Search

PP DE TURVO TEM SEU NOME; SÃO JOÃO DO SUL PODE TER DISPUTA; E MUITO MAIS BASTIDORES DAS CONVENÇÕES

CIRIMBELLI É O NOME DO PP DE TURVO

O Progressistas definiu nesta quinta-feira (3), o nome do empresário Sandro Cirimbelli, como pré-candidato a prefeito de Turvo.

Alguns nomes vinham sendo cogitados, como a dupla que disputou em 2016, Arlindo Manenti e Carmo Olivo, mas, por consenso, o de Sandro escolhido para compor a majoritária pela sigla.

“Acredito que nosso grupo entendeu que eu estivesse mais preparado no momento para assumir o desafio. E eu estou preparado para isso com o apoio de todos os amigos, a comunidade, nossas lideranças e quem quiser colaborar. Afinal, independente de sigla partidária, é importante ouvir as pessoas e trazê-las para o processo”, disse o pré-candidato. 

A convenção do Progressistas deve acontecer na próxima semana. Segundo o presidente, Osvaldo Fávaro, as definições e detalhes dos partidos aliados serão divulgadas nos próximos dias.

“Estamos felizes com a escolha e pelo Sandro ter aceitado. Temos certeza que vamos fazer uma campanha muito bonita”, analisou.

 

O QUE IMPEDE A CHAPA ÚNICA?

Em São João do Sul, tudo se encaminhava para fechamento de chapa única e 2016, mas João Olívio Cardoso foi candidato pelo PPS (hoje Cidadania) e teve eleição.

Desta vez João Cardoso, que está no Solidariedade, pensa o contrário. Que é momento de não haver eleição e de emplacar uma chapa de consenso.

No entanto, Rafael Lummertz Pereira, quer ser candidato contra a força da máquina. Tanto é que João Cardoso, que era presidente do partido foi destituído e Rafael assumiu a presidência.

A missão do Solidariedade é complicada. Tem que enfrentar 7 partidos: MDB, PP, PSD, PSB, PL, PDT e PSL. Moacir Teixeira (MDB) vai à reeleição. Falta apenas definir se o vice será o mesmo, Edinho Trajano (PP), ou um dos partidos da coligação.

O ex-prefeito Alex Bianchin, que foi duas vezes prefeito pelo PT, está no PDT. Assim como em Jacinto Machado, onde Antônio de Fáveri (PT) foi duas vezes prefeito, em São João do Sul o PT não irá participar das eleições deste ano.

 

BLOCO DO FANICA NA RUA

Em Praia Grande, o quadro está bem próximo de se definir. O time de Elisandro Fanica (PP) com Rodrigo Mariani (PSDB) de vice terá uma ampla coligação com PP, PSDB, PSD, PODEMOS, PL, PDT, PSB, que está há espera do PT, que está nos ajustes finais. De toda maneira, ainda que o PT não apoie, a maior liderança, Itamar Ferrigo, está fechado com Fanica.

O prefeito Henrique Maciel (PSL), em que pese o desejo de disputar a reeleição, ficou isolado politicamente. Ou se mantém com a aliados e declara apoio a Fanica, ou terá duas opções. Ir para uma candidatura avulsa, ou então apoiará a chapa de Adelírio dos Santos, que tem no momento conversações adiantadas com PC do B e Republicanos.

 

AJUSTES FINAIS EM MARACAJÁ

O PT deverá confirmar nesta sexta-feira apoio a uma chapa com Aníbal Brambila (PSD) e Volnei Rocha (PSL) a vice com apoio de PP, PDT e o próprio PT, que nestas eleições não terá nominata a vereador.

O próprio Everaldinho Pereira (PT), que foi candidato em 2016, irá apoiar dois nomes de fora do partido, que estavam em sua coligação naquela ocasião

O PDT está na mesa com os 5 partidos da coligação, e ainda não fechou questão.

“Ainda teremos uma reunião decisiva com as lideranças da coligação para ajustarmos todos esses pontos que defendemos veementemente para definirmos o rumo que o partido irá tomar”, disse Matias.

O PDT quer comprometimento as bandeiras que o PDT de Maracajá defende: aplicação de boas práticas na política, compromisso com a educação e principalmente a saúde, e comprometimento com todas as comunidades.

 

ROTARY E A PÁTRIA

Se o tempo ajudar, o Rotary Club Araranguá, sob o comando de Márcio Dalmolin, não irá deixar passar em branco o desfile cívico da pátria. Está sendo organizada uma “carreata pela Pátria”.

 

AJUSTES FINAIS EM TIMBÉ DO SUL

Em Timbé do Sul, o anúncio da chapa com Beto Biava (PP) e Acélio “Teio” Baesso (PSL) como vice, com apoio do PSD, afastou o pré-candidato Marlon Arcaro Panatta, e também o PSDB, de Tati, Mariano e Nardeli Alexandre.

