Search

PSD E MDB JUNTOS EM MARACAJÁ; PSB ADERE AO BLOCO EM ARARANGUÁ; E MAIS

PSD E MDB SE APROXIMAM E CENÁRIO COMEÇA A CLAREAR

Em Maracajá, o MDB definiu que tem até quarta-feira, dia 15 de Julho, para escolher um dos 3 pré-candidatos para compor chapa majoritária, entre Wagner da Rosa (ex-prefeito); Valmir “Boca” Carradore (candidato em 2016) e Rudi Dassoler (vereador).

Nesta segunda-feira (13), na casa do pré-candidato a prefeito Anibal “Garibalde” Brambila (PSD), com a presença do presidente do PSD, vereador Geraldo Leandro, e do ex-prefeito Wagner, ficou alinhado um entendimento entre MDB e PSD.

A proposta será levada na reunião do dia 15 e, se for aprovada – o que deve acontecer, os partidos irão em busca de outros aliados. Na mira, o PSL e o PDT.

A partir deste encaminhamento, provavelmente se encaminha uma reedição da chapa Antônio Calos “Cacaio” de Oliveira (PP) e Luiz Ivalnei “Neguinho” Martinello (PSDB), a definir a ordem da chapa. Como o PP cedeu a cabeça em 2016, deve ter o candidato a prefeito agora.

Da mesma forma, como em 2016, o MDB encabeçou a chapa, desta vez a chapa deve ser invertida com Garibalde e Wagner (se for o escolhido, o que é uma tendência).

Mesmo assim, em ambos os casos, pesquisas deverão definir quem irá na cabeça-de-chapa.

Outra questão a saber é se PSL e PDT estariam dispostos a mudar de ideia e não ter candidatura própria a prefeito. Estão dizendo que terão.

 

BLOCO PDT, PT e PSB 

Nesta segunda-feira, 13, a presidente da Comissão Provisória do PSB, Tina Rosso, se reuniu com os presidentes do PDT, Airton “Barão” de Oliveira, e do PT, Jair Anastácio, e aderiu ao grupo. Na reunião estavam ainda o ex-prefeito Sandro Maciel (PT) e Mário Sérgio (PDT).

O bloco PDT/PT/PSB irá seguir as conversas com outros partidos, como PSOL e Republicanos. Uma reunião com Maureci Rodrigues deve acontecer nos próximos dias.

O presidente do PT, Jair Anastácio, também foi procurado de forma individual pelo presidente da Câmara de Araranguá, Daniel Viriato (PP) – um dos pré-candidatos a prefeito do partido; e por César Cesa, pré-candidato a prefeito pelo MDB.

 

NOME PARA CABEÇA

Na reunião de sábado (11), lideranças do PT cobraram mais firmeza na apresentação do nome do pré-candidato a prefeito do partido Wanderlei “Gomes, o popular Ki Suco da Caixa. Ele próprio decidiu se apresentar mais. Disse a coluna nesta segunda-feira (13) que seu nome está à disposição do PT para ser candidato.

 

CONVERSAS SEGUEM

O PRTB e partidos aliados tiveram reunião nesta segunda-feira (13) e trabalha para ampliar a chapa que tem PSC, Avante e Democratas.

Lideranças do PRTB apontam para conversas com pelo menos 7 partidos, mas por ora, ainda não há nada fechado.

O PSDB, que já teve conversa com o grupo, deve apresentar nos próximos dias pelo menos 2 nomes com chance de compor uma eventual chapa majoritária, além de 23 nomes para buscar vaga na Câmara de Vereadores.

 

PREOCUPAÇÃO COM VÍRUS

O pré-candidato do PRTB, Ricardo Ghellere, gravou vídeo em que alerta para o aumento de casos de covid-19 em Araranguá (contabiliza 5 óbitos), que causa preocupação. Ele cobra uma mudança de postura da política de Saúde do prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP), e pede para que Araranguá passe a investir em testagem em massa para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

 

APOIO AO IRMÃO

Além de sair do PDT, o vereador Márcio Macan está trabalhando na pré-campanha de seu irmão, Ederval Macan (PP).

 

TERCEIRA VIA

Além das duas chapas de Machadinho (PSD) e Kekinha (PSDB), existe uma candidatura ainda que representa uma terceira via em Balneário Gaivota, pelo PRTB, com a chapa pura Marcelo a prefeito e Fernanda a vice.