Search

Ação de limpeza recolhe mais de 7mil bitucas de cigarro de orla

Baln. Gaivota

Aconteceu, neste domingo, dia 8, o 2° Lixo Zero RS/SC, uma ação de limpeza de praia em 5 cidades do litoral norte gaúcho (Torres, Arroio do Sal, Cidreira, Imbé, Atlântida Sul) e em Balneário Gaivota (SC), extremo-sul catarinense. Na praia catarinense, a ação foi coordenada por integrantes do Projeto Praia Limpa Gaivota, que promove iniciativas de educação ambiental na cidade desde 2017.

O evento deste fim de semana, a limpeza de praias acontece simultaneamente, com objetivo de quantificar o lixo encontrado nas orlas. Coordenada por Alex Sanson, fundador do Praia Limpa Torres, a iniciativa reuniu mais de 200 voluntários, que se mobilizaram em todas as ações dividido entre os projetos ambientais Mutirão Rosa dos Ventos em Atlântida Sul, Eco-Imbé na cidade litorânea de Imbé, e Ecosurf em Arroio do Sal e Cidreira.  

Segundo a bióloga Michele Fanfa, do Praia Limpa Gaivota, os tipos de lixo mais encontrados durante a limpeza foram bitucas de cigarro (7,551 itens), pedaços de plástico (3,551) e pedaços de papel (782 itens). Além destes, outros materiais inusitados foram achados pelos voluntários, como resistência de refrigerador; Limpador de para-brisa; Tapete veicular; Fogos de Artifícios; e embalagem de picolé fabricada em 2013.

Em Balneário Gaivota, além da recolha de lixo da praia, foram colocadas três placas pintadas com frases elaboradas a partir de uma atividade de educação ambiental com alunos do 5 ano da EEb. Praia da Gaivota.

Michele chama atenção para a importância da conscientização sobre o impacto das bitucas de cigarro no meio ambiente, pois elas possuem mais de 4 mil substancias tóxicas e poluem nossas águas e solo, causando mal tanto para os animais como para os seres humanos. “Esse micro lixo foi o mais encontrado na ação de domingo”, conclui.

Fotos: Carlos Dias Viana