Search

Projeto de araranguaense está concorrendo Prêmio na 3ª edição do IFSC de Inovação

O Prêmio classifica as iniciativas em duas categorias

Termina nesta dia 20 de setembro, a votação para o vencedor da 3ª edição do Prêmio IFSC de Inovação. O concurso é dirigido a servidores docentes e técnico-administrativos que desenvolveram e ou executaram práticas inovadoras no âmbito do Instituto. Dentre os objetivos estão estimular o desenvolvimento da cultura de inovação, disseminar boas práticas de gestão e valorizar servidores e equipes de servidores públicos.

Um dos projetos concorrentes é o do professor Fábio Evangelista Santana, do IFSC Araranguá, chamado ‘Em busca de uma sala de aula inclusiva: introdução ao curso de Eletromecânica’, que foca entre outros objetivos, em diminuir a taxa de evasão escolar.

O projeto foi desenvolvido dentro da disciplina de Projeto Integrador. “A evasão tem sido discutida já há muitos anos, e em quase todas as instituições de ensino, é possível observá-la. Na rede federal de educação profissional e tecnológica, entre 2008 e 2019, observou-se uma taxa média de 44% de evasão”, explica Fábio no vídeo de apresentação do projeto que concorre ao prêmio. Através do trabalho desenvolvido, o aluno conhece uma visão geral do curso logo no primeiro módulo, vendo disciplinas que só conhecia ao longo das aulas. Além dessa apresentação, há uma preocupação de se mostrar detalhes do curso em Libras, tornando a sala de aula mais inclusiva.

Para concorrer a iniciativa não pode ter sido apresentada ou premiada em outros concursos ou eventos internos ou externos, e não estar entre as classificadas como finalistas das duas últimas edições do Prêmio IFSC de Inovação. O Prêmio classifica as iniciativas em duas categorias: inovação em gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), para práticas desenvolvidas e implementadas que gerem mudança na forma como o IFSC realiza suas funções e executa seus processos; e inovação em sala de aula na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para ações que proporcionem a melhoria da qualidade da educação profissional, científica e tecnológica.

A votação de popularidade das práticas, feita pela comunidade, é a terceira etapa do concurso, que já teve uma pré-eleição dos projetos concorrentes. A quarta e última etapa será constituída por avaliação da prática pela gestão, por meio de apresentação a ser realizada em reunião do Colégio de Dirigentes (Codir). Para votar, basta curtir a postagem original, feita na página do professor Fábio Evangelista Santana no Facebook. O prazo termina na sexta-feira.

As iniciativas vencedoras em 1º lugar de cada uma das duas categorias receberão, além de certificados individuais de premiação, uma bolsa de R$10.000,00 para cada um dos líderes realizar uma visita técnica em instituição de ensino internacional. A premiação dos vencedores está prevista para 23 de setembro.