Search

Em manifesto, empresários pedem mais diálogo ao governo de SC

Nesta quinta-feira, o Conselho das Federações Empresarias de Santa Catarina (Cofem), grupo que reúne empresários de todos os ramos, divulgou uma nota em que pede mais diálogo ao governo de Carlos Moisés da Silva. A reclamação surgiu após o grupo econômico montado pelo governo – e que tinha participação do Cofem – perder importância nas decisões sobre a crise do Coronavírus.

O esvaziamento do grupo também refletiu na Assembleia. O deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB), escolhido pela Casa para auxiliar o Executivo na tomada de decisões anunciou na última segunda-feira (13) que deixou o posto, já que o resultado das discussões do grupo econômico não estavam surtindo efeito prático.

Nesta quinta-feira, durante coletiva de imprensa, o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, disse que os empresários desde o início se colocaram a disposição ao diálogo e que o grupo econômico era importante para combater a crise, mas que não há encontros desde a semana passada.

“Colocamos a visão da indústria, do comércio, dos serviços de Santa Catarina com relação ao isolamento. Repito que a posição do Cofem é de, em primeiro lugar, se preservar a vida das pessoas, mas sempre com um olhar muito atento à economia […] Infelizmente, desde quarta-feira [9] esse conselho não se reuniu mais, o que na nossa visão é uma perda”, disse.

Na nota, o Cofem diz que “é fundamental encontrar uma equação que permita garantir a saúde das pessoas e, também, a subsistência delas. Isso, por sua vez, depende da sobrevivência de nossas empresas e da possibilidade de manutenção dos respectivos empregos que elas geram”.

“As reuniões, que eram diárias, foram suspensas e o diálogo interrompido. Causa estranheza ao Cofem, como membro do grupo de trabalho, tomar conhecimento, pela imprensa, de decisões importantes tomadas pelo Governo”, ressaltam as entidades.

O Cofem é composto pelas Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) e das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc).