Search

PRIMEIRA PESQUISA LIBERADA EM ARARANGUÁ; APOIO DA DEPUTADA; E MAIS

PRIMEIRA PESQUISA ELEITORAL DIVULGADA EM ARARANGUÁ

O Jornal Enfoque Popular divulga nesta quarta-feira (4), a primeira pesquisa registrada das eleições de 2020 para intenção de votos para prefeito no município de Araranguá, pesquisa encomendada junto à Roberto Lorenzzon – ME / Pop Pesquisas e Comunicações – CNPJ 06.859.792/000-130, e está registrada no sistema de divulgação de pesquisas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SC-03200/2020.

A pesquisa foi registrada no dia 27 de Outubro de 2020 e estava apta a ser divulgada desde o dia 2 de Novembro de 2020 – respeitando a legislação eleitoral. Foram ouvidas 382 pessoas entre os dias 2 e 3 de Novembro nos bairros de Araranguá.

A pesquisa foi devidamente autorizada, não houve contestação por parte das coligações, e serve de embasamento para os últimos 10 dias de campanha, que se encerra dia 11 de Novembro.

Além do mais, até aqui, foram feitas pelas coligações diversas pesquisas internas. No entanto, quase todos os institutos de pesquisa definiram por não registrar pesquisas para divulgar.

Mais que os números é preciso comparar agora com os levantamentos internos e ver o que precisa ser feito para chegar ao dia 15/11 com a vitória.

A pesquisa mostrou uma fotografia do momento com César Cesa e Tano com 29.32%; Daniel e Anisio com 23.30%; e Ricardo Ghelere e Claudete Bianchi com 22.51%. Neste levantamento Igor Batista e Dr Ribeiro tem 10.21% e Professor Felipe Damasio e Professor Cauê aparecem com 2.36%.

As campanhas devem buscar estes votos dos 8,64% nos que dizem não saber. Este percentual de branco / nulo de 3,66% tende a se manter nas urnas.

 

GEOVANIA DA SÁ NO SUL

A deputada federal e presidente do PSDB/SC, Geovania de Sá, já soma 141 municípios (de todas as regiões catarinenses) visitados nesta corrida eleitoral. Em cada cidade, a deputada palestra, grava vídeos de apoio e fotografa com os candidatos.

Ela conta que é uma forma de apoiar e de valorizar os tucanos que colocaram os nomes à disposição do partido para enfrentarem esta eleição totalmente atípica.

Feriado – nesta segunda-feira (2), a deputada rodou mais vídeos. Com o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, que concorre à reeleição, ela gravou para os candidatos a prefeito e vice de Balneário Rincão (Charles e Mauri); de Cocal do Sul (Adriano e Capeleta); e de Capivari de Baixo (Claudir). Da Amesc fez material para as campanhas tucanas de Santa Rosa do Sul (Almides e Pedrinho) e Meleiro (Rogildo e Reginaldo).

 

ESTÁ NO PADRÃO

A Coligação “Eu Amo Araranguá” representou a Coligação “Mudança Certa”, de César (MDB) e Tano (PSD) para buscar a apreensão dos materiais junto ao comitê de campanha da coligação representada, e a suspensão da transmissão do programa eleitoral gratuito, na TV, assim como as inserções, até que sejam regularizadas as artes. Reclama que a propaganda da Coligação representada está em desacordo […] o nome do candidato a vice-prefeito não respeita o limite mínimo de 30% em relação ao nome do candidato a prefeito.

“De fato, a norma dispõe o padrão para a aferição da regularidade da propaganda a proporção entre os tamanhos das fontes (letras) utilizadas. Entretanto, é certo que não estabeleceu o parâmetro a ser aplicado no cálculo de referida proporção (área, altura ou largura da fonte), razão pela qual deve ser considerado legítimo qualquer critério adotado. […] os limites mínimos de tamanho do nome do candidato a vice-prefeito foram observados, indefiro os pedidos formulados”, disse Thania Mara Luz, juíza eleitoral.

…………………………………………………………………………………………

Entrevista

O segundo vereador entrevistado é Luiz José de Souza, o Luiz da Farmácia (PL), que foi candidato a vice-prefeito em 2016, e agora concorre a uma vaga na Câmara:

COLUNA – Candidato, você está em sua primeira eleição em busca de uma vaga para Câmara. O que motiva sua primeira candidatura?

LUIZ DA FARMÁCIA – A motivação vem desde de 2016 quando fui candidato a vice na chapa Beto Coan/Luiz da Farmácia, ouvindo um povo clamando por saúde e trabalho.

COLUNA – Quais as suas principais bandeiras como candidato?

LUIZ DA FARMÁCIA – Saúde/educação/mobilidade urbana e turismo.

 

COLUNA – Qual a sua base eleitoral? Quais as principais comunidades que terão um olhar seu caso seja eleito?

LUIZ DA FARMÁCIA – Não tenho base eleitoral, seria descriminação da minha pessoa, olhar só pra um bairro e deixar os outros esquecidos.

COLUNA – Como será sua atuação caso seja vereador de situação? E se o prefeito eleito não for de seu partido?

LUIZ DA FARMÁCIA – O Luiz eleito vereador olhará os anseios do povo, ouvindo através de reuniões e levando os projetos assim feito e aprovado pela casa legislativa e encaminhado ao executivo sendo da situação ou oposição. Sendo da situação ou oposição, o importante é sermos parceiros para o bem do povo araranguaensse, e não para agradar grupos de pessoas.