Search

Filiação do prefeito de Meleiro ao PL; a saída de Aldo do PSD e outros pitacos;

PREPARAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DE 2020

O senador Jorginho Mello (PL) cumpriu agenda no Sul do estado neste final de semana. A agenda começou quinta-feira (24) em Criciúma.

A agenda de sexta-feira (25) na Amesc foi das mais movimentadas. Depois de se encontrar com Clésio Salvaro (PSDB), na capital do carvão, em Araranguá, também acompanhado de Márcio Búrigo (PL) – coordenador do PL no Sul do Estado, Mello se encontrou com o vice-prefeito de Araranguá, Primo Junior.

A conversa foi em torno da possibilidade de Primo ser candidato a prefeito em 2020. O senador, que é presidente do PL estadual, colocou o partido à disposição de Primo. Disse que ele terá estrutura para ser candidato nas próximas eleições.

Depois o grupo seguiu para uma conversa com vice-prefeito de Jacinto Machado, Aldo Brognoli, e um grupo de lideranças que, com ele deixaram o PSD.

Aldo e o grupo foram convidados a se filiar ao PL, mas ficou de responder mais adiante.

À noite, em Meleiro, o prefeito Eder Mattos (que deixou o PSB) oficializou sua ida para o Partido Liberal.

DIAS TURBULENTOS

O prefeito de Balneário Arroio do Silva, Juscelino da Silva ‘Mineiro’ Guimarães (PSD), está com dificuldades para cumprir o pagamento dos compromissos até o final de ano. Como previa o ex secretário de Administração e Finanças, Durval Oliveira Sousa Neto, haverá cortes no pagamento de abonos e gratificações dos servidores. Senão a conta não fecha. 

ALDO BUSCA ESPAÇO

Na sexta-feira (25), à noite, depois da conversa com Jorginho Mello (PL), Aldo Brognoli (sem partido) foi à reunião do Progressistas a convite do presidente Antônio Nicolau Antonin.

De acordo com uma liderança progressista, Aldo participou da convenção como convidado, e como autoridade foi chamado à mesa.

De um lado, Aldo está e busca de espaço em um novo partido, e que deve ser o PL mesmo. Deve definir na próxima quarta-feira (30). É uma forma de manter o espaço na chapa de Joao Batista ‘Gaiola’ Mezzari (MDB).  

O vice-prefeito saiu do PSD, hoje controlado por Francisco de Assis ‘Sy’ Aguiar.

Há nos bastidores a informação de que o Progressistas e o MDB estão tratando de uma aproximação.

REPUBLICANOS TEM NOVO VICE

O Republicanos de Santa Catarina tem novo vice-presidente. O publicitário Hélio Costa Júnior, de 27 anos, tomou posse no cargo neste sábado (26) em evento em Florianópolis. Júnior, filho do deputado federal Hélio Costa, será o responsável pelas articulações da sigla no Estado.

“Em 2018 o Republicanos recebeu uma missão: ser um dos maiores partidos de Santa Catarina. Vamos seguir a ordem do presidente nacional, disputando a majoritária em cidades com mais de 200 mil habitantes. Além delas, toda a Grande Floripa, Região Sul, Oeste e Norte do Estado estão em nosso alvo e temos lideranças de primeira ordem trabalhando fortemente. Vamos construir uma alternativa conservadora ao PSL”, disse Hélio Júnior.

O presidente do Diretório Estadual do Republicanos, o deputado Estadual Sérgio Motta, ratificou a capacidade de aglutinação do partido dando carta branca ao novo vice. “O Júnior é uma jovem promessa da sigla e tem total autorização para firmar as melhores parcerias no Estado. Desejamos sucesso a ele e ao Republicanos nessa nova caminhada”.

O partido tem a meta de fazer 100 vereadores em 2020. Na majoritária, a ideia é lançar candidatos a prefeito em 50 municípios catarinenses.

Foto: Vandrei Bion

 

BATEU NA NOVA POLÍTICA

Atual coordenador nacional de estudos políticos da Fundação Espaço Democrático, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), participou do encontro do PSD na sede da CDL de Lages, na noite de sexta-feira (25), falou da ebulição por quem passam vários países, como Chile, Equador, Bolívia, Inglaterra e Espanha.

Ele lembrou que a globalização concentrou renda com a vinda da tecnologia, e que as pessoas estão descontentes com o modelo econômico. “As pessoas mais ricas ficaram ainda mais ricas e os pobres, ainda mais pobres”.

Colombo falou ainda que as pessoas não estão contentes com as mudanças das últimas eleições.

Ele discursou na presença dos deputados Milton Hobus, presidente da Executiva Estadual do PSD, e Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa, prefeito de Lages, Antônio Ceron, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de 17 municípios da Serra Catarinense.

 “Essa nova política de nova não tem nada. As pessoas querem aprofundar essa questão de forma mais clara, porque elas se sentem exploradas em um sistema que não dá respostas”.

EMENDAS DA ROCINHA

A confirmação de que as bancadas catarinense, que colocou R$ 80 milhões em emenda impositiva, e a gaúcha, que colocou os outros R$ 10 milhões, para a obra da BR-285 – Serra da Rocinha, é uma garantia de que as obras irão mesmo ser finalizadas em 2020.