Search

Debate com candidatos a prefeito de Baln. Arroio do Silva

A Post TV promove nesta sexta-feira, dia 6, mais um debate entre candidatos a prefeito. Desta vez, foram convidados os postulantes a cadeira de prefeito.  A iniciativa faz parte do projeto ‘Nós Informamos, Você Elege’. Os candidatos Evandro Scaini e Daniel Motta não compareceram ao encontro. Motta alegou problemas médicos, já que passou por uma cirurgia recentemente. As notas enviadas pelas assessorias foram lidas na íntegra no momento do debate.

Desta forma, o debate precisou ser remodelado para que apenas um dos candidatos, Everton Pinto, pudesse responder aos questionamentos de jornalistas e da população.

A primeira pergunta a ser respondida pelo candidato foi da jornalista Natalia Silveira, sobre Saneamento Básico. Pinto ressaltou que há muita preocupação popular com a situação no setor, e chamou atenção para uma área desapropriada pensada para tratamento de esgoto. “Governos passados já estiveram atrás desse recurso e de estações de tratamento. Se chegarmos à prefeitura é 1° de janeiro, será assunto prioritário. Vamos focar nesse assunto que muito importante para nós”, comentou.

Luka Luchtemberg, da Post TV, perguntou sobre geração de emprego e renda, tema que Pinto começou comentando culpando a pandemia pelos prejuízos. Ele acrescentou que quer incentivar o crescimento de uma empresa que já está instalada no município, do ramo têxtil, proporcionando uma cooperativa entre as costureiras para ajudar no desenvolvimento dessas trabalhadoras. 

A Planta Genérica para atualização do IPTU foi assunto da pergunta da repórter do Enfoque Popular, Aline Bauer. Pinto diz que este é um assunto que precisa ser pensado para trazer mais arrecadação ao município. “Devemos, sim, aumentar essa planta de valores. Vamos ver com bons olhos os bairros, para ter esse aumento”, justificou. Pinto aproveitou para falar sobre ampliar a malha viária, e dar mais atenção à beira mar que é “o cartão postal da nossa cidade”.

Everaldo Silveira, colunista político da Jovem Pan, Post TV e Enfoque Popular, falou sobre mobilidade urbana, mais especificamente de transporte coletivo. Pinto diz que já notou “a precariedade no transporte público” de Arroio do Silva, e argumenta que os bairros mais distantes são os que mais sofrem. 

No bloco seguinte, os questionamentos foram do público. Samurai Araújo foi o primeiro a ter seu vídeo publicado e perguntou sobre reconhecimento de servidores públicos. Pinto prometeu que o trabalhador público deverá ser mais valorizado através de melhores remunerações e capacitações. “Vamos estar revendo cargos e salários para todos os servidores”, pontuou.

Claudemira Bernardes, moradora da Praia do Golfinho, questionou o candidato sobre o Ginásio que está caído no bairro. Pinto lamentou a queda da construção e chamou a atual gestão de irresponsável. “Não tenho o alcance do que seria uma solução mais prática para a situação, mas como administrador, eu elencaria outras prioridades antes de mexer naquilo que já é uma ruína. É uma pena, mas Arroio do Silva é carente de muitas outras questões”, diz. Pinto também lembrou da quadra central, também interditada.

No quarto bloco, Pinto respondeu diversas perguntas formuladas pela produção do programa. A primeira delas foi sobre a municipalização da educação. O candidato chamou atenção para a importância de unir educação, esporte e cultura, e da construção de uma escola para atender alunos com necessidades específicas. “Já estamos realmente olhando com bons olhos essa construção. Nós já estamos trabalhando”, completa.

Pinto também respondeu sobre a atração de turistas para a cidade. Ele destacou o Projeto Orla, que já tramita na cidade e, segundo o candidato, precisa ser fomentado, assim como a ampliação do Contur. “Acho que o Arroio do Silva tem que estar incrementado na rota de Santa Catarina com sua balneabilidade, e a Rota Gastronômica que pretendemos implantar”, diz. 

Sobre regularização fundiária, Pinto reconhece o problema e diz que é preciso fazer um “pente-fino” em todas as áreas, conversando com os proprietários dos loteamentos, e assim buscando desenvolver economicamente o município. “As pessoas vão estar comprando seu terreno regularizado, vai movimentar as lojas, vai gerar emprego”, completa.

Perguntado sobre saúde, Everton diz que a implantação de uma policlínica em Arroio do Silva é uma necessidade. “Saúde é prioridade em nosso município. Pensamos na construção de um ambulatório de saúde mental, que nós sabemos da importância que é e do efeito que isso teria”, diz. Ele também promete mais facilidade no dia-a-dia de quem precisa, como entregas de medicamentos por motoboy, empréstimos de equipamentos e fortalecimento nas farmácias. “O que nós vamos fazer é trazer uma unidade do Samu para o nosso município. Já vimos os custos, tem condições e vamos dar a atenção devida que a nossa população precisa e merece”, conclui. 

Sobre turismo e meio ambiente, Everton foi perguntado sobre sua visão das arrancadas à beira da praia. Ele assegura que os eventos são a vocação turística do município, e atraem visitantes e investimentos para Arroio do Silva. “Eu acredito em eventos, gosto de eventos, e vejo até a possibilidade de criarmos novos eventos que já tiveram ou que ainda não existem no município”, promete.

Ao falar de obras, Pinto prometeu acessos de qualidade ao município, para receber melhor os turistas e proporcionar melhor trânsito aos moradores. Ele garante que deverá focar na entrada principal, na sede da prefeitura municipal, que segundo ele precisa de reparos, e no resgate do ‘Getulhão’, que “abrigou muitas pessoas. A gente quer fazer como uma obra de prioridade no centro”, conclui.

Em suas considerações finais, Pinto fez uma série de agradecimentos e pediu o voto dos eleitores de Arroio do Silva. “Não somos políticos de carreira, mas pedimos a oportunidade de trabalhar pela nossa população”, concluiu.