Search

Epagri prevê primavera com pouca chuva

Os meses de novembro, dezembro e janeiro devem ter chuva abaixo da média em Santa Catarina, distribuídas de forma irregular no tempo e no espaço. A previsão é do setor de climatologia da Epafri, que prevê inda “a ocorrência de dias consecutivos sem chuva”. Em novembro a chuva pode ser ainda mais escassa. O cenário é reflexo da atuação do fenômeno La Niña e pode agravar a situação de estiagem no estado.

A situação ganha ares de preocupação em todo estado, que já enfrenta um cenário de estiagem e crise hídrica. Em Balneário Piçarras, por exemplo, a Casan já emitiu um alerta para os níveis baixos de seus dois mananciais de captação, os Rios do Peixe e Piçarras. A empresa vem adotando manobras para manter a distribuição, mas já solicitou que a população também adote medidas de economia.

A Epagri também prevê que o próximo trimestre deve ter temperaturas acima da média climatológica. “Em novembro e dezembro, as massas de ar quente atuarão com mais frequência e serão cada vez mais duradouras. Mas, ainda podem ocorrer episódios isolados, com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade são característicos da primavera”.

Apesar da previsão de pouca chuva, os meteorologistas lembram que na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo. Por isso, recomendam o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site e redes sociais da Epagri/Ciram.

O verão inicia no dia 21 de dezembro, às 07h2min.