Search

Avante apoia PSL; POST TV 1 ano; Enfoque 10 anos;

AVANTE DECLARA APOIO AO PESSELISTA

Na noite desta quarta-feira (20), como já havia sido previamente anunciado por esta coluna, o Avante 70, partido recém criado em Araranguá e que tem como fundador, o servidor da Receita Federal Rodrigo Melzi, e que é presidido pelo empresário Jonas Sombrio, anunciou que irá apoiar a pré-candidatura de Ricardo Ghellere (PSL) a prefeito do município.

A expectativa é que a candidatura de Ghellere tenha apoio ainda do Podemos, que hoje tem como presidente Aquiles “Kila” Ghellere. Outra possibilidade real é o PTB, presidido por Juliandro Jacques participe do mesmo projeto.

A estratégia do PSL é hoje agregar partidos menores para ter mais força no tabuleiro do xadrez político local. Ir para uma negociação com PSL/ Avante/ Podemos/ PTB torna a candidatura mais atrativa, e pode trazer como vice até mesmo algum partido mais tradicional, com exceção do PT, que é inimigo declarado.

Como estes partidos não podem se coligar na chapa proporcional, a tendência é que cada um destes busque uma das 15 vagas na Câmara em 2020.

É inegável que PP, MDB e PT sejam ainda as maiores forças políticas locais, mas o PT tende a ser vice de PP ou MDB, ou nem mesmo lançar nome para majoritária.

O PP deve ir de Mariano Mazzuco ou Daniel Viriato e o MDB de César Césa. Primo Junior é pré-candidato.

Estes devem mesmo ser o nomes postos para a disputa em 2020.

 

 

ARROIO E A CRISE DE 2014

Depois de meses de silêncio, o ex-prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (PSD), resolveu romper o silêncio sobre as críticas que vem recebendo nos últimos meses, especialmente sobre a movimentação na Câmara de Vereadores do município que abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar se houve irregularidades nas obras do Ginásio de Esportes da Praia dos Golfinhos, e sobre a CPI que deve ser aberta para apurar se houve favorecimento nas licitações do ano de 2014.

 

POR QUE PAROU?

Na entrevista que concedeu ao colega Saulo Machado, Scaini detalhou os passos que fizeram com que o ginásio chegasse ao estado que chegou, com a queda do telhado, que, por sinal, já apresentava sinais de corrosão. A obra paralisada é o principal motivo do prejuízo que ela gerou.

A empresa que executava a obra, Antares, teve muitas dificuldades para receber do Governo Federal, tanto que ela desistiu, jogou a toalha. Sem pagamentos, o cronograma das obras teve mesmo que ser adiado, prazos deixaram de ser cumpridos.

A CAÇAMBADA

Em uma ocasião, mesmo com a responsabilidade de fazer o aterramento do piso, como solução a Prefeitura chegou a usar os caminhões para tirar areia das praias do lado sul. Mateus Lessa, motorista da caçamba (falecido em 20 de janeiro), se estivesse vivo, poderia contar quantas cargas de areia descarregou no ginásio em 2014.

Foi uma forma de tentar manter a obra em andamento, já que “os cofres do governo Dilma Rousseff” só tinham olhos para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Sem recursos a obra parou, assim como diversas outras em todo o país.

 

PÉ NA ESTRADA

Quem estará em Brasília dia 26 e 27 de novembro é o empresário do entretenimento, Joelson Mendes de Medeiros, o popular Xororó da X9 Produções.

Participa do 4º Congresso Brasileiro de Promotores de Eventos, promovido pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), no Royal Tulip Hotel, que costuma hospedar lideranças do mundo todo.

 

SHOW DE 1 ANO

Xororó, que traz a dupla Zé Neto e Cristiano em 4 de janeiro a Araranguá, na Arena de Show do Caverá, evento que irá comemorar 1 ano de POST TV na Web e nas plataformas digitais.

 

UMA DÉCADA

Estreia na edição de 20 de março o novo projeto gráfico do Jornal Enfoque Popular, que irá apresentar novidades até o dia 30 de Abril, quando o veículo comemora 10 anos de fundação.

As mudanças acontecem de forma gradual e serão anunciadas ao longo dos meses que comemoram 1 década do diário.

Uma série de atrações estão sendo preparadas para apresentar ao mercado e aos leitores, especial razão de existir do jornal.

 

NOTA DE REPÚDIO

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia, com veemência, a ação da Polícia Militar de Santa Catarina contra o repórter Jairo Silva Junior, da Rádio Transamérica de Curitiba (PR), durante cobertura do jogo entre Criciúma e Paraná, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC). Ao registrar as agressões por parte de policiais militares a funcionários da equipe do Paraná, Jairo foi detido e conduzido à delegacia e teve o aparelho celular apreendido.

Nada justifica a agressão a um repórter que está devidamente identificado como imprensa e no exercício da profissão. A plena liberdade de informação jornalística está garantida na Constituição Federal e não pode, em qualquer circunstância, ser desrespeitada.

A ABERT pede às autoridades locais a apuração dos fatos e punição dos responsáveis.

 

REFRESCO NA MEMÓRIA

Em 2016, o então prefeito Scaini sairia do cargo e queria mostrar que tinha força política para eleger seu sucessor. Deixou de apoiar uma dobradinha natural com seu vice-prefeito, Fernando Borges (Progressistas) com o PSD de vice, que teria uma chapa invertida já que Borges o apoiou em 2012.

O PSD decidiu que não abriria mão de indicar um cabeça de chapa. Então começou a “fabricar um candidato”. Pegou um cidadão sem experiência pública e colocou como candidato à sucessão de Evandro. Trabalhou quase um ano até que a população enxergasse em Juscelino da Silva “Guimarães como o sucessor de Scaini.

O PSD lançou chapa pura, trouxe o experiente Carlos Scarsanella de vice. Venceu as eleições.

A transição do governo Scaini-Mineiro foi em paz, mas depois, azedou a relação. O prefeito Mineiro quis marcar território, mostrar que era o prefeito. O afastamento aconteceu ao natural.

Evandro se candidatou a deputado estadual, mas Mineiro apoiou Júlio Garcia (PSD). Sem espaço no PSD local, o prefeito decidiu sair do partido, foi para o PSDB. Antes, fez uma série de mudanças no time que herdou de Scaini.

Agora, com a aproximação de Mineiro do grupo de Everaldo “Chapelão” Caetano (PSDB), a relação foi para o espaço, e até as eleições de 2020 só tendem a piorar.

 

COM O CAPITÃO

O deputado federal Daniel Freitas participa da convenção de criação do novo partido de Jair Bolsonaro, na manhã desta quinta-feira (21), em Brasília. Já decidiu que estará entre os 30 nomes que deixam o PSL para se filiar à Aliança pelo Brasil (APB).

Freitas esteve com o presidente e reafirmou seu compromisso em acompanhá-lo. Bolsonaro gravou um vídeo, em que enalteceu Daniel e falou da ingratidão de alguns.

 

ZONA AZUL SAIU

Nesta quarta-feira (20) foi encaminhado o processo para contratação de cerca de 30 monitores em um processo seletivo para atender o estacionamento rotativo.