Search

Empresários celebram crescimento do turismo rural

As praias não são mais o único destino de quem quer aproveitar as férias. Cada vez mais pessoas têm buscado o campo, com suas cachoeiras, rios e ar puro do interior, para relaxar da rotina rural. O crescimento deste movimento também está sendo sentido na pousada que a família de Edson Mendes da Silva mantém em Engenho Velho, interior do município de Jacinto Machado. Desde 2012, ele e o irmão resolveram empreender na propriedade da família. Além da produção de banana, eles recebem turistas para aproveitar a calma das propriedades rurais. “Nossa pousada estourou em 2017, quando vieram clientes de outros países, Holanda, França, e Dinamarca”, explica.

Para manter o ritmo dos negócios, ele fez cursos com apoio da Epagri, e está aumentando o número de leitos. A agenda da pousada já está lotada até o mês de janeiro, comprovando que o mercado é promissor. “Muito. É um setor em que pode-se investir sem medo. Público, tem”, acrescenta.
A maioria dos clientes da pousada da família de Edson são casais, grupos de amigos e famílias. Muitos preferem ficar descansando, enquanto alguns buscam as trilhas locais.
É essa tranquilidade que os clientes da pousada de Jucilaine May procuram. São mais de 30 hectares de mata, trilhas e até uma queda d’água, a Cachoeira da Cortina, que os visitantes podem conhecer e aproveitar. Tudo isso é mantido por ela, o marido Valdevino e o filho Bruno, que com muita dedicação, vêem na pousada um verdadeiro paraíso.
Juci e o marido compraram um sítio há 15 anos, e sempre acharam deslumbrante a vista das montanhas que o lugar tem. Assim, quando se aposentou da carreira de enfermeiro, Valdevino resolveu realizar o sonho de abrir um empreendimento no local. O filho do casal estudou engenharia florestal, e ao retornar para casa, quis tocar os planos. “A gente começou aos pouquinhos, com uma casa de campo, colocando propaganda no Facebook… Há 3 anos fizemos uma cabana que comporta até quatro pessoas e o negócio tá saindo do papel”, conta.
A família já recebe visitantes desde 2019, e percebeu que o público aumentou em 2020. “Tem bastante pessoas procurando lugares em contato com a natureza para descansar. As pessoas estão procurando bastante, são famílias, casais, porque como fica mais isolado, as pessoas buscam bastante”, comenta.
Outro atrativo do sítio são as trilhas que cortam a propriedade, e as aulas guiadas de rapel e escalada que o filho de Juci promove no lugar, levando os visitantes a áreas de morro e a praticarem esportes de aventura.
Para ela, tudo isso, aliado à passagem da BR285 por Timbé do Sul, tende a chamar cada vez mais turistas, já que o que todo mundo que mora na cidade quer, é relaxar de vez em quando. “As pessoas já estão procurando bastante e vão procurar cada vez mais com a passagem da 285. Acredito que o nosso município, com todos os pontos turísticos, ainda não estamos preparados para receber, mas vai crescer bastante”, conclui.