Search

COVID AVANÇA; AS MOVIMENTAÇÕES NA AMESC; E MUITO MAIS

CÂMARA DE MARACAJÁ TEM RENOVAÇÃO TOTAL

Em Maracajá, dos 9 vereadores, não tentaram a reeleição 6 vereadores: Guilherme “Tatinha” Rocha (PP); Fabrício do Quina (PSDB); Rudi Dassoler (MDB) – que trabalhou pela Enfermeira Lane; Alacide Rocha (MDB) – que trabalhou por Cristiano; Geraldo Leandro (PSD) – que trabalhou por Alex Cichella; e Volnei Rocha (PSL), que foi candidato a vice de Brambila (PSD). Os três que concorreram acabaram rodando nas urnas: Preto Ramos (PSD); Mica (PSD) e Maria Lúcia (MDB). Ou seja, teremos 9 vereadores novos na próxima legislatura, e apenas João Rocha (PSDB) já assumiu quando era suplente pelo PP.

 

MAIORIA GOVERNISTA

A Câmara terá uma mudança na lista de eleitos porque a vereadora eleita Edilaine Rocha Nicoleite (PSL) já assumiu a chefia da equipe de transição do governo de Arlindo “Lale” Rocha (sem partido) para o governo eleito de Aníbal Brambila (PSD). Ela será a nova secretária de Administração a partir da próxima gestão. Com isto, o suplente Luiz Carlos “Kako” Rocha (PSL) será vereador a partir de janeiro. A coligação vencedora, de Brambila e Volnei Rocha (PSD) fez 5 cadeiras: 2 PDT; 1 PP; 1 PSL e 1 PSD. A coligação que perdeu nas urnas, de Wagner (MDB) e Neguinho (PSDB), fez 4 vereadores: 3 MDB e 1 PSDB. Com isto, se não houver surpresas, o governo terá a mesa da Câmara de Vereadores a seu favor.

 

TRANSIÇÃO TÁ OFF

Como o prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) está em Goiás, e retorna 4ª ou 5ª feira, o grupo do prefeito eleito César Cesa (MDB) deve esperar seu retorno para começar as tratativas.

Em sua gestão, de início, para economizar recursos, César deverá trabalhar com equipe reduzida, aproveitar os servidores de carreira, que, por sinal, votaram em peso na alternância de poder.

Entre as obras que estão no radar do novo governo, a nova sede da prefeitura; a via gastronômica (defendida por Jairo Costa), mudança da Estação Rodoviária; pontes; novo Calçadão.

 

TRANSIÇÃO BLOQUEADA

A Prefeitura de Balnenário Arroio do Silva estará fechada até sexta-feira por causa da pandemia. Além disso, o Assessor Jurídico Daniel Menezes está positivado para covid-19; assim como o prefeito eleito Evandro Scaini (PSL), que está em isolamento.

Uma das queixas do novo governo é com relação a falta de certidão negativa do INSS junto à Fazenda Nacional, mas há uma liminar que garante a CND, porque é fruto de um acordo quebrado pelo próprio Governo Federal.

 

MAIS 310 M DO ACESSO SUL

A Praia da Caçamba, em Balneário Arroio do Silva, terá R$ 700 mil (emenda da deputada federal Geovania de Sá – PSDB) e mais contrapartida da Prefeitura Municipal de R$ 16 mil, para a pavimentação asfáltica da Avenida Santa Catarina, no Acesso Sul, com extensão de 310 metros. A empresa vencedora da licitação foi a SETEP Engenharia.

 

SUB JUDICE MATOU NELMO

Em Santa Rosa do Sul, o ex prefeito Nelmo Emerim (PP) liderou praticamente toda a corrida eleitoral, mas foi ultrapassado na última semana porque sua candidatura ganhou o status de sub judice. Aí o eleitor do PP acabou descarregando votos no Almides Roberg (PSDB).

 

PÉ NA ESTRADA

O prefeito Betinho Biava (PP) já embarcou para Brasília em busca de recursos para o segundo mandato. Será o prefeito a entrar para história por estar no comando de Timbé do Sul na inauguração da Serra da Rocinha.

 

AGÊNCIA VITORIOSA

Ellege Marketing Político, de Vicente Damiani, foi a vencedora em Araranguá com a campanha de César (MDB) e Tano (PSD). Foi a mesma que fez a campanha do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL) e ao senado, com Lucas Esmeraldino (PSL).

 

PAPO COM OS PREFEITOS

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, recebe prefeitos e prefeitas eleitos para entrevistas com o tema “cidades do sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição”.

De acordo com a reitora, a Unesc é, junto da Associação dos Municípios da Região Carbonífera e da Unibave, uma das protagonistas do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da região, que já tem 70% dos trabalhos concluídos.

Junto da reitora Luciane e do reitor Guilherme, auxiliando na discussão, estarão membros do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação; da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt); dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Educação e da Escola de Comunicação Criativa (ECoCria) da Unesc.

O primeiro convidado foi o prefeito eleito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri (MDB).

 

MOURÃO NÃO VEM

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e o Gabinete da Vice-Presidência da República decidiram pelo adiamento do evento que ocorreria nesta quarta-feira, 25, com a palestra do vice-presidente da República, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão (PRTB). A medida se dá em virtude do grande aumento no número de casos de Covid-19 na cidade de Criciúma.

 

NA PRIMEIRA INSTÂNCIA

Duas decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na quinta-feira (19) confirmam a legalidade da atuação da 1ª Vara Federal de Florianópolis na investigação do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) Júlio Garcia (PSD), denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Alcatraz. A competência é da 1ª Vara Federal de Florianópolis, Justiça Federal de primeira instância.

 

DEFESA DA ADA

Deputada propõe audiência pública em reação ao aumento de casos, além do planejamento para aplicação de vacina assim que liberada. A deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB) defende o aumento da testagem contra o coronavírus para a população catarinense. Com a informação mais correta sobre as pessoas que eventualmente estiverem doentes, seria possível um isolamento social mais inteligente, defendeu.

 

AGILIDADE NOS LEITOS DE UTI

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, o deputado Zé Milton (PP) falou do trabalho dos hospitais filantrópicos e municipais catarinenses no enfretamento do COVID – 19, e cobrou do Governo Estadual agilidade nos pagamentos para as instituições financeiras, assim como que o Governo Federal habilite novas UTI’s com mais celeridade.

 

MANDATO À JATO

O prefeito interino, João Batista Belloli (Tita Belloli), testou positivo para COVID-19 após exame realizado na segunda-feira (23) e assinou carta de renúncia, para o retorno do prefeito Clésio Salvaro (PSDB), com reunião de secretariado nesta terça-feira (24).

 

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

O vereador eleito em Passo de Torres, Alan do Esporte (MDB), se não tivesse se afastado do cargo a tempo, poderia ter penalidade. O boato circulou mas ele se afastou até antes do prazo exigido.

 

VOTO DE MINERVA

Em Passo de Torres, a coligação do prefeito eleito Valmir Rodrigues (PP), que tinha PP, PSDB e PSD, elegeu 4 vereadores – 3 do PP e 1 do PSDB.

A coligação de Jonas Gomes (MDB), que tinha MDB, PSL e DEM, fez 4 vereadores, todos do MDB. O PL, do candidato terceiro colocado Tonhão, será o “fiel da balança”.