Search

Mudanças na Polícia Civil: três delegados trocam de posto

Depois de três anos, o delegado Lucas Fernandes da Rosa, deixa o comando da Divisão de Investigação Criminal (DIC), em Araranguá, e passa a responder pela Delegacia de Turvo.

Lucas Fernandes da Rosa

A ‘triangulação’ envolve a mudança do delegado de Turvo, Bruno Sinibaldi, para a Central de Plantão Policial (CPP) e o delegado Jair Pereira Duarte, que deixa a CPP e passa a comandar a DIC.

O delegado Lucas chegou a Araranguá para ocupar o posto deixado por Jorge Giraldi, afastado para responder ao processo que investigava a morte de Ivonete Mezari Genuíno, em 23 de Fevereiro de 2012.

O novo comandante da DIC chegou em 2016, sob o olhar apreensivo da comunidade, que acostumou com a presença e atuação de Giraldi, que estava desde 1995 em Araranguá. Era para ficar seis meses, acabou ficando 4 anos. E deu uma boa resposta à comunidade, com atuação firme em diversas operações, muitas prisões e resolução de diversos crimes.

“PORTARIA Nº 454/GAB/DGPC/SSP, de 12/04/2016. O Delegado Geral da Polícia Civil e.e., no uso de suas atribuições [….], resolve DESIGNAR, LUCAS FERNANDES DA ROSA, Matrícula nº 0658662701, DELEGADO DE POLICIA DE ENTRÂNCIA INICIAL, lotado na DELEGACIA DE POLICIA DE COMARCA TURVO, para prestar serviços na 1ª DELEGACIA DE POLICIA DE COMARCA ARARANGUA, pelo período de 06 (seis) meses, com efeitos a contar de 20/04/2016. MARCOS FLÁVIO GHIZONI JÚNIOR – Delegado Geral da Polícia Civil e.e. Cod. Mat.: 368158”.

 

O delegado Lucas Fernandes da Rosa divulgou nota em sua página do Facebook no início desta manhã.

NOTA NA ÍNTEGRA:

“Comunico que a partir do dia 05/05/2020, deixo de ser titular da Divisão de Investigação Criminal de Araranguá/SC e passo a exercer minhas funções na Delegacia de Polícia da Comarca de Turvo/SC.

Foram três anos e cinco meses atuando como coordenador da DIC de Araranguá, onde vários avanços foram obtidos.

Inicialmente destaco que a unidade não possuía local físico, sendo obtido nesta gestão, espaço físico distinto da Central de Plantão Policial, policiais foram lotados na unidade e toda a estrutura administrativa que ainda não existia constituída.

Outro avanço administrativo, foi o incremento de veículos na frota da unidade, obtido graças a operações voltadas contra o crime organizado, consistindo em cinco novos veículos na frota da Polícia Civil.  

No campo investigativo, destaco o número de pessoas presas desde o início desta gestão, onde seguramente passam de 200 criminosos (traficantes, assaltantes e homicidas).

Várias foram as operações policiais, que somam mais de uma dezena, envolvendo policiais de toda a região, as ações policiais abrangeram diversos bairros da cidade de Araranguá, tendo resultados expressivos no combate ao tráfico de drogas e organizações criminosas.

Um dos principais focos desta gestão foi atuar no combate ao crime organizado, sendo desbaratado, por meio de investigações realizadas pela DIC, uma das maiores Organizações Criminosas já investigadas no município, ocasião que foi deflagrada a operação ARMAGEDÕN, onde mais de 30 pessoas foram indiciadas e presas, 17 veículos apreendidos, diversos imóveis sequestrados, mais de uma dezena de contas bancárias sequestradas com aproximadamente meio milhão de reais em valores.

No combate aos crimes de homicídios, também atuamos para manter os elogiáveis níveis estaduais de resolução de crimes desta natureza.

Destacamos a agilidade e rapidez em solucionar casos graves, como por exemplo o homicídio da jovem Brenda Rocha de Carvalho de 14 anos de idade, que foi brutalmente assassinada por um covarde indivíduo que era de seu convívio. O caso que comoveu toda a região foi solucionado em apenas três dias, sendo o criminoso localizado na cidade de Torres/RS.

Outros casos de grande importância também foram solucionados, mas, para não me alongar, não os mencionarei.

Despeço me da cidade de Araranguá com o sentimento de missão cumprida, muitas horas foram dispensadas por uma causa maior, que é a segurança do cidadão de bem.

Estarei agora atuando na Delegacia de Polícia da Comarca de Turvo, trabalhando com o mesmo afinco e desejo que sempre tive de alcançar os melhores resultados, sempre à disposição da região. LUCAS FERNANDES DA ROSA – DELEGADO DE POLÍCIA”