Search

PSL reunido com MDB de Araranguá; Fernando Borges deixa gabinete; PDT de Sombrio vai com Gislaine; e mais

CONVERSA DE CÉSAR E TURATTI

O PSL, que já havia conversado com Jairinho Costa e Giancarlo Soares de Souza (PSD), com o pré-candidato Ricardo Ghellere (PRTB), e Daniel Viriato Afonso (PP), entre outros partidos, teve na sexta-feira (14) uma conversa com representantes do MDB.

Na conversa, o presidente do PSL, José Pereira, e o pré-candidato a prefeito Rodrigo Turatti (PSL), o pré-candidato a prefeito César Cesa (MDB) e seu irmão José Máximo Cesa, o Gringo.

Foi uma conversa para troca de impressões sobre as eleições e aconteceu na sede da empresa Aspekto Comunicação, de José Pereira.

 

OS CENÁRIOS DO PSL

Na aliança puxada pelo PP, que deve ter Daniel Viriato a prefeito, o vice-prefeito pode ser Kila Ghelere (Podemos); ou então, Rodrigo Turatti (PSL); ou Anísio Premoli ou Karem Suyan (PDT), que estão trabalhando um projeto hoje de PDT/PT/PSB.

Caso Turatti aceite ser vice, é provável imaginar uma aliança com PP/PSL/Podemos/ PDT/PT/PSB, que seria muito forte.

Na aliança puxada por César Cesa (MDB), que conta com o bloco PSD, PTB, Republicanos e Cidadania, que pode ainda ter PSDB, a vaga de vice ainda está em aberto, já que Tano Costa (PSD) deixou aberta a possibilidade de abrir espaço para a vinda de outros partidos para fortalecer a chapa.

Caso Rodrigo Turatti (PSL) e Igor Gomes (PL) – ambos pré-candidatos a prefeito, venham para a aliança, a escolha do vice pode ser feita antes das convenções com os nomes, incluindo Tano Costa (PSD), e nomes dos demais partidos que podem vir, caso do PSDB (que tem Sarah Maciel, Jéfferson Dannus e André Alves como pré) e até do PT (que tem como pré Jair Anastácio e Sayonara Araújo).

O PRTB havia convidado Turatti para sua coligação, mas fechou a chapa majoritária com Ricardo Ghellere e Claudete Bianchi em chapa pura. Portanto, este é o caminho menos provável do PSL.

No momento, a escolha está entre buscar a vaga de vice de Daniel ou de César.O PSL deverá conversar com a direção estadual para tomar seu caminho.

 

FERNANDO ESTÁ LIVRE

A condição para que um político vinculado a um gabinete parlamentar esteja apto para a disputa das eleições deste ano é estar desvinculado.

A pedido de lideranças do Progressistas do Balneário Arroio do Silva, o ex vice-prefeito Fernando Borges (PP), foi exonerado do gabinete do deputado Zé Milton (PP).

Hoje o PP tem Jairo Borges como pré-candidato, mas preferiu manter outras duas opções para eventual mudança de cenário.

“O deputado Zé Milton (PP) havia pedido a seu assessor parlamentar, Fernando Borges (PP), e ao vereador Edmilson Aguiar (PP), que ajudassem a nominata de pré-candidatos a vereador de Balneário Arroio do Silva. A partir daí foram realizadas algumas ações como, reuniões para ajustar a nominata, gravação do vídeo de apresentação dos pré-candidatos a vereador e palestra sobre legislação eleitoral com o advogado Marcel lodetti Fabris (Dr. Tuca) nessa última quarta-feira 13/08. A pedido da maioria da executiva progressista, Fernando Borges se descompatilizou do gabinete do Zé Milton, onde era lotado, para se dedicar exclusivamente ao fortalecimento da nominata de pré-candidatos a vereador e articular possíveis coligações com os demais partidos.

Toda nossa gratidão a um progressista que fez na última eleição 3.458 votos” – Denisia dos Santos, vice-presidente da Executiva do PP do Arroio.

 

PDT ADERE A CHAPA DO MDB

A sexta-feira (14) foi de fechamento de acordo entre MDB e PDT de Sombrio, assim como já vem acontecendo nas últimas eleições. O MDB terá como candidata a prefeita nas convenções a atual vice-prefeito Gislaine Cunha, e o PDT deverá buscar entre os partidos da coligação a vaga de vice, já que tinha o nome de Sandoval Ferreira como pré-candidato.

“Reunião nesse momento selou parceria com o PDT, para a campanha eleitoral 2020. Hoje (sexta-feira) o PDT de Sombrio já firmou apoio a pré-campanha de Gislaine Cunha, se juntando ao nosso time que tem partidos formados por cidadãos verdadeiramente preocupados com o crescimento sustentável de nosso município”, disse o prefeito Zênio Cardoso (MDB).

Jéfferson Raupp (PL), Teco Silvério (DEM) e Sandoval Ferreira (PDT) figuram na lista de possível nome a vice na coligação que, por ora tem MDB/PL/PDT/DEM/PSC.

A oposição tem a pré-candidatura de Cristian Rosa (PP) com PSD/PSB/Podemos e está em conversas adiantadas para ter o PSDB

Há ainda uma terceira via com Clodoaldo Patrício pelo PRTB que deverá ter chapa pura.

 

FALTA CONSCIÊNCIA

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, um casal de moradores de Maracajá, que realizou teste rápido por iniciativa particular, foi diagnosticado como portador da covid-19, mas durante a sexta-feira (14), o casal trabalhou sem o devido distanciamento social, colocando em risco a saúde das pessoas com quem se relacionou durante o dia.

Segundo a nota, a situação chegou ao conhecimento da Vigilância Sanitária do município, mas a Vigilância Epidemiológica até o fim do dia não havia recebido a informação oficial do laboratório que realizou os exames, conforme definem os protocolos do governo do Estado. O Departamento Municipal de Saúde atua para apurar responsabilidades e fazer notificação sanitária ao casal, se for confirmada a informação, oficialmente, pelo laboratório que realizou o teste.

“O fundamental é a responsabilidade de cada pessoa; ninguém quer contrair o vírus, mas se isto ocorrer, é preciso o isolamento”, diz o diretor de Saúde, Diogo Copetti.