Search

São José faz reunião sobre protocolo do coronavírus após confirmação do 1°caso no país

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira, dia 26, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) em um brasileiro. No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país, sendo dois em Santa Catarina. Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.  

Com o diagnóstico dos casos da doença respiratória no Brasil e em outros países do mundo, profissionais do Hospital São José de Criciúma se reuniram nesta quarta-feira, para falar de precauções, dúvidas e ações que devem ser tomadas caso haja registro do Coronavírus na região. 

Os colaboradores da entidade já foram informados sobre a doença, formas de contágio e prevenção, e estão sendo treinados para o atendimento de possíveis casos. “O HSJosé e suas equipes estão em alerta, acompanhando todas as informações no país e no mundo. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) já está monitorando a situação e mantendo a equipe sempre atualizada, principalmente quanto às medidas de prevenção aos pacientes e colaboradores. Já possui rotina estabelecida para sintomáticos respiratórios assim como estrutura de atendimento para os mais diversos casos”, esclarece o diretor técnico do HSJosé e médico infectologista, Raphael Elias Farias. O médico ainda comenta que a equipe se atualiza, diariamente, sobre as novidades que cercam o coronavírus e seu contágio pelo mundo.

Ainda de acordo com o médico, se houver a confirmação de casos na região, os hospitais de referência para este tipo de atendimento em Florianópolis (Hospital Nereu Ramos e Hospital Joana de Gusmão para jovens até 15 anos) estão preparados para os possíveis encaminhamentos do paciente. Um monitoramento constante é realizado em todo o país, e há uma atualização diária dos possíveis casos investigados da doença no país. “É muito importante que, sempre que necessário, as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação e/ou orientação”, esclarece o especialista.

O Ministério da Saúde orienta que só é considerado caso suspeito do novo coronavírus pacientes que apresentem os sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar. O paciente ainda precisa ter viajado para área com transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas. 

Fonte: Aline Bauer / Jornal Enfoque Popular