Search

Mantido feriado da padroeira de Araranguá dia 4 de Maio

O padre Maxssuél da Rosa Mendonça, pároco do Nossa Senhora Mãe dos Homens, gravou um vídeo na tarde de quarta-feira (29) em que explicou que a Câmara de Vereadores de Araranguá havia suspendido a votação (retirado da pauta) a mudança na legislação que tratava da revogação do feriado.

Falou ainda da reunião agendada para a manhã desta quinta-feira (30), com o secretário de Planejamento do município, Francisco Diello, para ajustar este tema.

O paço municipal entrou no circuito para explicar que a orientação partiu da CDL, que havia informado que a decisão tinha sido tomada após consulta à Diocese.

Diocese de Criciúma e Santuário Diocesano emitiram uma nota oficial de descontentamento na tarde de 29/4 sobre tentativa de anulação do feriado de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

 

 

Nota oficial de descontentamento

Dizia a nota: “Na tarde desta quarta-feira, 29, a Assessoria de Comunicação Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, foi informada sobre o projeto de lei ordinária nº 007/2020 Executivo Municipal que tratava sobre o aproveitamento do feriado de Nossa Senhora Mãe dos Homens, a ser celebrado na próxima segunda-feira, 04/05/2020. Desta forma, a Diocese de Criciúma, por meio de seu bispo, Dom Jacinto Inácio Flach e do Santuário Diocesano, representado pelo seu reitor, padre Maxssuél da Rosa Mendonça e pelos vigários auxiliares, padre Oscar Paulo Pietsch e padre Richardson de Souza, e sua assessoria, vêm (veio) a público destacar que o Projeto de Lei de autoria do Excelentíssimo senhor prefeito Mariano Mazzuco que autoriza (autorizava) que a data seja (fosse) tratada como um dia útil de trabalho em todos os segmentos da sociedade, nos ambientes públicos e privados”.

 

E seguiu dizendo repreendendo o prefeito:

“Mesmo sendo um projeto excepcional para este ano de 2020, o Santuário Diocesano torna (tornou) público o seu descontentamento e não aprovação da tentativa do Executivo em retirar esse momento de fé e oração a ser celebrado pela comunidade de fé católica de Araranguá. O Santuário ainda destaca (destacou) que em nenhum momento foi consultado sobre tal possibilidade, como divulgado por alguns cidadãos da sociedade civil de Araranguá. Sabe-se que parte do comércio local estará aberto, devido ao acordo entre empregadores e empregados, como nota emitida pela Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, que dispõe sobre o aproveitamento de feriados, sendo que em translado à imagem deverá – se possível, no dia 04/05/2020, passar pelo Calçadão, berço do varejo local. Essa ação do Executivo Municipal é repreendida pelo Santuário, que sempre buscou promover diálogo com o poder público”.

 

A nota pediu que Câmara não votasse:

“Marcado para votação nesta quarta-feira, às 18h00, solicitamos que os senhores vereadores não aprovem tal proposta, pois o povo de Deus aguarda os momentos de fé que serão transmitidos por meio desta festividade”.

A nota, assinado pelo Santuário de Araranguá, 29 de abril de 2020, tem a assinatura do padre Maxssuél da Rosa Mendonça – Pároco e Reitor; Padre Oscar Paulo Pietsch – Vigário auxiliar; Padre Richardson de Souza – Vigário auxiliar; e Eduardo Souza – Assessor de Comunicação.

 

O OUTRO LADO

  

CDL pediu revogação do feriado de 04 de maio e abre nova consulta aos associados. Disse em nota que havia a anuência do Santuário:

 

“A diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araranguá (CDL) tem pautado as tomadas de decisões, sempre ouvindo o desejo dos associados e os interesses do setor. No caso da abertura do comercio no “feriado do dia 04 de maio”, por se tratar de um feriado religioso, e uma vez transferida a tradicional festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, começamos uma pesquisa com os associados e paralelamente. Com a presença de uma grande comissão junto ao padre Maxssuél (da Rosa Mendonça), pedimos o apoio e a benção da igreja, neste momento delicado e carente da nossa cidade. Recebida do pároco a aprovação e a promessa da benção na carreata que deve acontecer com a imagem da Nossa Senhora Mãe dos Homens pelas ruas cidade, encaminhamos também através de oficio, pedido para a Prefeitura revogar o feriado e assim abrir o comércio de forma plena. Com aprovação de todas as partes interessadas e envolvidas, a intenção da CDL era além da abertura plena de todos os setores produtivos, seria fazer um dia alegre, bonito e festivo no sentido de harmonia e paz”.

 

Sobre a manifestação da Diocese, a nota completou:

“Porém, depois da última manifestação da Diocese de Criciúma e do Padre Maxssuél, se posicionando contrários à solicitação, iniciamos uma nova consulta que deve encerrar no início da tarde de hoje (30), para definir a abertura, ou não do comércio no dia 04 de maio”.

 

FORA DA PAUTA

 

Pressão da Diocese mantém feriado em Araranguá: Câmara retira projeto de pauta

Na última sessão de Abril (ON LINE) Câmara Municipal, quarta-feira, 29, a pedido da Administração Municipal, o projeto que previa o aproveitamento do feriado de 04 de maio, quando é comemorado o dia da padroeira, Nossa Senhora Mãe dos Homens, foi retirado de pauta. O líder do governo, vereador Márcio Scarsanella (PP), o Tubinho, transmitiu a decisão aos demais vereadores.

A justificativa do projeto – que também tinha uma emenda apresentada pelo vereador, Pedro Paulo de Souza (PSD), era baseada nos impactos econômicos atuais e a necessidade dos setores produtivos funcionarem normalmente já que as festividades foram adiadas pela igreja para Agosto.

Em defesa da manutenção do feriado, o vereador, Jair Anastácio, disse que o feriado deve ser mantido em razão de uma programação estabelecida pela comunidade católica.

“Entendo a aflição do Comércio que vive um dos momentos mais difíceis, mas a Igreja preparou uma programação para que o fiel e devoto acompanhe mesmo que a distância exerça sua fé e devoção. Isso precisa ser respeitado e o governo foi sábio na decisão”, defendeu.