Search

Arroio em luto pela morte do último tropeiro

Faleceu na tarde de sexta feira, 19, um dos mais antigos moradores do Arroio do Silva, senhor, Anselmo Antônio Hilario, aos 96 anos. O corpo está sendo velado na capela mortuária do Arroio do Silva, e as últimas homenagens e sepultamento será às 13h no Cemitério de Jardim da Paz em Araranguá.

Luto Oficial

Em virtude da morte do senho Anselmo Antônio Hilario, cidadão que participava dos encontros de idosos e da tradição, o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, decretou Luto Oficial no Município por 3 dias, a contar deste sábado, 20 de junho.

Tropeiro Anselmo foi homenageado na última Semana Farroululha, quando recebeu certificado do prefeito Juscelino da Silva Guimarães.

Histórico

Ele atravessou rios e barras no lombo do cavalo, em percursos que duravam meses, dormiu em beira da estrada onde fazia fogo de chão para se aquentar e sua comida era o charque (carne seca).

Seu ofício, tropeiro de tropas entre Mostardas/RS até Jaguaruna/SC, foi domador de cavalos e lidava no abate de gado para açougues e para sustento da família.

Seu nome é Anselmo Antonio Hilário, hoje com 96 anos, pai de 13 filhos que geraram netos, bisnetos e tataranetos. O velho tropeiro que é um testemunho vivo da história dos trilheiros e que não dispensa sua charrete como meio de transporte.

O prefeito Mineiro, em nome da Administração Municipal presta condolências à viúva e todos os familiares e amigos pela passagem do seu Hilario.

” Nossa semana farroupilha não será mais a mesma sem o tropeiro Anselmo, mas seu exemplo de vida ficará para sempre em nossos corações. Que o patrão celestial o receba com um abraço bem cinchado”, finaliza.