O governo fez escolhas, como por exemplo, ficar os 3 vereadores, Luiz Manoel Aguiar, Norma Crepaldi e Amarildo Dandolini (Pipa). Caso Tati Alexandre seja candidata a prefeita com o PSDB de vice, os 3 não deverão nem ser candidatos. O PSDB aguarda apenas o nome do MDB para coligação.

 

PDT DE DOIS CORAÇÕES

O PDT de Meleiro, presidido por José Francisco Merêncio, fechou com Eder Mattos (PDT), indicou Edson “Neo” Boaroli de vice. O PP quer Santina, que quer o PP, mas, o PDT quer Eder Mattos.

O PP fez circular nesta quinta-feira (3) a informação que Santina Izé (PDT) havia aceitado ser vice de Vitor Hugo Coral (PP), no dia em que o PDT irá se reunir para “bater o martelo”.

A sigla hoje é controlada pelo prefeito, que tem apoio da maioria dos pré-candidatos a vereador. Para reverter esta decisão, esta ordem de compor com o PP teria que vir de cima, do deputado estadual Rodrigo Minotto ou de Manoel Dias.

 

A NOTIFICAÇÃO

Em Balneário Arroio do Silva, o atual comando do Progressistas foi notificado pela defesa do pré-candidato a prefeito Jairo Borges (PP), que foi destituído do comando do partido. A partir de agora tem prazo para entrega de documentos solicitados para continuidade do processo que visa recolocar Jairo no comando.

 

PDT OUVE O PSL

Em Balneário Arroio do Silva, como não tem nada fechado, apesar de haver uma inclinação para alianças entre PSL, MDB e PV de um lado; e PDT, PP, PT, PSDB e PRTB de outro, ainda existe margem para conversações.

O PDT, que tem como pré-candidato o empresário Everton Pinto, sentou à mesa com o PSL de Evandro Scaini, na noite desta quinta-feira (3).

O partido tem reunião agendada com o PSDB e com o PT até este sábado (5).

Depois, o PDT tem reunião agendada para o feriado de segunda-feira (7), 14 horas, no Centro de Eventos Pinto. O partido irá avaliar os cenários possíveis antes de definir o caminho para as eleições.

Os representantes do PSL procuraram o PDT para uma reunião com o presidente Almir Pereira, que estava acompanhado de um pré-candidato a vereador.

 

TUCANOS INDECISOS

Em Araranguá, o PSDB teve reunião na quarta-feira (2) e não chegou a um entendimento. Há quem defenda aliança com Daniel Viriato (PP), César Cesa (MDB) e Ricardo Ghellere (PRTB).

Sandro Pagnan (PSDB), que havia se lançado pré-candidato a prefeito chegou a abrir mão desta possibilidade para tentar um acordo, mas ele não houve.

Os tucanos seguem sem posição definida para estas eleições.

 

SÓ NO FERIADO

O PL, que tinha reunião marcada para esta quinta-feira (3), acabou adiando. Ficou mesmo para o feriado da Pátria, segunda-feira (7), quando o vice Primo Júnior já estará em Araranguá.

 

LUIZ DA FARMÁCIA

Luiz José da Silva, o Luiz da Farmácia, confirmou que será pré-candidato a vereador em Araranguá. Em 2016, quando estava no PTB, Luiz foi candidato a vice-prefeito na chapa de Beto Coan (PTB).

 

TITA VAI PRO JOGO

Em Araranguá, João Batista Rocha de Figueiredo (PSC), será um dos nomes da Coloninha nesta eleições. Tita é da área da Publicidade e Propaganda, atuou na Rádio 105 FM e no Jornal O Tempo. É compositor e poeta, foi o autor do livro “a cobra da Itoupava”, que retrata a história, em versos rimados, num Pasquim que contém 70 versos, que fala de várias pessoas e comunidades. A segunda edição sai em breve.

Em 2009, Tita fundou e foi presidente do Partido Social Cristão (PSC) em Araranguá, quem 2012, participou da eleição municipal pela primeira vez.

 

O DA COMPRA DOS RESPIRADORES

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Laércio Schuster (PSB), entregou pessoalmente nesta quinta-feira (3) ao governador Carlos Moisés (PSL) notificação que comunica a abertura de novo processo de Impeachment e estabelece prazo para envio da defesa.

Mais cedo, em despacho lido no Plenário, o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), acatou parecer da Procuradoria Jurídica do Parlamento e deu prosseguimento ao segundo pedido de Impeachment contra o chefe do executivo. Também arrolada na representação, a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) está em viagem e será notificada no início da próxima semana.

 

SÓ NA PRESSÃO

Apenas ajustes burocráticos separam a dotação orçamentária da garantia de recursos para a Serra da Rocinha, dos 8 km que faltam para ligar São José dos Ausentes/RS a Timbé do Sul/SC.