitamento da conversa com o comandante da PM, o foco do poder executivo eleito e do time de vereadores do PSL é fazer uma ação conjunta para transformar o Destacamento do Arroio em Pelotão.

“Vamos nos unir e trabalhar muito para isso acontecer”, conclui Scaini.