Search

BASTIDORES DE JACINTO MACHADO, TIMBÉ DO SUL, SOMBRIO E ERMO; CPI DO GINÁSIO; E MAIS

MDB DE JACINTO MACHADO TENTA RECUPERAR ESPAÇOS PERDIDOS

O partido fez na noite de terça-feira (23) uma reunião com lideranças dos partidos que hoje estão alinhados com João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB). Uma ação que parece responder a um desejo do prefeito, que teria se queixado e até dito à aliados próximos que poderia não concorrer à reeleição. O ritmo agora é outro, mobilização de quem vai para a campanha.

Na reunião, além do MDB, participaram os presidentes do PSL, Fernando Saretto; do PSDB, Amilton “Bilú” Ghellere; do Cidadania, Pedro Casagrande; e o representante do Democratas, José “Ninão” Mezzari. A base tem 5 partidos: MDB, PSL, PSDB, Cidadania e DEM.

Marcaram presença os vereadores Enison Recco (MDB), José Francisco “Zequinha” de Aguiar (PSL), Elizeu de Borba (MDB), Rosangela Ferreira (MDB) e Vânio de Melo (MDB); e mais os secretários de Obras, Valdir Furlanetto; de Educação, Cleonice Fontana Possamai; de Agricultura, José Antônio “Zequinha” Cardoso; entre outras lideranças.

O momento mais importante da reunião foram as filiações de lideranças ligadas ao PSD, que deixou o governo, como o secretário de Turismo, José Carlos “Zecão” Zanatta, e o ex-presidente da Cejama, Valdemiro Recco. Já a secretária da Assistência Social, Regina Patel; e da Saúde, Adilson Piva, ambos sem filiação, assinaram ficha no MDB.

NOTA DE VALDEMIRO RECCO

“Comunicado a você presidente do PSD de Jacinto Machado, Francisco de Assis Aguiar, Sy, eu Valdemiro Recco, na condição de vice-presidente do PSD […] estou comunicando […] o meu afastamento da vice-presidência do PSD e também do partido […]. Motivo: entendi que eu não estava mais contribuindo com o projeto de desenvolvimento, que o grupo busca fortalecer o partido com objetivo maior para o futuro. Fiz uma reunião com minha família, conversamos muito sobre minha trajetória política nos últimos tempos. Analisei tudo o que foi falado, fiz uma grande reflexão e entendi que eles estavam com a razão. Que nesse momento a minha família seria prioridade absoluta. […]. – 21/06/2020.

 

AS PERDAS DO GAIOLA

A oposição, que na eleição passada, teve como candidatos Adelor Emerich (PP) como Adelino Sartor (PT), começa a se organizar e conta com pelo menos 7 partidos até o momento: PP, PSD, Podemos, PL, PDT, PSB e PROS.

O governo perdeu o apoio do vice-prefeito Aldo Brognoli, que se filiou ao PL, e pode ser o candidato a prefeito ou a vice da chapa de oposição.

Perdeu o apoio do PSD e também do ex-presidente da Câmara de Vereadores, Valdir “Popô” Trombim, que saiu do Democratas e foi para o Podemos.

O PT, que governou Jacinto de 2009 a 2016, e concorreu como vice na chapa da aliança, que tentava fazer a sucessão de Antônio de Fáveri (PT), pode ficar sem candidato sequer a vereador.

 

OPOSIÇÃO TEM NOME

O MDB de Timbé do Sul lançou o nome de Paulo Joel Bernhardt, o popular Paulão do Hospital, como pré-candidato a prefeito como candidato da oposição.

A decisão aconteceu na noite de segunda-feira (22), em uma reunião da Executiva do MDB.

Paulão, que era assessor parlamentar do ex deputado estadual Manoel Mota (MDB), agora  está no gabinete do deputado estadual Volnei Weber (MDB).

Em princípio, se afastaria do gabinete em 04 de julho, mas com o adiamento da eleição para 15/11, deverá ficar até o novo prazo para desincompatibilização, dia 15/08, há três meses da eleição.

LANÇAMENTO DO PATRÍCIO

Bolsonarista e filiado ao partido do vice-presidente general Hamilton Mourão (PRTB), o empresário Clodoaldo Patrício lança pré-candidatura ao Poder Executivo de Sombrio, nesta quinta-feira (25).

A reunião será bem restrita por causa da pandemia da COVID-19, mas servirá como lançamento oficial da pré-candidatura de Patrício, que é filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), e é irmão da presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Transporte do Vale –Sinttravale.

O deputado federal Luiz Armando Schroeder Reis, o Coronel Armando (PSL), confirmou a presença.

Patrício, que era do PSL, foi um dos fundadores do movimento de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e ao vice General Mourão durante as eleições de 2018, resolveu se lançar como nome da renovação política.

 

FORÇA DO MARQUINHOS

Em Ermo, por ora, a oposição tem pelo menos 3 partidos: o PSDB, do ex prefeito Marquinhos Leone, que será o candidato a prefeito; o PDT, que terá como vice na chapa o vereador Canário (PDT); e ainda o apoio do PL, do vereador Fabiano.

Em 2016, mesmo com todos os partidos aliados, contra PSDB e PTB, Marquinhos perdeu por apenas 9 votos – 1253 a 1262 para o prefeito reeleito Aldoir “Zica” Cadorin (PSD).

Agora, com aliança reforçada e com o recadastramento eleitoral que foi feito, passa a ser o franco favorito para recuperar o comando do município de Ermo.

 

APROVADO RELATÓRIO DA CPI

Por 6 votos a 2, a Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, aprovou na terça-feira (23), o Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou indícios de irregularidades na obra do Ginásio Poliesportivo, da Praia do Golfinho, zona sul do município.

Na comissão, os vereadores Dionei de Souza “Moranguinho” Teixeira (PSDB) – presidente; Edmilson Aguiar (PP) – relator; e Vanderlei “Lei do Marinho” de Souza (PSL) – membro.

Além dos vícios construtivos, a CPI apontou suposta retirada irregular de aterro de Área de Preservação Permanente (APP) para uso na obra do ginásio, o que é crime ambiental.

O relatório encaminhado a MPF, PF, TCE e TCU, aponta para empresa que fez a obra e seu sócio; engenheiro da Prefeitura por omissão; engenheiro que fez projeto da estrutura de cobertura metálica; ex prefeito Evandro Scaini (PSL) por improbidade administrativa e crime ambiental e o ex-secretário de Obras, Carlos Scarsanella, por crime ambiental.

 

 

ENFOQUE POLÍTICO

“Parabéns pela entrevista com o Osmar Nunes. Me lembro bem. Eu tinha 9 anos, foi quem emancipou Maracajá”, lembrou Ivo Pedro Farias (PSD), ex-presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, sobre a entrevista do ex prefeito de Araranguá à POST TV.