Search

SEGUE EM ORGANIZAÇÃO; RESPINGOU UMA VERBA; E OUTROS PITACOS

PRINCÍPIO A DEFENDER: A INDEPENDÊNCIA ENTRE OS PODERES

A Câmara de Vereadores avançou nos últimos anos. A partir da gestão de Rodrigo Turatti como presidente, o Poder Legislativo se mudou para uma sede fora da Prefeitura Municipal – era no segundo piso do paço municipal.

Turatti alugou a antiga sede do Centro de Treinamento da Empresa União quando Primo Menegalli havia se reelegido prefeito (2001-2004).

Depois, na gestão de Jairo do Canto Costa, quando Mariano Mazzuco foi eleito (2005-2008), iniciou o projeto da construção da sede própria. A obra foi concluída na gestão de Lourival João, o de o Cabo Loro.

Ainda na gestão de José Hilson Sasso foram feitos outros investimentos em mobiliário. Depois Ozair Banha da Silva e Rony da Silva também tiveram que usar recursos para reparos no prédio.

Mas, foi na gestão de Daniel Viriato Afonso (PP) que houve o maior avanço do ponto de vista administrativo-financeiro. Com austeridade nos gastos, em suas duas gestões, e com apoio dos 15 vereadores, haverá uma economia superior a R$ 4 milhões. Na atual gestão, não haverá gastos com diárias, houve redução de vantagens.

De fato, a mudanças dependeram da decisão do gestor do momento, mas só aconteceram de fato por causa da independência entre os poderes. A cidade precisa ter um Legislativo forte, enxuto, representativo das 30 comunidades e desatrelado do Poder Executivo.

PRESSÃO POPULAR

Está havendo um ruído entre a Câmara de Vereadores de Araranguá e um grupo de 13 entidades, que formam o chamado Comitê de Entidades. O grupo está no firme propósito de reduzir o percentual do repasse do duodécimo ao Poder Legislativo.

Para isto, lançam em conjunto nesta quarta-feira (6), 15 horas, no Auditório da CDL, a campanha “Menos é Mais Araranguá”. As entidades querem criar um projeto de lei popular para diminuir o subsídio dos vereadores e também o valor do repasse do duodécimo à Câmara de Vereadores, que hoje é de até 7% da Receita Corrente Líquida (RCL).

SEGUE EM ORGANIZAÇÃO

A liderança do Podemos de Araranguá, sob o comando de Aquiles “Kila” Ghellere, esteve reunida no último final de semana.

O grupo analisou o cenário da política local e traçou estratégias para formação de uma nominata representativa de candidatos a vereador. Também colocou como prioridade a lista de candidatas mulheres, que tem que atingir 30% do total de 21 nomes no limite. Ou seja, pelo menos 7 candidatas. Ainda em novembro haverá um encontro para formação do Diretório Municipal do Podemos.

MELHOR GESTÃO

O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) coloca Turvo como o município de melhor gestão fiscal dentre todas as prefeituras do estado de Santa Catarina.

No índice, calculado pela Federação das indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), Turvo lidera quatro indicadores: autonomia (ter receita própria para pagar as contas), gasto com pessoal, investimento e liquidez. O município tem a mais bem gerida Prefeitura do estado, com um coeficiente de 0,9892 pontos de um total de 1,0 possíveis

MARIA GARCIA PESSI

Na manhã desta terça-feira (5), em Florianópolis, o deputado estadual Zé Milton (Progressistas) esteve reunido, com o secretário de Educação, Natalino Uggioni, para cobrar um desfecho para a retomada das obras da Escola Maria Garcia Pessi, no bairro Cidade Alta, em Araranguá. Na reunião o secretário assinou o empenho no valor de R$ 479 mil para a conclusão das obras.

Segundo o secretário, até o dia 14 de novembro será publicado no diário oficial, e a retomada da obra deve iniciar na semana seguinte.

“Após muita cobrança, idas e vindas conseguimos vencer a burocracia e reiniciar as obras da nossa escola”, ponderou Zé Milton e informou que conforme o contrato a reforma e ampliação da escola será finalizada até 31 de dezembro.

Como o governador Carlos Moisés (PSL) estará na sede da Amesc dia 14 para anunciar a ponte em Hercílio Luz, deve voltar a anunciar o retorno das obras.

RESPINGOU UMA VERBA

Mesmo depois de ter deixado o posto de deputado estadual, Manoel Mota (MDB), que hoje está vinculado ao gabinete do deputado federal Celso Maldaner (MDB), ainda pode entregar recursos para a região do Vale do Araranguá.

O município beneficiado foi Santa Rosa do Sul, que recebeu um micro-ônibus proveniente de uma emenda impositiva do governo anterior, de Raimundo Colombo (PSD) e Eduardo Moreira (MDB).

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O prefeito Tiago Zilli (MDB) e o vice-prefeito Edson Jair “Piska” Dagostin (MDB), reuniram secretários municipais, vereadores, diretores, chefes de setores e a Assessoria Jurídica na manhã desta segunda-feira (4), no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi.

Cada setor da Administração fez sua explanação sobre as atividades do ano de 2019 e o planejamento das próximas ações.

O prefeito Tiago aproveitou para assinar portaria que alteração a carga horária de parte de professores efetivos da rede municipal de ensino, de 20 para 40 horas semanais.

FRASE HISTÓRICA

“Aos amigos os favores, aos inimigos a lei” – Nicolai Maquiavel.