Search

PONTE AINDA NA FASE DOS RECURSOS; MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA NA AMESC; E MAIS

DUAS EMPRESAS RECORREM DA ELIMINAÇÃO DA LICITAÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO ARARANGUÁ

O advogado Henrique Motta foi nomeado sexta-feira (7), como Secretário de Governo de Araranguá, vaga que era de outro advogado, o Giancarlo Soares de Souza, e que ficou livre após a saída do PSD da Administração.

Ele acompanha de perto a licitação da quarta ponte sobre o Rio Araranguá.

As 4 empresas que participaram são a Engedal Construtora de Obras Ltda (São José); Trilha Engenharia Ltda; SOGEL – Sociedade Geral de Empreitadas Ltda; Tec-Técnica de Engenharia Catarinense.

A habilitação das empresas foi no dia 16 de julho, e aberto o prazo legal para recursos, e o prazo legal para manifestação aos recursos (contrarrazões recursais). A comissão especial de licitação definiu que apenas uma empresa estava habilitada, e abriu prazo para impugnações.

A próxima etapa é a análise das propostas de preços da única empresa habilitada, a SOGEL. As empresas TEC-Técnica e Trilha irão recorrer da decisão.

A Sogel – Sociedade Geral de Empreitadas Ltda, que construiu mais de 500 obras de arte, em mais de 60 anos de história, foi quem fez a ponte sobre o Rio Guaíba, que separa Porto Alegre de Eldorado do Sul. Por outro lado, a empresa está cumprindo um Plano de Recuperação Judicial.

 

DEPUTADO DO PSL APOIA PL

Nesta terça-feira (11), o PL de Passo de Torres se reuniu de forma remota para tratar da organização da pré-campanha, com a presença do presidente do partido e pré-candidato a prefeito, Tonhão, pré-candidatos a vereador.

O assessor do deputado estadual Felipe Estêvão (PSL), Marcos Cardoso, participou da reunião, o que confirma a relação do grupo de dissidentes do PSL para apoiar nomes do PL nestas eleições.

 

ESTADO EM DIA COM HRA

Um documento interno do Hospital Regional de Araranguá (HRA), assinado pela direção do Instituto Maria Schmitt dia 10 de Agosto, que tem no cabeçalho a marca do Governo do Estado, IMAS e HRA, gerou uma discussão acalorada (nos aplicativos) entre os médicos que cumprem plantão nesta unidade hospitalar.

A nota encaminhada aos médicos assistentes pela Direção Técnica reforça que o processo de pagamento do HRA obedece a seguinte regra contratual. Quem prestou os serviços até dia 31 de julho, por exemplo, irá receber dia 10 de Setembro, ou sejam 40 dias depois.

O diretor Rafael Bonfada disse que não se tratava de medida nova, que já funcionava desta forma há mais de 1 ano e meio, e que os pagamentos são feitos à cooperativa dos médicos, coordenada pela médica Mariceli Almeida da Silva, que responsável pelo Corpo Clínico do HRA, e Diretora Técnica da Unidade de Pronto Atendimento de Araranguá – UPA 24h.

 

SOMENTE O PACTUADO

De acordo com Bonfada, não houve extra-teto, apenas se mantém o valor de custeio em 100%. O valor do Governo Federal, R$ 1,913 milhão até agora nada, nem 250 mil em emenda.

Ricardo Ghellere, presidente licenciado do IMAS, reafirmou que está com os pagamentos dos contratos em dia com os prestadores de serviços.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, por sua vez, reafirmou que está com os repasse ao HRA, via IMAS, rigorosamente em dia.

 

O QUE MUDOU?

A SPDM contratava com carteira assinada, o Instituto Ideias passou a contratar (terceirizar) os médicos diretamente via Pessoa Jurídica.

Na gestão do IMAS, o sistema passou a ser a exigir a criação de cooperativas de médicos, que passou a ser uma condição para que o profissional atue no HRA. Outra opção é a contratação de EMPRESAS MÉDICAS, conforme informou Ghellere. 

