Search

Fórum debate cultura e elege novo conselho

Diferentes autoridades estiveram no encontro, entre vereadores, membros do conselho de cultura, além da sociedade em geral

Aconteceu na última quarta-feira, dia 21, o 3º Fórum Municipal de Cultura de Passo de Torres, organizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e o Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura – SMEC – , no Centro de Convivência da Terceira Idade Amizade.

Diferentes autoridades estiveram no encontro, entre vereadores, membros do conselho de cultura, além da sociedade em geral.

Após a solenidade o poeta e presidente da Poebras, Joaquim Moncks, fez uma abordagem sobre o tropeirismo e as origens do Sul e de Passo das Torres.  Na sequência, o geólogo e diretor do Museu Espaço Mar fez uma palestra com a temática do Vale do Mampituba. 

Uma das finalidades do 3º Fórum foi o debate sobre políticas públicas voltadas à cultura pela sociedade civil e órgãos públicos. O gestor de cultura, Jaime Batista, fez um resumo do setor cultural de Passo de Torres desde 2013, destacando os avanços no setor. 

Outra atividade da programação do 3º Fórum foi a eleição dos membros que representam a sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural, que já estava prevista na Lei do Sistema Municipal de Cultura, que dispõe sobre a eleição dos membros da sociedade civil para compor o Conselho. 

A noite foi encerrada com uma declamação de Joaquim Moncks acompanhado pelo violão de Luiz Fernando Laux. No dia 26 de setembro, dia da emancipação política de Passo de Torres, os conselheiros tomarão posse juntamente com os representantes do poder público, pois trata-se de um conselho paritário.

Conselheiros eleitos:

Paulo Timm (titular) e Manoel Roberto Escobar (suplente) para as vagas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Comunicação; Rônia Betune (titular) e Flávio Marinho (suplente) para as vagas de Artesanato e Cultura Popular; Lênin Venícius Landa e Luiz Fernando Laux (suplente) para as vagas de Música e Dança; Alessandra Rosa da Silva Bueno (titular) e Ornélio E. Becker (suplente), para as vagas de História, Literatura, Patrimônio material e imaterial; Joaquim Moncks (titular), representando a Casa do Poeta do Vale do Mampituba, e Geraldo Medeiros Lima (suplente), representando o Museu Espaço Mar, para as vagas de Associações e Entidades Culturais.