Search

PSDB QUER PDT JUNTO NO ARROIO; CIS AMESC; CÂMARA VIRTUAL; ÚLTIMAS DE BRASÍLIA E OUTROS PITACOS

DEPUTADA SE REÚNE COM VEREADORES

Quem passou pela região foi a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC), que disse que pretende voando com o presidente Bolsonaro (sem partido), até para para poder garantir os recursos para Santa Catarina. A referência é feita ao fato de que há um movimento pelo pedido de Impeachment, que negocia apoio do Centrão no parlamento para se manter com força e se livrar do risco de afastamento do cargo.

A deputada esteve em Balneário Arroio do Silva, onde se se reuniu com presidente da Câmara, Everaldo Caetano (PSDB), vereador Moranguinho (PSDB), e Márcio Macan (PDT), além do presidente do PSDB, Ricardo Feliciano.

Pelo que foi conversado com a deputada, PDT e PSDB estão afinados e podem compor aliança para as eleições deste ano.

 

CIS AMESC DIA 30

Aldoir Cadorin, o Zica (PSD), presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMESC – CIS Amesc, anunciou a transferência de ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que estava marcada para o dia 28 de abril de 2020.

A nova data é transferindo-a para quinta-feira (30), dia 30 de abril de 2020, às 08h00min.

Em pauta:

1) prestação de contas do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da AMESC referente ao mês de março/2020; 2) Andamento da Ação Judicial de Execução em desfavor do Sr. Ricardo Ghelere e recomposição do caixa do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da AMESC referente a esses valores; 3) Relatório das medidas implementadas pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da AMESC para enfrentamento da Pandemia do COVID19 e adoção de novas estratégias; e 4) Assuntos Diversos.

FUNDO PARA A SAÚDE

Foi sancionado pelo governador Carlos Moisés (PSL), na última semana, o projeto de Lei do deputado estadual Zé Milton (PP), que assegura a manutenção dos recursos destinados aos Hospitais Filantrópicos e municipais catarinenses.

A Lei 17.931/2020 altera a redação de uma lei já existente, a 16.968, de 2016, que institui o Fundo Estadual de Apoio aos Hospitais Filantrópicos (R$ 31 milhões) para permitir a aquisição de equipamentos, como respiradores e EPI’s, manutenção e fluxo de caixa das instituições.

Na prática, o projeto assegura que o Estado pague na integralidade os valores dos contratos com os Hospitais, assim como, utilize o Fundo que era de uso para as cirurgias eletivas, suspensas neste período de combate ao COVID 19, para a compra de equipamentos e pagamento de pessoal.

CÂMARA SEGUE VIRTUAL

Os vereadores de Araranguá resolveram manter as sessões virtuais como medida de prevenir a propagação do Coronavírus, e permitir a participação de todos os representantes da casa. Nesta segunda (27), o encontro serviu para discutir pedidos de informações e oito indicações – todos aprovados.

Na palavra livre Jacinto Dassoler (PP) falou de trabalhos de secretarias municipais; Adão Vieira dos Santos (PSD) falou de campanhas solidárias; Jair Anastácio (PT) falou do crime que chocou Lagoão – morte da Eliane Galega; Igor Batista (PL) falou de Meio Ambiente; Ronaldo Soares (PDT), falou de obras no bairro Jardim Cibeli, como a recuperação do Açude Mané Angélica.

As próximas sessões acontecem terça-feira (28), e quarta-feira (29), às 18 hs online nos canais da Câmara Municipal.

“GUEDES É QUEM DECIDE A ECONOMIA”

Logo cedo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou com a imprensa após uma reunião com os ministros mais ligados à área econômica.

Reuniu-se com Paulo Guedes (Economia), Tereza Cristina (Agricultura), Roberto Campos Neto (Banco Central) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura).

Na reunião, o presidente tratou de acalmar os ânimos com o ministro Guedes, que era considerado um dos superministros, ao lado de Sérgio Moro, que deixou Ministério da Justiça e Segurança Pública, logo depois de outra “estrela” recente do governo, Luiz Henrique Mandetta, que deixou a pasta da Saúde.

A partir do momento em que o presidente autorizou que o ministro-chefe da Casa Civil, Gal. Braga Neto, lançar o Plano Pró-Brasil (muito de marketing) sem a presença de Guedes, o clima ficou pesado. Sobretudo porque o ministro da Economia é contra “abrir torneiras”, aumentar os gastos públicos.

Após a reunião Bolsonaro, ao lado dos ministros que participaram da reunião, o presidente Bolsonaro falou à imprensa que é “Guedes quem decide a economia”.

Acalmou o mercado financeiro, que estava preocupado com uma possível saída de Paulo Guedes.

“GABINETE DO ÓDIO”

A ex líder do governo Bolsonaro na Câmara, deputada federal Joyce Hasselman (PSL/SP), abriu nesta segunda-feira (27) o verbo na CNN contra o presidente – para quem trabalhou muito para eleger, e seus filhos (Carlos, Eduardo e Flávio).

Detonou o “gabinete do ódio” que funciona dentro do Palácio do Planalto, que, segunda a deputada trabalha no ataque a desafetos. A questão está em debate na CPMI das Fake News.

Hasselman disse que Bolsonaro queria controlar o PSL e os recursos do Fundo Partidário, o que criou uma briga com o presidente Luciano Bivar. Disse que a troca da superintendência da Polícia Federal de Pernambuco mirava em pressionar Biva em seu estado.

A parlamentar é contra a nomeação de Alexandre Ramagem para a Policia Federal: “é Carlos Bolsonaro dentro da Polícia Federal”.

Relatou que o filho, Carlos, queria antes criar uma “Abin paralela” para investigar aliados, com Alexandre Ramagem no comando. A medida foi vetada pelo General Santos Cruz, que acabou criando a instabilidade que o fez deixar o cargo.

Sobre os nomes indicados pelo presidente para a Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública a deputada disse: “É uma chavismo de direita de disfarçado”.

“Lamentavelmente ajudamos a eleger um presidente que enganou o Brasil. Agora temos que ajudar a consertar o erro”, disse a deputada, que é pré-candidata a prefeita de São Paulo.

Joyce Hasselman fez uma série de acusações, pesadas, que precisam ser provadas.

NOVO NOME PARA SJSP

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode voltar atrás e não indicar Jorge Oliveira, atual secretário-geral da Presidência, aconselhado pelos ministros. O presidente foi convencido de que Oliveira é imprescindível na pasta que ocupa.

André Mendonça, da Advocacia Geral da União (AGU), passa a ser o nome avaliado para o cargo.

CENTRÃO QUER “ESPAÇO”

O Centrão fez uma lista de nomes para o Palácio do Planalto para o caso de “abertura de vagas” para PP, Republicanos, PSD e PL.

O deputado federal Fábio Salustino Mesquita de Faria (PSD/RN), que é casado com a filha de Silvio Santos, Patrícia Abravanel, está fazendo lobbie para ser indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia, onde está hoje o astronauta Marcos Pontes.