Search

PL define candidaturas na Amesc; vereador Igor na cabeça-de-chapa; Padre Eder no PSL; eventos paralisados; e mais

PARTIDO LIBERAL DEFINE ALIANÇAS NA AMESC

O PL regional, sob o comando de Márcio Búrigo, esteve reunido em Araranguá na noite desta quinta-feira (18), no casarão pertencente ao prefeito de Meleiro, Eder Mattos.

Da reunião saiu uma deliberação de que o partido deverá ter pelo menos 6 candidatos a prefeito na região do Vale.

O partido apoia Gislaine Cunha, a Nega (MDB), em Sombrio, que era do partido e acabou mudando, numa operação combinada com a direção. Ela tenta a sucessão do atual governo de Zênio Cardoso (MDB).

O PL, em Ermo, apoia o ex prefeito Marquinhos Leone (PSDB), que deverá ter Canário (PDT) como vice em uma chapa de oposição ao atual governo.

O partido estima ter 20 vereadores na próxima legislatura entre os 15 municípios.

 

SEIS CANDIDATURAS NO VALE

 

Em Praia Grande, o PL tem dois nomes: o do vereador Manoel Hentz, o Nello, e o do advogado Nelson Bertoldo.

Para São João do Sul, o advogado Clóvis Scheffer foi estimulado pelo senador Jorginho Mello (PL) a concorrer a prefeito.

Passo de Torres, tem como candidato Antônio Silveira, que irá para o embate contra o prefeito Jonas Gomes (MDB).

Morro Grande terá como candidato o vereador Edio Tomazzi.

Meleiro aposta no projeto de reeleição do prefeito Éder Mattos.

Araranguá irá trabalhar o nome do vereador Igor Gomes Batista, que deixou o PV e entrou no PL para abraçar um projeto de chapa majoritária.

 

MUDANÇA DO QUADRO

A definição de que o vice-prefeito Primo Junior não será mais candidato a prefeito, movimenta o tabuleiro político de Araranguá.

Ele havia decidido sair do processo em 27 de Fevereiro, mas foi convencido no dia seguinte, em uma reunião com Jorginho Mello e Márcio Búrigo, com o vereador Igor Gomes presente, de manter seu nome.

Veio a pandemia do coronavírus em 17 de Março e trancou o processo.

Na última viagem ao Mato Grosso, em que esteve reunido com seu pai, o ex-prefeito Primo Menagalli (PL), ficou acertado o projeto para as empresas.

Está encaminhada a criação de uma holding para controlar o Grupo Menegalli. E Primo Junior será o comandante desta holding. Decisão tomada.

 

AS COSTURAS DO VICE

 

Desde que voltou de viagem, Primo Júnior começou uma agenda voltada para este novo quadro que se avizinhava.

Reuniu-se com César Cesa (MDB) para uma primeira costura, com o grupo que lhe apoia, o Endireita Araranguá (com base em militares da ativa de da reserva), e nesta sexta será com Maureci Rodrigues, do Republicanos.

O PL está costurando apoios para tentar emplacar a candidatura de Igor Gomes a prefeito.

 

NOVIDADE DA ELEIÇÃO

Seria o fato novo, porque é jovem, porque foi de fato a única voz que fez oposição ao prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP). Pode ser considerado um nome para renovação política.

Agora, o partido precisa conseguir convencer mais partidos para estar no projeto.

Por ora, Mariano ou Daniel Viriato (PP); César Cesa (MDB); Ricardo Ghellere (PRTB); Anísio Premoli (PDT); e o próprio Igor Gomes (PL); são os nomes desta pré-eleição.

 

NOMES REPUBLICANOS

O partido se adianta e solta uma nota oficial, assinada pelo presidente Maureci Raul Rodrigues, em que lança nomes para uma eventual chapa majoritária (como a coluna já havia antecipado).

“O Partido Republicano de Araranguá, na eleição municipal deste no, à pedido da sua Executiva Estadual, decidiu lançar candidatura à majoritária, disponibilizando algumas lideranças para composição de chapa: empresário Maureci Raul Rodrigues; empresário: José Carlos dos Santos, o Carlos da Funerária Santa Terezinha; e o advogado Leonardo Bacha. Com a disponibilidade dos nomes à majoritária, e metas bem definidas para a nossa cidade, focando principalmente, na geração de empregos. E por termos perfil municipalista, o nosso partido, conta com uma sólida nominata a vereadores. Estamos abertos ao diálogo com outras siglas e apoiadores, objetivando a formação de uma chapa, de preferência que represente a renovação da nossa política”.

 

DO PP PARA O PSL

O ex prefeito Evandro Scaini (PSL) e a vereadora Maria Alice Luciano (PSL) filiaram Eder Carminatti, conhecido por ter deixado o celibato para se casar. Padre Eder era do PP na eleição passada. Não será candidato a vereador.

 

AINDA SEM EVENTOS

O secretário de Planejamento de Araranguá, Francisco Diello, foi ao encontro do grupo formado pelo pessoal do ramo de eventos e entretenimento.

O encontro foi na Sanga D’Areia, no Bento Centro de Eventos.

Por ora, ficou definido ‘aguardar a decisão do Governo do Estado’, que poderá liberar eventos já nos próximos dias.

 

A LISTA TRÍPLICE

Na noite desta quinta-feira (17), o PDT de Balneário Arroio do Silva, recebeu o deputado estadual Rodrigo Minotto e definiu que terá 3 nomes de pré-candidatos para a chapa majoritária: a vereadora Greyce Copetti, o empresário Everton Pinto e Jaime Silveira, da Praia da Caçamba (ex secretário e Obras).

A lista de pré-candidatos a vereador tem 16 nomes.

Em 30 dias, uma pesquisa irá definir o nomes do partido para as eleições.

 

NOTAS FINAIS

  • O Progressistas não foi sondado para assumir a Secretaria de Agricultura, garantiu o deputado Zé Milton (PP), que tem como suplente o ex presidente da Alesc, Silvio ‘Dreveck’.
  • MDB lança pré candidatura de Gislaine Cunha nesse sábado (20), às 18 h, ao vivo pelo Facebook da própria vice prefeita.