OS NOMES DA SAÚDE
Balneário Arroio do Silva produziu algumas lideranças a partir de sua atuação na saúde. O ex secretário José Luiz de Oliveira, o Juquinha (sem partido), quando era filiado ao PT, chegou ocupar cargo federal como superintendente da Funasa para Santa Catarina. Foi depois eleito, em 2012, o vereador mais votado do Arroio (549 votos), e cogitado para chapa majoritária. Em 2019 deixou a Secretaria e se afastou da política.
A ex secretária Graziela Minatto, que foi diretora da Policlínica Regional (IMAS), chegou a gerente regional de Saúde na extinta Secretaria de Desenvolvimento Regional. Está no IMAS, mas irá trabalhar no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio.
Patrícia Jones Paladini, também ex secretária, foi gerente de Saúde na SDR (depois ADR) e agora teve o nome cogitado para se filiar ao Partido Liberal e participar de uma chapa majoritária. O assunto foi abortado após o PL fechar acordo com outro grupo.
A enfermeira Greyce Copetti (PSD), que foi coordenadora da Unidade de Saúde Paulo Lupinn, foi a segunda vereadora mais votada em 2016 (575 votos). É cogitada para estar na chapa majoritária.
O vereador Paulo Martins dos Santos Júnior, o Chocolate da Saúde, que foi presidente do MDB local, está em seu terceiro mandato e é o atual secretário da Saúde do Arroio.
PL LOCAL X REGIONAL
Esta liderança traz naturalmente interesse dos partidos políticos.
Neste momento, os nomes de Patricia Paladini, gerente de projetos do IMAS, e da vereadora Greyce Copetti (PSD), estavam na mira do Partido Liberal.
Enquanto Patrícia foi procurada por Felipe Estêvão (PSL – dissidente e apoiador de Bolsonaro) e tratava do assunto com o presidente local, Valdir Zeferino, o PL regional, coordenado por Márcio Búrigo, fazia contato com Greyce.
Faltou comunicação entre o PL local e o PL regional/estadual.
Sobre o assunto, Márcio Búrigo disse à coluna: “Sobre […] a Patrícia, não posso nem falar, pois jamais fui procurado por ela e/ou por outras pessoas para tratarem disso comigo, na condição de coordenador do PL aqui na região”.
O PL local cogitava filiar Patrícia Paladini para ser inclusive vice de Evandro Scaini, que deve ir para o PSL agora em março. A operação seria abortada, porque o PSL está fora do arco de alianças graças a briga de Moisés e os bolsonaristas.
FICHAS ABONADAS
Márcio Búrigo convidou o grupo político de Greyce Copetti (PSD) a ir até Criciúma para se filiar ao PL. Como a janela está se abrindo esta semana, a vereadora, o marido, ex secretário de Planejamento Anderson da Silveira, ex secretário de Obras Jaime Silveira, entre outras lideranças, já assinaram a ficha.
DESABAFO PESADO
Anunciada a filiação, Patrícia Paladini foi às suas redes sociais e lançou uma nota de esclarecimento:
“Alguns meses recebi carinhosamente uma proposta de um grupo de fazer uma política buscando a renovação. Aceitei e coloquei o nome à disposição a pedido do PL municipal para pré-candidatura à Prefeitura do município. Fiquei feliz em estar em grupo com pessoas leais e cheias de planos para um Arroio melhor. Mas, a repercussão depois da nota publicada na quarta-feira (26), deixou muita gente apavorada. Gente que age como gafanhotos que invadem plantações e devoram, e assim fazem mais na frente, porque nunca plantam nada. Neste grupo entram alguns gafanhotos, e quando foram impedidos de devorar mais uma plantação, usaram da manipulação e dos manipuladores para prejudicar um projeto limpo e descente. Deixo meus agradecimentos a todas as ligações e mensagens que recebi de pessoas no município e fora dele, meus familiares amigos e pessoas que eu nem conhecia, me parabenizando pela postura que tive, de não fazer conchavos nem tão pouco deixar ser manipulada. Sigo fazendo meu trabalho, na área da saúde, que sempre fiz estando ou não em cargo público. Meu coração não é nobre, é de verdade, cabe somente quem merece porque aqui falsidade não prevalece”.
A nota não aponta o destinatário, mas é endereçada à vereadora Greyce.
Patrícia irá conversar com Valdir Zeferino nesta segunda-feira (2), que havia dito que a montagem do partido seria feita pelo PL de Balneário Arroio do Silva.



