Search

Assaltes armados com fuzil assaltam Criciúma em madrugada de terror

No início da madrugada desta terça-feira, dia 1°, assaltantes fortemente armados invadiram e explodiram caixas eletrônicos de bancos da cidade de Criciúma. Houve troca de tiros com a polícia, e a madrugada foi de terror para os moradores. Vídeos e fotos da ação dos bandidos inundaram as redes sociais no sul do estado.

O quartel da Polícia Militar também foi atacado e incendiado. Em um áudio enviado à imprensa, o Tenente Coronel Cristian Dimitri de Andrade, do 9º BPM disse que esse tipo de ação é chamada de “Novo Cangaço”, já que os bandidos “fazem assaltos simultâneos, atacam quartéis, como atacaram o 9º Batalhão”, explicou.

O prefeito Clésio Salvaro falou ao vivo em um canal de notícias durante a madrugada, e pediu que a população ficasse em casa. “É surreal o que aconteceu, colocou a cidade inteira em pânico. Em Criciúma, nunca tivemos nada parecido. Vivemos uma experiência que certamente nunca sairá da memória do criciumense”, comentou. Ele ainda pontuou que a ação foi muito bem planejada.

Os primeiros tiros foram ouvidos na área do bairro Michel, ainda no começo da madrugada. Durante o assalto, tiros foram disparados continuamente. Pessoas que passavam pelas ruas durante a noite foram feitas de reféns. Em uma das imagens compartilhadas nas redes sociais, trabalhadores da prefeitura que pintam as faixas de pedestre durante a madrugada, aparecem sentados no meio da ruas, como uma forma de “bloqueio” feito pelos marginais. O Túnel do Formigão, na cidade de Tubarão, que dá acesso a Criciúma, foi incendiado para tentar impedir que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) pudesse chegar à cidade para reforçar a segurança.

Duas horas de tiroteio depois, um comboio com 10 carros pretos foi visto deixando a cidade por diferentes ruas, na direção do bairro Rio Maina. Vídeos feitos por moradores mostram os automóveis trilhando em baixa velocidade pelo município. A ocorrência que mobiliza as Polícias Militar de Criciúma, Araranguá, Içara e Tubarão, como também as Polícias Civil. 

A Polícia também está preocupada com artefatos que parecem explosivos e foram espalhados pela cidade.

Já pela manhã, dez carros pretos foram encontrados abandonados em um milharal na cidade de Nova Veneza.

Ainda foram detidas pessoas que, após o assalto, foram às ruas juntar do chão o dinheiro deixado caído pelos assaltantes.