Search

A pré-eleição no Arroio; Meleiro e outros pitacos

DEPOIS DA FILIAÇÃO DE SCAINI, COMEÇA A PRÉ-CAMPANHA

A chegada de Evandro Scaini ao PSL foi cercada pela montagem de um grupo em torno dele e das “promessas” de Carlos Moisés da Silva (PSL). O governador colocou na lista de prioridades para o município de Balneário Arroio do Silva, obras como o complemento do Acesso Sul; Calçadão da Beira Mar Norte; e uma ciclovia na SC-447.
Tanto é que Scaini disse, em dado momento de seu discurso, que o Arroio “for atendido”, haverá recíproca de trabalho para o governador e para o deputado federal Fábio Schiochett nas eleições de 2022.
No encontro da manhã de sábado (14), Scaini disse que o deputado teria que abonar 300 fichas. É este o tamanho inicial do PSL.
Sem garantir que será o candidato do PSL nas eleições de 4 de Outubro – apesar de que todo o Arroio já sabe é ele mesmo, o néo-pesselista chamou o público presente a ir a campo para trabalhar nestas eleições.
Evandro agora tentará aglutinar em torno de si outros partidos, já que existem 7 nomes apontados até agora.

 

MUITAS CONJECTURAS

Na eleição de 2016, o candidato vencedor, Mineiro da Farmácia (então PSD), liderou uma coligação que tinha PRB / PTB / PR / PPS / PSDB / PRP / PSD.
Destes, devem ficar esvaziados ou com pouca expressão PRB/Republicanos; PTB; PPS/Cidadania; PRP e PSD (que perdeu os aliados de Mineiro; o grupo de Greyce Copetti; e agora de Scaini).
Além do PSL, que não disputou as eleições de 2016, PSDB e PL apresentaram pré-candidatos a prefeito.
A outra coligação, de Fernando Borges (PP), tinha PP / PMDB / PC do B / SD / PSB / PDT / DEM / PT / PV.
PP; Solidariedade e PV tem pré-candidato.
O MDB está mais próximo de Scaini (PSL); e PDT deve vir com força com a chegada de Márcio Macan, Gila Borges, Giovane da Silva, entre outros.
Por causa do
Devem sofrer um esvaziamento o PSB (que perdeu Jairo Borges, que voltou ao PP; e deverá perder Moranguinho); o PC do B e o Democratas.

 

BOLSONARO E MELEIRO

Lucas Zanette, sobrinho do presidente da Cersul, Jonnei Zannette (ex-prefeito de Meleiro), estava em Brasília na manhã deste domingo, antes das manifestações pró-Bolsonaro. Esteve próximo ao presidente e pediu um abraço para Meleiro.

 

MELEIRO: VEREADOR SE FILIA AO PARTIDO DO VICE-PREFEITO

Nas eleições de 2016, o prefeito de Meleiro, Eder Mattos, então no PSB, teve eleitos com ele dois vereadores: João Nazário (PSB) e Kaká Salvaro (PSB). Este ano, o Mattos trocou o PSB pelo PL.
Este final de semana teve duas mudanças nas filiações e foram justamente dos dois vereadores.
Kaká Salvaro descolou do prefeito, se filiou ao PSDB e se aproximou do vice-prefeito Rogildo Bordignon (PSDB) que é pré-candidato a prefeito contra Eder.
João Nazário, por sua vez, se filiou ao PDT, com aval de Santina Izé, que concorreu em 2016 pelo PSD contra Éder Mattos, e deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT). Pelo acordo, o PDT deverá estar na chapa.
A tendência é de Eder Mattos com Santina de vice, mas isto passa por uma questão. Santina é aliada histórica de Vitor Hugo Coral, que é o nome do Progressistas para as eleições.

 

DIEGO FICA

O PDT distribuiu uma nota oficial que garante a decisão tomada pelo vereador Diego Pires de permanecer na sigla e concorrer à reeleição na Câmara de Vereadores pelo partido. Garantiu que “seu compromisso com a legenda e todo o grupo do PDT continua forte de indissolúvel.

 

VAI PELO PL

O Movimento Endireita Araranguá apresenta nesta segunda-feira (16) o nome de seu candidato para compor o time do PL de Primo Junior.

Como se trata alguém da reserva da Polícia Militar, apenas se filia quem concorre a um cargo público. 

Tendência é que seja Heraldo da Silva, filho do Mané Rufino.

 

PL TEM NOME A PREFEITO

O empresário Antônio Silveira Machado Júnior, o Tonhão, foi definido como pré-candidato a prefeito em Passo de Torres, pelo PL, junto com um grupo de lideranças.
A operação foi acompanhada pelo deputado estadual Felipe Estêvão (PSL), dentro do acordo do grupo bolsonarista que fica no PL até a Aliança Pelo Brasil ficar autorizada.