O pagamento não é mais ao médico, nem via PJ, mas a cooperativa ou à empresa médica que o profissional de saúde está vinculado. Ou seja. Agora, os contratos com prestadores de serviço são setoriais e por licitação.  

 

FORÇA DOS VEREADORES

O PSD de Jacinto Machado voltou a reunir os pré-candidatos a vereador, o pré-candidato a vice, Vilmar Narde Pereira, o Chiquinho (ex vereador pelo MDB), com a coordenação do presidente Francisco Aguiar, o Sy. O partido debateu as costuras para as eleições de 2020.

O partido faz parte do grupo que tem o PP, com Terezinha Marcon como pré-candidata, Podemos, PDT, PL e PSB.

Curiosamente Gaiola (MDB) pode ser candidato com um vereador como vice, vindo do PP para o PSL, Zezinho Aguiar, contra uma vereadora do PP e Chiquinho, vindo do MDB, como potencial vice.

 

“FOI DE SURPRESA”

Sobre a proposta do prefeito Arlindo “Lale” Rocha (Sem partido) para uma aliança que tenha PP, PSL, PSDB, PT e PDT, o vereador Volnei Rocha (PSL) disse:

“Apenas fomos convidados para uma reunião. Arlindo nos surpreendeu com este convite, mas não é bem assim. Temos que conversar com nossa executiva e o próprio presidente do PSL (Fábio Schiochet) estadual e o governador (Moisés) para nós posicionar”.

A proposta de Lale é que formasse uma chapa com Cacaio de Oliveira (PP) a prefeito e Volnei Rocha (PSL) de vice. No entanto, a ideia não caiu bem no PSDB, que quer participar da majoritária.

 

PAGAMENTO EM DIA

Na contramão destes tempos bicudos de pandemia, o Hospital Santo Antônio, de Praia Grande, está com os pagamentos em dia e até antecipado.

 

EM COMA INDUZIDO

O ex secretário de Obras de Araranguá, João da Silva, o popular João dos Pintos (PSDB), está internado na UTI do Hospital da Unimed com covid-19. Ele foi candidato a prefeito em três oportunidades, em 1972, 1976 e 1982, pelo MDB. O engenheiro Adailton da Silva, sobrinho de João, está na UTI do HRA, também com covid-19.

 

PP SÓ DIA 30 DE AGOSTO

O MDB de Timbé do Sul se reuniu na segunda-feira (10), o PP na terça-feira (11), para avaliar a proposta de uma aliança. O PP decidiu que irá tomar a decisão sobre a coligação somente no dia 30 de Agosto, antes de iniciar as convenções.

 

LUTO NO ARROIO

Não houve sessão nesta terça-feira (11) devido ao falecimento do ex vereador José de Souza Lourenço, que morreu sexta-feira (07). O presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Caetano (PSDB),    que era primo de Zé Gadelha (PDT), decretou luto oficial no Poder Legislativo por 3 dias, a contar de segunda-feira (10) até amanhã, quarta-feira (12).

 

“FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO”

A deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB) lamentou a informação de que o governo estadual pretende suspender o auxílio aos municípios para o pagamento dos leitos de UTI. Antes da atual administração, o Estado cobria os custos enquanto o governo federal não liberava as verbas públicas para este fim. “Outra vez, o Estado quer jogar mais um fardo nos ombros dos municípios. Não podemos aceitar”, afirmou Ada, durante a sessão desta terça-feira (11). “Quando falaram na mudança, sinto que o governo entendeu tudo errado. Será que pensaram, ‘farinha pouca, meu pirão primeiro’. Quem é pai, quem é mãe, sabe que quando falta comida em casa, primeiro os filhos comem, se sobrar, os pais comem. Aqui está sendo feito ao contrário. É lamentável”, afirmou Ada.