Search

SEM REDUÇÃO DO DUODÉCIMO; REFORMA NO PS DO HRA; E OUTROS PITACOS

CÂMARA APROVA PLANO DIRETOR DO ARROIO

A sessão desta terça-feira (10), na Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, aprovou o Projeto de Lei Complementar 014/2019, de autoria do Executivo, que institui o Plano Diretor do Município de Balneário Arroio do Silva.

Já no início dos trabalhos, o presidente do Legislativo, Everaldo “Chapelão” Caetano (PSDB), pediu aos colegas vereadores a aprovação do Plano Diretor, para estimular o desenvolvimento do município. O mais importante é que, depois de 22 anos ligado a Araranguá, agora o Arroio tem sua própria legislação. O Arroio, desde 29/12/96 era regido pelo Plano Diretor de Araranguá.

O prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (PSDB) foi à sessão, e discursou: “Estamos dando um passo na história de Arroio do Silva […]”.

O Secretário de Planejamento, Hamilton Eduardo Jacques, expôs aos vereadores o Plano Diretor e suas leis de Zoneamento, uso e ocupação do solo, parcelamento do solo, sistema viário do município, institui o Código de Obras e Edificações, Código de Posturas e Meio Ambiente, Código Ambiental, institui o perímetro urbano do município.

Jacques disse que, ao ser sancionado pelo prefeito, o Plano Diretor permitirá a criação de novos bairros, não haverá mais loteamentos irregulares. “Com a regularização fundiária, estamos oferecendo oportunidade única para terem suas escrituras”.

SEM REDUÇÃO DO DUODÉCIMO

A Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores de Araranguá, a pedido do presidente Daniel Viriato Afonso (Progressistas), encaminhou resposta sobre a campanha da Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense – Aciva, que pede a redução do repasse da Prefeitura ao Legislativo, hoje em até 7% das Receitas Correntes Líquidas (RCL).

O Poder Legislativo está com quase 70% dos gastos com a folha de pagamento comprometidos. Hoje 67,6%. Os demais 30% usados em manutenções já tiveram cortes de diárias e vantagens. Segundo o parecer, não tem como mexer neste percentual sem reduzir vencimentos dos vereadores e servidores.

 

E A OUTRAS PAUTAS?

Na verdade a pauta é importante, mas as entidades tem diversas questões mais ligadas ao setor que não são encaminhadas.

Por exemplo, a questão do Parque Industrial atual, que não foi usado adequadamente, a atração de novas empresas para a cidade, estas deveriam ser pautadas nas reuniões da Aciva e das entidades. A questão do Centro de Inovação Tecnológica, que deveria estar funcionando a pleno e não anda. A paralisação das obras da ciclovia Araranguá – Morro dos Conventos, que beneficiaria o Turismo.

Ou seja, uma série de pautas que a Aciva poderia capitanear. Democraticamente, as questões entre os poderes não deveria tomar tanto tempo da pauta. Até porque, a Câmara, na gestão de Daniel Viriato, encaminhou medidas que devem gerar quase R$ 4 milhões de economia.

 

SE FOSSE EM ARARANGUÁ

Um cidadão de Meleiro postou em suas redes sociais: “Até ontem estava em Florianópolis, hoje eu já estava no UNACON, em Criciúma, com o vizinho nas quimioterapias, dia 17 retorno a fazer as tomografias, dia 19 tia, Policlínica, dia 23, com o vizinho no UNACON novamente, e 26 em Florianópolis, com o vizinho para o procedimento transplante de medula, ele vai ficar de 20 a 30 dias internado e eu retorno a Araranguá, depois do tratamento volto pra buscar ele é dar continuidade no UNACON”.

Imagine se a Unacon, para tratamento de câncer, fosse em Araranguá, como esta maratona poderia ser menor.

 

EVERALDO PRESIDENTE

A CDL de Araranguá está se movimentando para sucessão de sua atual diretoria, capitaneada pelo presidente Luiz Gonzaga Pereira.

Está em construção uma chapa de consenso, com o empresário e publicitário Everaldo Apolinário João na presidência. A base nesta chapa será a renovação, a re-oxigenação de nomes.

Outros ex-presidentes foram citados para uma possível disputa, mas teria que ter pelo menos 10 deles aptos a abonarem duas chapas.

A chapa de Everaldo já conta com pelo menos 5 ex-presidentes, mínimo necessário para garantir as inscrição de uma chapa dia 21 de outubro.

Dez dias antes, dia 11, será montada a comissão eleitoral para acompanhar o processo, que se encerra dia 11 de novembro com a eleição da nova Diretoria para o biênio 2020/2021.

GONZAGA É PELA RENOVAÇÃO

O Edital de Convocação para as eleições da Diretoria da CDL de Araranguá foi publicado no dia 30 de agosto no Jornal Enfoque Popular.

O atual presidente, Luiz Gonzaga fez uma publicação no sítio da entidade na Internet, que reforça a necessidade de participação do associado da CDL, para garantir a representatividade de todos os comerciantes e associados.

“A CDL de Araranguá é de todos os associados, não é de uma só pessoa ou grupo, por isso considero ser prudente a diversificação e participação de todos os associados na composição da diretoria. […] é hora para novas participações, mesclando com alguma experiência, com rotatividade em funções sem necessidade de “apego extremo” ao cargo, garantindo a reoxigenação dos trabalhos e o bom futuro da entidade”.

 

REFORMA NO PS DO HRA

O Instituto Maria Schmidt está reformando a sala de atendimento do Pronto Socorro do Hospital Regional de Araranguá. Mesmo com o barulho estridente causado pelas obras, o que fica evidente que se trata de uma boa notícia, e, por isto, os pacientes e trabalhadores compreendem.

 

NO ALÉM MAR

Depois do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso (Progressistas), ter ficado 10 dias fora do país, em uma viagem aos Estados Unidos, quem está no exterior agora é o diretor geral do Samae, José Hilson Sasso. Está na Espanha junto com o ex-presidente da Aciva, Alceu Pacheco, ambos com suas respectivas esposas.

 

TEMPO SECO E FOGO

A terça-feira (10) começou com a triste informação de que um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis.