Search

Ministério reserva R$250 milhões para cirurgias eletivas

Focando em diminuir as filas por cirurgias eletivas, o Ministério da Saúde reservou R$ 250 milhões a mais para aumentar o número dos procedimentos a serem realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os repasses começam a ser feitos já em janeiro para diminuir as filas para 53 tipos de procedimentos, inclusive aqueles de maior demanda, como os oftalmológicas, para tratamento de catarata e de suas consequências, e para tratamento de doenças da retina, seguida de cirurgia para correção de hérnias e retirada da vesícula biliar.

Dados registrados no sistema de informação do SUS mostram que em 2018 foram realizadas 2,4 milhões de cirurgias eletivas. Até outubro de 2019, foram 2 milhões de procedimentos realizados em todos os estados brasileiros.

Os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela organização e a definição dos critérios que garantam o acesso do paciente aos procedimentos cirúrgicos eletivos, podem se programar para utilização os recursos de acordo com as demandas da população de cada estado. Confira o valor do repasse por estado.