Search

O que muda com Amesc em nível grave na matriz de risco

A nova Matriz de Risco para Covid-19 divulgada nesta quarta-feira, dia 25, colocou o extremo-sul de novo em nível gravíssimo, e com isso, algumas restrições de convívio mudaram de acordo com as portarias do governo do estado.

Uma delas é o retorno das aulas presenciais nas escolas. De acordo com as Portarias nº 900 e 901, estão liberadas as aulas presenciais para educação básica e profissional nas escolas privadas e nas redes públicas municipais apenas em regiões de nível grave (laranja), alto (amarelo) e moderado (azul). Nas regiões classificadas como gravíssima (vermelho), os estabelecimentos de ensino só podem desenvolver as atividades de reforço pedagógico individualizado de forma facultativa.

Já no caso dos templos religiosos, as regiões de risco gravíssimo (vermelho) podem ter lotação máxima de 30% da capacidade. Em Turvo, por exemplo, as missas serão transmitidas apenas de modo virtual, já que o frei Zezinho responsável pela Paróquia, testou positivo para Covid-19.

Hotéis e pousadas localizados na Amesc, agora, só poderão preencher 30% da capacidade do estabelecimento, conforme a portaria 743. Já as casas noturnas estão proibidas de funcionar, assim como cinemas e teatros. Eventos sociais como congressos, seminários e festas, também estão proibidas, de acordo com portaria divulgada em 18 de setembro. Também ficam proibidos de funcionar nas regiões classificadas em vermelho no mapa os parques aquáticos e competições esportivas.

No caso das academias de ginástica, elas não dependem da matriz de risco para funcionar. Porém, nas regiões com classificação gravíssima, o número de usuários não pode ultrapassar 30% da capacidade do local.

As provas de roupas estão permitidas em todo o estado, conforme medida divulgada no DOE (Diário Oficial do Estado), da última quarta-feira, dia 18. Porém, o uso de máscara, controle de acesso aos provadores para que não haja aglomerações e o distanciamento mínimo (1,5 m) precisa ser respeitado.